Topo

Animação 'Tarsilinha' leva o modernismo para o mundo das crianças

Animação brasileira "Tarsilinha" mergulha no universo da modernista Tarsila do Amaral e apresenta seus temas para as crianças - Divulgação
Animação brasileira 'Tarsilinha' mergulha no universo da modernista Tarsila do Amaral e apresenta seus temas para as crianças Imagem: Divulgação

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

17/03/2022 04h00

Célia Catunda e Kiko Mistrogiro não são estranhos a animações de cunho educativo voltadas para o público infantil. Os dois são responsáveis por trabalhos como "Peixonauta" e "Show da Luna", sucesso entre os pequenos e, muitas vezes, também entre os adultos que cuidam dos pequenos.

Com esta bagagem, que une aventuras e emoção a mensagens sobre amor, amizade e empatia, a dupla embarca agora em uma jornada pelo universo de Tarsila do Amaral. E, sem surpresas, o filme domina seus temas com maestria.

Tarsilinha

Lançamento: 2022 Duração: 92min Pais: Brasil Status: Em cartaz Direção: Célia Catunda, Kiko Mistrorigo Roteiro: Marcus Aurelius Pimenta, Fernando Salem

Na história, Tarsilinha é uma menina de 8 anos, que embarca em uma jornada fantástica para recuperar as memórias da mãe, levadas embora por um ser misterioso. Para cumprir seu objetivo, ela conta com a ajuda de alguns amigos que encontra pelo caminho, e com isso descobre o valor da coragem e a importância do amadurecimento.

É a partir desta premissa lúdica que a personagem explora, de maneira acessível e clara, os elementos que compõem o universo da modernista Tarsila do Amaral (1886-1973).

O filme usa as paletas de cores presentes nas obras mais referenciadas da artista, o que coloca o espectador imediatamente dentro de suas pinturas. Os personagens que ajudam ou atrapalham Tarsilinha em seu caminho também saíram de seus quadros; cenários, paisagens e até a profundidade de campo trazem a sensação de que as obras de Tarsila do Amaral estão ganhando vida na tela.

Por isso, ainda que a trama seja infantil e os diálogos sejam simples para facilitar a compreensão dos mais novos, "Tarsilinha" traz esta camada de leitura mais apurada, que possibilita ao espectador tratá-lo como uma "caça ao tesouro" das referências ao modernismo brasileiro sem que isso afete a compreensão da história e a evolução da protagonista.

Trata-se de um filme que busca unir temas importantes do movimento, que completa 100 anos em 2022, a ideias mais atuais e às obras de artistas contemporâneos que atualizam estes mesmos conceitos.

Mesmo voltado para o público mais novo, o filme se esforça para não ser excessivamente didático, e constrói a personalidade dos personagens coadjuvantes de forma que sejam atraentes por suas manias e trejeitos. No fim das contas, a mensagem é universal, já que as ideias de amadurecimento e coragem de "Tarsilinha" atingem a todos.