Roberto Sadovski

Roberto Sadovski

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

15 dicas de Halloween: filmes no cinema, séries em casa, susto nas crianças

Eu adoro o Halloween! De todos os feriados é o mais divertido e, por motivos óbvios, o mais temático. Entra ano, sai ano, nunca deixa de ser divertido montar um listão com filmes (e também séries) ligadas ao infame Dia das Bruxas. Daí a coisa complica porque não falta material para pincelar.

Optei, portanto, por separar a coisa em caixinhas. No cinema, filmes de terror que este ano trazem uma novidade boa - com não uma, mas DUAS produções nacionais bacanas para a turma se assustar na língua pátria. Em casa, séries para maratonar com a luz apagada. E, já preparando os nervos da próxima geração, uma seleção que você precisa apresentar para a petizada. O critério é um só: sentir medo no Halloween!

CINEMA: MEDO COMO EXPERIÊNCIA COLETIVA!

A PRÓPRIA CARNE

'A Própria Carne'
'A Própria Carne' Imagem: Jovem Nerd

O diretor Ian SBF se uniu ao Jovem Nerd para criar este belíssimo filme que mascara seu baixo orçamento com ótimas ideias e uma produção primorosa. Quando um trio de desertores do exército na Guerra do Paraguai buscam refúgio em uma casa no meio da floresta, eles percebem que talvez o terror no campo de batalha fosse menos perigoso e perturbador.

Com boas performances e um personagem que já nasce emblemático (o fazendeiro defendido por Luiz Carlos Persy), "A Própria Carne" aproveita seus recursos ao máximo, sobressaindo-se em especial pela direção inventiva que compensa alguns excessos expositórios. O melhor de tudo: é um projeto que sabe explorar a escuridão e o medo do desconhecido de forma eficiente e assustadora. Um golaço!

ENTERRE SEUS MORTOS

'Enterre Seus Mortos'
'Enterre Seus Mortos' Imagem: O2 Play
Continua após a publicidade

Em uma cidadezinha no meio do nada, um funcionário público que coleta animais mortos percebe, por meio de sonhos violentos e eventos bizarrros, que existem forças macabras além do mero acaso por trás da escalada de isolamento e desconforto que o aflige - enquanto os que o cercam fingem normalidade desconcertante.

Existe um certo atropelo de ideias nesta adaptação do livro de Ana Paula Maia assinada por Marco Dutra - temos um culto pagão, fronteiras vigiadas, apocalipse global, crianças malignas -, mas o conjunto funciona, em especial na primeira hora, por conta da performance discreta e bem calibrada de Selton Mello. Se o final não arrepiar sua espinha, não quero ser seu amigo.

BOM MENINO

'Bom Menino'
'Bom Menino' Imagem: Paris

Ousado, inventivo e absurdamente original, "Bom Menino" segue o conceito da casa mal assombrada mas traz um novo ângulo, já que a trama é contada do ponto de vista de um cachorro, Indy. Isolado em uma casa na floresta com seu dono de saúde debilitada, o cão sente uma presença maligna e procura livrar seu tutor do abraço da morte.

Num caso de nepotismo explícito, o diretor Ben Leonberg escalou seu próprio cachorro como protagonista e rodou "Bom Menino" ao longo de três anos. Embora o filme seja louvável em seus aspectos técnicos, criando uma narrativa assustadora e surpreendentemente doce, o que cativa é a história sobre lealdade e sacrifício, sintetizada na jornada de Indy. O que não é novidade para nenhum pai de pet.

Continua após a publicidade

A MEIA-IRMÃ FEIA

'A Meia-Irmã Feia'
'A Meia-Irmã Feia' Imagem: Mares

A fábula da Cindelera é uma história que, quando pensamos já estar esgotada, ressurge com nova abordagem. No caso desta comédia de terror norueguesa, o ponto fora da curva é colocar o protagonismo não na gata borralheira, e sim em uma de suas meia-irmãs. Atormentada por sua mãe para atingir um padrão de beleza "ideal", a moça sofre para se tornar "apresentável" a um príncipe que pode livrar a família da miséria.

A diretora Emilie Blichfeldt solta o freio no body horror, não economizando nos detalhes mais gráficos da transformação física da moça, o que inclui um nariz quebrado, dedos picados e uma dieta que consiste em ingerir ovos de verme para, digamos, "controlar" a fome. O resultado é hilariante e repulsivo na mesma medida, fazendo de "A Meia-Irmã Feia" uma pérola a ser descoberta.

TUBARÃO

'Tubarão'
'Tubarão' Imagem: Universal
Continua após a publicidade

A vida é boa quando um dos filmes mais espetaculares da história retorna em toda sua glória, remasterizado com a melhor imagem e som, para o cinema. A obra-prima de Steven Spielberg celebra seus 50 anos do jeito certo, e nada é melhor do que experimentar seu retorno no conforto de uma sala escura.

A essa altura, não preciso explicar a trama (tubarão ataca cidade praiana em meio a alta temporada), muito menos o legado de "Tubarão" (não haveria, sem ele, o conceito moderno de blockbuster). Basta dizer que, cinco décadas depois, o filme não envelheceu - pelo contrário, seu impacto só se agiganta! Faça um favor a você mesmo e, sei lá, só vai!

STREAMING: DEIXE AS LUZES APAGADAS!

GÊMEAS - MÓRBIDA SEMELHANÇA
Prime Video

'Gêmeas: Mórbida Semelhança'
'Gêmeas: Mórbida Semelhança' Imagem: Prime Video

Rachel Weisz está à frente dessa reimaginação do filme dirigido por David Cronenberg em 1988, que por sua vez adaptou o livro lançado erm 1977 por Bari Wood e Jack Geasland. A trama segue a mesma: duas ginecologistas de Nova York, as gêmeas Beverly e Elliott Mantle, ultrapassam os limites da ética para mudar a maneira de como as mulheres dão à luz.

Continua após a publicidade

A troca de gênero das protagonistas (interpretadas no filme de Cronenberg por Jeremy Irons) soma mais complexidade à trama ao ampliar o ponto de vista feminino, resultando numa série ao mesmo tempo incômoda em seus temas e impactante (e violenta) na abordagem. "Gêmeas" fez pouco barulho ao ser lançado em 2023, mas nunca é tarde para (re)descobrir jóias raras.

A MALDIÇÃO DA RESIDÊNCIA HILL
Netflix

'A Maldição da Residência Hill'
'A Maldição da Residência Hill' Imagem: Netflix

Mike Flanagan se tornou o principal criador de séries de terror para a Netflix, assinando pérolas como "A Maldicão da Mansão Bly", "A Queda da Casa de Usher" e o expepcional "Missa da Meia-Noite". Tudo começou aqui, com a adaptação do clássico do terror de Shirley Jackson que deu origem ao seminal "Desafio do Além", de 1963.

Flanagam atualizou a trama, expandindo a história de cada personagem de uma mesma família, conectados a uma tragédia na imponente Hill House. Quase três décadas antes, a influência da mansão fragmentou a família Crain. Ante uma nova fatalidade, os irmãos precisam se reunir, retornar ao lugar e encarar as forças ocultas que alteraram o curso de suas vidas. Coisa fina.

O GABINETE DE CURIOSIDADES
Netflix

Continua após a publicidade
'O Gabinete de Curiosidades'
'O Gabinete de Curiosidades' Imagem: Netflix

A mente do diretor Guillermo Del Toro transborda em ideias destinadas a cutucar nossos medos mais profundos. Em sua antologia de terror "O Gabinete de Curiosidades", ele encontra veículo perfeito para compartilhar essas histórias. Como resultado, Del Toro dá palco a um grupo de cineastas em sintonia com sua sensibilidade para criar oito histórias mergulhadas no mais profundo horror gótico.

Demônios, criaturas abissais, desmortos, maldições, parasitas do espaço, ladrões e assassinos se misturam em tramas ambientadas em diferentes períodos e com temáticas diversas. Em comum, contudo, elas versam sobre a ganância do homem e suas consequências nefastas. Nada melhor para adoçar seu fim de semana.

SERVANT
Apple TV

'Servant'
'Servant' Imagem: AppleTV

M. Night Shyamalan levou para o formato serializado a mesma predileção por tramas em que nada é o que parece que permeia seus trabalhos no cinema. Criada pelo roteirista Tony Basgallop, "Servant" mostra um casal da Filadélfia (claro), Dorothy e Sean Turner (Lauren Ambrose e Toby Kebbel), buscando recuperar o eixo após a morte de seu bebê de apenas treze semanas.

Continua após a publicidade

Como parte da terapia para lidar com o trauma, o casal adota o uso de um bebê reborn (muito antes de o item virar acessório de novela tosca) e contrata uma babá (Nell Tiger Free) para ajudar na casa. Surpresa: o bebê de repente se mostra vivo! Supresa 2: a babá parece ter dons paranormais! Supresa 3: Rupert Grint pós-Harry Potter mostra que não é ator de um papel só!

IT: BEM-VINDOS A DERRY
HBO Max

'It: Bem-Vindos a Derry'
'It: Bem-Vindos a Derry' Imagem: HBO Max

Quase três décadas antes dos eventos mostrados em "It: A Coisa", adaptação da obra de Stephen King lançada em 2017 (e seguda por uma continuação dois anos depois), a cidade de Derry experimentou os efeitos devastadores da influência maligna da entidade materializada como o palhaço Pennywise. Em comum, são crianças (e, bom, alguns adultos) que sucumbem ante seu poder aterrorizante.

Ok, ok, a série que explora o universo de "It" acabou de estrear e ainda não cabe uma maratona. Mas vale o start porque "Bem-Vindos a Derry" traz o mesmo tom sufocante e o mesmo impacto psicológico e visual do filme - não por acaso, é capitaneada pelo mesmo diretor, o argentino Andy Muschietti. Sem falar que, lançada semanalmente como faziam os Astecas, dá para saborear a trama aos poucos. Nada como o medo que não tem pressa em invadir nossas entranhas.

CRIANÇA PODE (E DEVE) SENTIR MEDO!

Continua após a publicidade

O ESTRANHO MUNDO DE JACK
Disney+

'O Estranho Mundo de Jack'
'O Estranho Mundo de Jack' Imagem: Disney

Quando Jack Skellington, o Rei do Halloween, mostra-se enfastiado com a repetição anual de seu trabalho macabro, ele descobre a terra do Natal e imagina que pode melhorar o feriado conduzido pelo Papai Noel. As coisas, claro, não se mostram tão simples quando o Bicho Papão, rival de Jack, revela seus planos de assumir o Halloween e se livrar da concorência.

Desde seu lançamento em 1993, o filme de Henry Selick, trabalhando sobre as ideias de Tim Burton, tornou-se programa obrigatório para o Dia das Bruxas, uma pérola de música e encantamento que assusta ao mesmo tempo que diverte. Apresentar o filme para uma nova geração deveria estar no currículo de qualquer família de primeira viagem!

CONVENÇÃO DAS BRUXAS
Netflix

'Convenção das Bruxas'
'Convenção das Bruxas' Imagem: Warner/Netflix
Continua após a publicidade

Uma das lendas urbanas mais divertidas de Hollywood envolve "Convenção das Bruxas" e sua estrela, Anjelica Huston. Quando um amigo lhe contou que sua filha pré adolescente reunia as coleguinhas no Halloween para assistir ao filme, a atriz apareceu de surpresa, paramentada como Eva Ernst, a grande líder das bruxas, determinada a transformar todas as crianças do mundo em ratos.

Adaptado do livro de Roald Dahl, o filme de Nicolas Roeg troca a fantasia habitual das produções infantis e recupera uma das grandes qualidades dos contos de fadas: assustar as crianças sem concessões para que elas não percam sua bússola moral. O resultado é um filme levemente perverso que não insulta a inteligência dos pequenos. Ah, favor não confundir este clássico moderno com a versão de 2020 com Anne Hathaway. Brrrr....

GREMLINS
HBO Max

'Gremlins'
'Gremlins' Imagem: Warner/HBO Max

Um dos "filmes de Natal" mais festejados do cinema, "Gremlins" é uma fábula sombria levada às últimas consequencias. O jovem Billy Peltzer (Zach Galligan) ganha de seu pai um pet incomum: Gizmo, um mogwai. Para cuidar da criaturinha fofa é preciso atentar para três regras: ele não pode ser exposto à luz forte, especialmente a do Sol, não pode se molhar e não pode, de forma alguma, ser alimentado após a meia-noite.

Claro que as regras são quebradas, Gizmo se multiplica e suas "cópias" terminam transmutadas em pequenos demônios interessados em causar o mais completo caos. O texto elegante trafega entre o humor e o terror, criando uma experiência única, envolvente, aterrorizante e violenta (só um pouco). Joe Dante, dirigindo em seu auge, era bom demais!

Continua após a publicidade

GOOSEBUMPS: MONSTROS E ARREPIOS
HBO Max

'Goosebumps: Monstros e Arrepios'
'Goosebumps: Monstros e Arrepios' Imagem: Sony/HBO Max

A série de terror infanto juvenil escrita por R.L. Stine demorou para finalmente ganhar uma adaptação, e o filme de Rob Letterman não decepciona. Em vez de escolher uma entre as mais de sessenta histórias, a opção foi seguir um caminho mais meta, em que Jack Black interpreta o próprio Stine (ou sua versão romantizada), que mantém as criaturas fantásticas de sua imaginação presas ao escrever manuscritos de suas histórias.

A intervenção de Zack, um garoto vizinho bem intencionado, liberta acidentalmente todos os monstros criados por Stine, que precisa dar um jeito de recapturar a todos com uma nova história, enquanto Zack, seu amigo Champ e Hannah, filha de Stine, tentam contornar o caos. Assustador na medida certa e surpreendentemente terno, "Goosebumps" é um verdadeiro achado.

A FAMÍLIA ADDAMS 2
Netflix/Paramount +

'A Família Addams 2'
'A Família Addams 2' Imagem: Netflix/Paramount+
Continua após a publicidade

Todos gostamos de Jenna Ortega como Wandinha Addams, que desde 2022 ganhou uma série, apadrinhada por Tim Burton, para chamar de sua. Confesso, porém, que ainda sou inclinado à sua versão dos anos 1990, quando uma jovem Christina Ricci a recolocou no imaginário pop em "A Família Addams", de 1991. O filme de Barry Sonnelfeld foi um sucesso, mas a continuação lançada dois anos depois é ainda melhor!

Sonnenfeld, de volta ao comando, teve mais liberdade para se divertir com o tom macabro da criação de Charles Addams, colocando a família liderada por Gomez (Raul Julia) e Morticia (Anjelica Huston, de novo!) na mira de uma serial killer (Joan Cusack). Tudo em "A Família Addams 2", do texto ao elenco ao senso de humor tenebroso - é superlativo. Wandinha não tem aqui uma dancinha para chamar de sua, eu sei. Mas, acredite, não faz a menor falta.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.