Roberto Sadovski

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Opinião

Os 13 melhores filmes de terror do século 21 (até agora)

O terror talvez seja o único gênero do cinema que circule bem por todo o mundo. O idioma pode ser diferente, os costumes variam, mas medo é primordial e universal. Agora que o primeiro quarto do século 21 se avizinha do fim, não existe hora melhor para ver o que nos assustou de verdade desde que o bug do milênio ameaçou e não cumpriu.

Antes de mais nada, vale ressaltar que 2025 já teve um filme de terror espetacular —o surpreendente "Pecadores", de Ryan Coogler—, e que todas as semanas os cinemas recebem ao menos um novo exemplar do gênero. Fechar a lista foi, por sinal, tarefa inglória: os títulos que ficaram de fora, como "Abismo do Medo", "Cloverfield", "O Segredo da Cabana" e "O Hospedeiro", só provam o quanto o gênero vive sua era de ouro!

A regra, portanto, foi uma só: se você teve de dormir com as luzes acesas, o filme funcionou. Listas são sempre absurdamente pessoais, então sinta-se livre para concordar, discordar e apontar o que ficou de fora nos comentários lá embaixo. Vamos a eles!

13. MADRUGADA DOS MORTOS
(Dawn of the Dead, Zack Snyder, 2004)

'Madrugada dos Mortos'
'Madrugada dos Mortos' Imagem: Universal

Sim, temos um filme do infame Zack Snyder em uma lista de melhores! Sua estreia como diretor, contudo, ainda é seu melhor trabalho. Snyder refilmou (com roteiro de James Gunn) o clássico "O Despertar dos Mortos", de George Romero, trocando a crítica ao consumismo do começo dos anos 1980 pelo medo primitivo de uma ameaça sobrenatural incontrolável. Repetirei sempre: ninguém está preparado para um bebê zumbi.

12. O CHAMADO
(The Ring, Gore Verbinski, 2002)

'O Chamado'
'O Chamado' Imagem: Universal

O começo do século trouxe também uma invasão de filmes de terror japoneses, e não tardou para Hollywood criar suas versões. "O Chamado" refilma "Ringu", de 1998, mantendo a mesma atmosfera desconfortável trazida por Samara, espírito maligno que se manifesta após sua vítima assistir a uma gravação em fita VHS. O temor pela tecnologia embala a trama, mas é a imagem do espectro distorcido saindo de um poço —e da tela da TV— que ficaram gravados na espinha.

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11. CORRENTE DO MAL
(It Follows, David Robert Mitchell, 2014)

'Corrente do Mal'
'Corrente do Mal' Imagem: California

A manifestação do mal de forma tão aleatória dá o tom deste terror absolutamente original. Afligida por uma maldição transmitida pelo contato sexual, uma jovem (Maika Monroe) busca a origem deste mal e arrasta família e amigos em uma espiral de morte que não parece ter fim. David Robert Mitchell criou um assassino invisível que surge como espectros mundanos sem aviso, em qualquer lugar e de forma irrefreável.

10. MEDO
(A Tale of Two Sisters, Kim Jee-woon, 2003)

'Medo'
'Medo' Imagem: Divulgação

O terror sul-coreano cruzou hemisférios e trouxe toda uma geração de cineastas dispostos a reinventar o gênero. Inspirado por uma fábula secular, "Medo" (eu sei, título genérico...) retrata o relacionamento de duas irmãs, uma delas retornando para casa após um período internada em um hospital psiquiátrico, e a presença sobrenatural que ameaça sua família. Sempre surpreendente e nunca vulgar, é terror classudo e surpreendente.

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9. JOGOS MORTAIS
(Saw, James Wan, 2004)

'Jogos Mortais'
'Jogos Mortais' Imagem: Paris

Quando um filme se torna uma série, seu impacto inevitavelmente se evapora. Ainda assim, o primeiro "Jogos Mortais" é uma pérola, um quebra-cabeças macabro e absurdamente violento que coloca dois desconhecidos (Cary Elwes e Leigh Whanell, este também o roteirista) acorrentados em um porão ermo. Isolados, eles precisam desvendar o mistério do cadáver estirado no chão e confrontar seus próprios pecados. Ah, e Jigsaw é um dos grandes vilões do século —independente da avalanche de filmes que seguiram este original.

8. INVOCAÇÃO DO MAL
(The Conjuring, James Wan, 2013)

'Invocação do Mal'
'Invocação do Mal' Imagem: Warner

Quando um filme se torna um UNIVERSO, seu impacto inevitavelmente yadda yadda. O fato é que James Wan marcou um golaço com a estrutura batidíssima da casa mal-assombrada, caprichando na atmosfera pesada e no elenco afiadíssimo. Tudo bem que o casal Warren da vida real era um grande picareta, mas o filme que ficcionaliza suas "experiências" é terrorzão de primeira.

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7. A ENTIDADE
(Sinister, Scott Derrickson, 2012)

'A Entidade'
'A Entidade' Imagem: Paris

Com "O Exorcismo de Emily Rose", "Livrai-nos do Mal" e "O Telefone Preto" no currículo, Scott Derrickson se mostra um dos grades estetas modernos do gênero. Aqui ele coloca o chapa Ethan Hawke na berlinda como Ellison, escritor que descobre em sua casa nova filmes antigos retratando famílias assassinadas de forma torpe. A obsessão pelas imagens desvenda um culto pagão ancestral, rituais macabros de iniciação maligna e uma entidade que parece conduzir sua família para o mesmo final sangrento. Só coisa fina.

6. HEREDITÁRIO
(Hereditary, Ari Aster, 2018)

'Hereditário'
'Hereditário' Imagem: Diamond

Ari Aster ajudou a redefinir o terror moderno com este drama de uma família que desmorona com a morte (pavorosa) da caçula, Charlie. Seu irmão mergulha na culpa, sua mãe em ressentimento e seu pai em incompreensão. Nas entrelinhas, movem-se as engrenagens da invocação de um rei demônio. Aster não brinca em serviço, não alivia nas imagens macabras e não tem a menor intenção de trazer conforto para seu público. Ainda bem!

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5. A ESPINHA DO DIABO
(El Espinazo Del Diablo, Guillermo Del Toro, 2001)

'A Espinha do Diabo'
'A Espinha do Diabo' Imagem: Divulgação

Durante a Guerra Civil espanhola, o órfão Carlos é abandonado em um orfanato que já reúne dezenas de crianças vitimadas pela guerra. Uma bomba não detonada fincada no pátio é lembrança constante da fragilidade de sua aparente segurança, e o surgimento de um garoto fantasma aponta que o terror sobrenatural muitas vezes não é páreo para a maldade humana. Um filme muito bonito, muito triste e absolutamente inesquecível.

4. A BRUXA
(The Witch, Robert Eggers, 2015)

'A Bruxa'
'A Bruxa' Imagem: Universal

Na Nova Inglaterra dos anos 1630, uma família de colonos puritanos, expulsos de sua comunidade por uma disputa religiosa, erguem sua fazenda às margens de um bosque, alheios da presença maligna que vai voltá-los uns contra os outros. Robert Eggers reflete o isolacionismo, a ignorância e o preconceito de nossa era nesta fábula macabra e desconcertante. Ah, Anya-Taylor Joy já nasceu uma estrela!

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3. DEIXA ELA ENTRAR
(Låt Den Rätte Komma In, Tomas Alfredson, 2008)

'Deixa Ela Entar'
'Deixa Ela Entar' Imagem: Divulgação

Retraído e agredido pelos colegas, o pré-adolescente Oskar começa uma amizade incomum com Eli, garota que se mudou para o apartamento vizinho. A revelação que ela é um vampiro não abala Oskar —pelo contrário, estreita uma relação fortalecida num pacto de morte e sangue. Tomas Alfredson criou uma obra de camadas surpreendentes em que cumplicidade e violência são dois lados de uma moeda sombria.

2. EXTERMÍNIO
(28 Days Later, Danny Boyle, 2002)

'Extermínio'
'Extermínio' Imagem: Fox

Um vírus transforma pessoas comuns em feras consumidas pela raiva em frenesi assassino, causando o esfacelamento da sociedade e também um fenômeno pop que revigorou os filmes de zumbi. Colocando seu impacto cultural de lado, o filme de Danny Boyle, com roteiro de Alex Garland, é uma fábula niilista e estranhamente profética: mesmo no fim do mundo, o inferno de fato são os outros.

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1. CORRA!
(Get Out, Jordan Peele, 2017)

'Corra!'
'Corra!' Imagem: Universal

Chris (Daniel Kaluuya), um jovem negro, vai finalmente conhecer os pais de sua namorada, Rose (Allison Williams), uma jovem branca. Longe do drama de "Adivinhe Quem Vem Para Jantar", ele é bem recebido mas estranha o tom por demais cordial. A estranheza escala para uma revelação que reconfiguração o terror causado pela tensão racial, executado de forma brilhante e bizarra nesta ficção científica emoldurada por senso de humor sombrio e comentário social em dose cavalar, assinada por Jordan Peele, aqui em seu primeiro filme como diretor. Cultural e socialmente relevante, "Corra!" é também assustador e divertido na mesma medida. Combinação perfeita!

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

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