Roberto Sadovski

Roberto Sadovski

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

'Eu gosto do erro': Fernando Meirelles fala sobre dirigir 'O Simpatizante'

Fernando Meirelles queria voltar para casa. O diretor de "Cidade de Deus" estava em Los Angeles finalizando a série "Sugar" quando recebeu uma ligação do produtor Niv Fichman, com quem ele havia trabalhado em "Ensaio Sobre a Cegueira". A proposta era assumir quatro episódios de "O Simpatizante", criação do coreano Park Chan-wook.

"Park ia dirigir os três primeiros episódios e queria que eu assumisse os outros", lembra Fernando. "Gostei do roteiro e gosto muito dos produtores (Fichman e Don McKellar), mas um sim significaria que eu não voltaria para casa por mais um ano." Com um pé fora do barco, o brasileiro perguntou se faria sentido ele assumir um único capítulo. A resposta foi positiva.

"O Simpatizante" acompanha seu protagonista, o Capitão (Hoa Xuande), que perto do fim da Guerra do Vietnã é infiltrado pelo exército norte-vietnamita nas fileiras das forças do Sul. Sua posição o força a fugir para os Estados Unidos de onde, em meio a uma comunidade de refugiados do país, ele segue espionando para seus superiores - questionando sua lealdade em meio ao processo.

O diretor Fernando Meirelles no set de 'O Simpatizante'
O diretor Fernando Meirelles no set de 'O Simpatizante' Imagem: Max HBO

A série tem entre seus produtores o casal Susan e Robert Downey, e serve como vitrine para o imenso talento do astro imortalizado por seu papel como Tony Stark. Em "O Simpatizante", Downey assume uma série de papéis diversos, de um agente da CIA que orienta o Capitão a um político simpático à população vietnamita nos Estados Unidos. Em um episódio, contudo, ele interpreta Francis Ford Coppola. Ou quase.

Em "Nos Dê Bons Diálogos", justamente o capítulo com a assinatura de Meirelles, Downey é Niko Damianos, cineasta autoral envolvido num filme sobre a Guerra do Vietnã. É um episódio que quebra a rigidez da narrativa da série, e Fernando viu uma oportunidade de imprimir um estilo mais pessoal: "Park disse que eu não precisava rodar como ele, então dei uma enlouquecida".

Inspirado, claro, em "Apocalypse Now", Fernando mudou a ordem estabelecida no roteiro, inseriu cenas que remetiam a um pesadelo febril e dirigiu com um estilo mais solto. "Park filma de forma clássica, já eu rodo uma cena do começo ao fim, sem cortes", explica. "O ator fica mais livre, existe espaço para improviso, cada take tem vida própria."

Robert Downey Jr. como Niko Damianos, um de seus personagens na série 'O Simpatizante'
Robert Downey Jr. como Niko Damianos, um de seus personagens na série 'O Simpatizante' Imagem: Max HBO

No frigir dos ovos, a ruptura com o estilo da série não foi exatamente o que os produtores buscavam. "Park me pediu uma nova versão e por fim montou do jeito dele, ele deu uma enquadrada na coerência da série", lembra Meirelles. "E ele estava certo, tinha de casar com os outros, o meu parecia um OVNI." Por fim, são apenas estilos diferentes: "Meu estilo tem mais erros que o do Park. Mas eu gosto do erro, ele humaniza o trabalho".

Continua após a publicidade

Trabalhar em "O Simpatizante" foi um respiro depois que Fernando completou a direção da série "Sugar", com Colin Farrell. Quando pergunto se o público hoje responde melhor a séries ou prefere o formato mais compacto de um filme, ele pondera que as pessoas respondem de forma diferente às duas coisas.

"Série é bom, é rápido, a história é maior e traz mais detalhes, conseguimos expandir a trama", conclui. "Mas eu não quero abandonar o cinema. A experiência de sala, e eu sei que é um clichê, é muito mais imersiva, as pessoas assistem a seu trabalho prestando atenção." Ele emenda com uma confissão. "Eu mesmo quando vejo filmes em casa, às vezes termino na noite seguinte", conclui. "Acho que o que eu estou fazendo, que é ir de um para o outro, é um bom caminho."

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes