Topo

Roberto Sadovski

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Na cola de 'Top Gun': 13 sequências tardias que precisam acontecer

Colunista do UOL

22/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nos próximos dias, Tom Cruise entra no clube do US$ 1 bilhão. "Top Gun: Maverick" já é seu filme de maior sucesso, e pode também se tornar a maior bilheteria do ano.

Um dos motivos para o sucesso é a nostalgia como parte do pacote. Apesar de quase quatro décadas separarem o novo filme de seu antecessor, havia a demanda por uma aventura à moda antiga, com suas convenções, clichês e triunfos.

Não é de hoje que os grandes estúdios apostam em projetos assim. Batizados legacy sequels, são filmes que retomam uma história popular, mantendo sempre que possível elementos do original, com uma chacoalhada moderna.

legacy halloween - Universal - Universal
Jamie Lee Curtis enfrenta seu pior pesadelo na volta de 'Halloween'
Imagem: Universal

Esse expediente gerou nos últimos anos filmes como "Halloween", que ignorou todas as continuações do terror de 1978 e retomou a trama dali, e a série "Cobra Kai", espertamente continuando a série de filmes "Karate Kid".

Exemplos não faltam, de "Tron - O Legado" a "Blade Runner 2049"; de "Ghostbusters - Mais Além" a "The Matrix Resurrections". "Willow" prepara sua volta no streaming, assim como "Um Tira da pesada 4". O movimento é irrefreável.

Ainda assim, uma bacia de histórias bacanas, que imploram para ser revisitados, segue ignorada. Cocei a cabeça aqui com treze (belo número) filmes que podiam, sim, ser recuperados com a equação nostalgia + legado. Menos "De Volta Para o Futuro": deixem o DeLorean em paz!

CONAN, O BÁRBARO
(Conan, the Barbarian, 1982)

legacy conan - Universal - Universal
'Conan, o Bárbaro'
Imagem: Universal

Arnold Schwarzenegger foi lançado ao estrelato em 1982 com "Conan, o Bárbaro", que dois anos depois ganhou uma continuação, "Conan, o Destruidor". E só. A criação máxima de Robert E. Howard ensaiou um retorno em 2011 com Jason Momoa, mas não deu em nada.

Existe um projeto para trazer Schwarza de volta. Em "A Lenda de Conan" ele seria o Rei da Aquilônia, velho e sábio, que deixa o trono para uma última aventura. Façam acontecer!

AS AVENTURAS DE BUCKAROO BANZAI
(The Adventures of Buckaroo Banzai Across the 8th Dimension, 1984)

legacy buckaroo - Reprodução - Reprodução
'As Aventuras de Buckaroo Banzai'
Imagem: Reprodução

Se você nunca assistiu a este "As Aventuras de Buckaroo Banzai", dê seu jeito! Totalmente pirado e completamente à frente do seu tempo, o filme de 1984 traz Peter Weller como um aventureiro, neurocirurgião e astro do rock que, ao lado de sua equipe de combatentes do crime, os Cavaleiros de Honk Kong, salvam a Terra de invasores alienígenas.

Mesmo com o elenco absurdo (além de Weller, temos Ellen Barkin, John Lithgow, Christopher Lloyd e Jeff Goldblum), o filme foi um fracasso, sepultando os planos da sequência, "Buckaroo Banzai Contra a Liga Mundial do Crime", anunciada nos próprios créditos. Façam acontecer!

OS GOONIES
(The Goonies, 1985)

legacy goonies - Warner - Warner
'Os Goonies'
Imagem: Warner

A ideia de fazer uma continuação deste sucesso produzido por Steven Spielberg em 1985 não é nova. Ao longo dos anos, "Goonies Never Die" quase saiu do papel. A morte do diretor Richard Donner, porém, aparentemente fechou as portas.

O que seria uma pena. De todas as "legacy sequels", talvez essa fosse a mais interessante, recuperando o elenco original (de Josh Brolin a Sean Astin, sem deixar de fora Ke Huy Quan ou Joff Cohen) com a turma, encarando uma nova aventura. Façam acontecer!

ALIENS - O RESGATE
(Aliens, 1986)

legacy aliens - Fox - Fox
'Aliens - O resgate'
Imagem: Fox

Neil Blomkamp quase fez uma continuação direta de "Aliens - O Resgate", que ignorava todos os filmes subsequentes com o ETzão assassino. Quase. Depois de "Distrito 9", ele nunca mais recuperou aquela fagulha, e provavelmente perdeu o bonde em Hollywood.

Ainda assim, Sigourney Weaver e Michael Biehn estavam com um pé no barco, em uma aventura que trazia Ripley e Hicks, anos depois de seu confronto com a Rainha Alien à bordo do USS Sulaco, tendo de encarar as criaturas de sangue ácido mais uma vez. Façam acontecer!

OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO
(Big Trouble in Little China, 1986)

legacy china - Fox - Fox
'Os Aventureiros do Bairro Proibido'
Imagem: Fox

Kurt Russell e John Carpenter conseguiram, depois do clássico cult "Fuga de Nova York", colocar o mercenário Snake Plissken de volta à ação em Los Angeles quinze anos depois do original. O mesmo não pode ser dito do caminhoneiro casca grossa Jack Burton, que ganhou um único filme com "Os Aventureiros do Bairro Proibido".

Agora seria o momento perfeito para recuperar sua estética camp e seus coadjuvantes bacanas, que incluem Kim Cattrall, em uma aventura que reencontrasse Burton, quatro décadas depois, enfrentando mais uma vez uma ameaça mística. Houve uma continuação em quadrinhos (inéditos no Brasil), mas é pouco. Façam acontecer!

CURTINDO A VIDA ADOIDADO
(Ferris Bueller's Day Off, 1986)

legacy ferris - Paramount - Paramount
'Curtindo a Vida Adoidado'
Imagem: Paramount

Em minha cabeça torta, "Eleição", de 1999, seria uma continuação não oficial, um "anti-Ferris Bueller". Mas o mundo merece o artigo genuíno! O dia de folga de um adolescente que mata aula para aproveitar a cidade de Chicago com seu amor e seu melhor amigo é uma das comédias mais alto astral da história.

Imagino Ferris (Matthew Broderick) como um executivo extremamente bem-sucedido, família numerosa, vida perfeita. Ainda assim, sufocado pela rotina, ele chama seu (ainda) melhor amigo Cameron (Alan Ruck) e sua parceira de vida (Mia Sara) para mais um dia despreocupado. Ah, não existe Ferris Bueller sem Jeffrey Jones. Façam acontecer!

ROBOCOP - O POLICIAL DO FUTURO
(RoboCop, 1987)

legacy robocop - Fox - Fox
'RoboCop - O Policial do Futuro'
Imagem: Fox

"RoboCop" teve duas continuações no cinema, um remake em 2014, algumas versões em desenhos animados, histórias em quadrinhos, além de minisséries e filmes para a TV. Ainda assim, nada chegou aos pés da insanidade violenta e satírica alcançada por Paul Verhoeven em sua obra-prima.

O ideal, portanto, seria passar a borracha em tudo feito depois de 1987 e retomar a trama dali. Décadas depois, Detroit é uma cidade ainda mais quebrada, patrulhada por um ciborgue constantemente atualizado, porém com suas partes humanas envelhecidas. Que nova ameaça faria o Policial do Futuro recuperar sua glória perdida? Queremos Peter Weller! Queremos Nancy Allen! Façam acontecer!

QUERO SER GRANDE
(Big, 1988)

legacy big - Fox - Fox
'Quero Ser Grande'
Imagem: Fox

Até "Quero Ser Grande", Tom Hanks era um ator de comédias que parecia destinado a não sair do nicho. O filme de Penny Marshall, porém, mudou tudo. Com uma indicação ao Oscar de melhor ator, Hanks lapidou sua carreira (ganhando posteriormente duas estatuetas) e tornou-se um dos maiores astros de Hollywood.

Mas o que terá acontecido a Josh, o garoto magicamente transformado em adulto, que encarou suas responsabilidades com tamanho encanto? Será que agora, de fato adulto, ele desejaria voltar a ser criança para recuperar esse mesmo encanto? Gosto da ideia. Façam acontecer!

UMA CILADA PARA ROGER RABBIT
(Who Framed Roger Rabbit, 1988)

legacy roger - Disney - Disney
'Uma Cilada Para Roger Rabbit'
Imagem: Disney

A continuação dessa pérola de Robert Zemeckis sempre pareceu uma possibilidade distante. Um roteiro circulou em Hollywood há alguns anos, mas "Toon Platoon" era um prólogo. O legal seria ver o que aconteceu com Roger, Jessica e a turma de Toontown décadas depois do filme original.

Curiosamente, tivemos um vislumbre no excelente "Tico e Teco: Defensores da Lei", que misturou humanos e desenhos convivendo em uma Los Angeles contemporânea. O próprio Roger surgia em uma ponta. Mas é pouco. Talvez ele pudesse resolver um caso do amigo Eddie Valiant, vivo em sua memória. Jessica Rabbit com ele, por óbvio. Façam acontecer!

TRUE LIES
(True Lies, 1994)

legacy true - Fox - Fox
'True Lies'
Imagem: Fox

Bem antes de imergir por completo no mundo de "Avatar", James Cameron flertou com a ideia de uma nova aventura do superespião Harry Tasker (Arnold Schwarzenegger). Então veio o 11 de setembro. Terroristas deixaram de ser vilões viáveis. E o projeto foi engavetado.

Mas como Tasker agiria no mundo de hoje, em que heróis e vilões caminham em uma linha tênue? Ainda existe espaço para um filme que satiriza de forma tão brilhante o mundo que ele mesmo habita? Schwarza e Jamie Lee Curtis (e Tom Arnold, claro) poderiam responder a essa questão. Façam acontecer!

WATERWORLD - O SEGREDO DAS ÁGUAS
(Waterworld, 1995)

legacy water - Universal - Universal
'Waterworld - O Segredo das Águas'
Imagem: Universal

Calma, sério. Me ouve aqui por dois segundos. Em 1995, "Waterworld" cedeu ante o peso de suas próprias expectativas, arranhando a imagem de astro até então construída por Kevin Costner. Algumas escolhas criativas do diretor Kevin Reynolds também foram, digamos, questionáveis.

Ainda assim, o mundo apresentado em "Waterworld", uma distopia em que o planeta está praticamente coberto por água, é fascinante. Nesse cenário desolador, que formas o Mariner (Costner) encontrou para ainda sobreviver? Com a tecnologia atual, não imagino as filmagens como o pesadelo experimentado mais de duas décadas atrás. Façam acontecer!

CONSTANTINE
(Constantine, 2005)

legacy john - Warner - Warner
'Constantine'
Imagem: Warner

Quando Keanu Reeves interpretou o mago criado por Alan Moore para os quadrinhos, não havia universos compartilhados de super-heróis. "Homem-Aranha" havia disparado a fagulha da Marvel, e "Batman Begins" começava a lenta recuperação da DC. Mesmo com suas liberdades em relação ao personagem dos gibis, e com os fãs radicais torcendo o nariz, "Constantine" é um arraso.

O mundo agora é outro, mais atento às adaptações de quadrinhos. Seria o cenário perfeito para um retorno de Reeves como John Constantine, especialmente agora que a DC no cinema encontra-se um caos. Seu retorno poderia inspirar novas conexões, que eu vejo sendo iniciadas este ano com "Adão Negro". Ah, e Keanu já falou que topa! Façam acontecer!

GUERRA MUNDIAL Z
(World War Z, 2013)

legacy z - Paramount - Paramount
'Guerra Mundial Z'
Imagem: Paramount

É curioso que o filme de maior sucesso comercial da carreira de Brad Pitt ainda não tenha gerado uma sequência. David Fincher passou um tempo desenvolvendo o projeto, mas até agora absolutamente nada de concreto foi feito para que uma nova aventura saia da gaveta.

Não é de se espantar, claro, quando lembrados que "Guerra Mundial Z" foi um pesadelo para ser finalizado. O roteiro foi alterado em meio à produção, e todo o terceiro ato, uma combate urbano de grande escala na Rússia, foi descartado depois de pronto, substituído por um clímax menos ruidoso. O mundo dos zumbis, no entanto, é vasto. Merece ser explorado mais uma vez. Façam acontecer!

LANTERNA VERDE
(Green Lantern, 2011)

legacy lanterna - Warner - Warner
'Lanterna Verde'
Imagem: Warner

A espetacular aventura espacial protagonizada por Ryan Reynolds é também um dos filmes mais injustiçados por fãs de adapt... ei, quem são vocês? Como entraram aqui? O que vocês estão fazendo com essa camisa de força?