Topo

Roberto Sadovski

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Do pior ao melhor, um ranking com todos os filmes do Homem-Aranha no cinema

Colunista do UOL

16/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A estreia de "Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa" disparou a nostalgia de rever o herói-símbolo da Marvel no cinema em suas várias encarnações. Arrisquei uma maratona ao lado de Tobey Maguire, Andrew Garfield, Tom Holland, Shameik Moore e Jake Johnson para organizar direitinho qual enfeita o topo da pirâmide, qual está longe no retrovisor.

Listas, vale ressaltar, são construções fluidas. Em 2017 eu preparei um ranking do Aranha e, com zero surpresa, alguns filmes mudaram de posição, outros permaneceram firmes em seus postos. Como estamos longe de ver a última aventura de Peter Parker no cinema, é provável que um novo pódio substitua esse aqui.

Ah, não inclui "Homem-Aranha Volta a Atacar" e nem "Homem-Aranha: O Desafio do Dragão" porque a) foram produzidos originalmente para a televisão e b) apesar da imensa simpatia por Nicholas Hammond, um Cabeça de Teia disparando cadarços de sapato que mal passavam por "teia" meio que me dá agonia. Irc!!!

9. O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA 2
(The Amazing Spider-Man 2, 2014)

spideys asm2 - Sony - Sony
'O Espetacular Homem-Aranha 2'
Imagem: Sony

É possível que Andrew Garfield vista aqui o uniforme do Aranha mais bacana que o cinema já viu - ou pelo menos o mais perfeito, inspirado no estilo do desenhista Mark Bagley para a série "Ultimate Spider-Man". Mas fica difícil criar qualquer conexão emocional com um filme incompleto, que sugere uma trama, desvia para outra no meio do caminho e termina sem concluir nenhuma. Andrew e Emma Stone, por outro lado, nunca foram tão fofos.

8. HOMEM-ARANHA 3
(Spider-Man 3, 2007)

spideys sm3 - Sony - Sony
'Homem-Aranha 3'
Imagem: Sony

Sam Raimi obviamente precisava recarregar suas baterias criativas quando topou fazer um terceiro filme do herói. Com sua assinatura, é o que tem menos personalidade. Venom foi um vilão imposto e a antipatia do diretor com ele sequer é sutil. A própria jornada de Peter Parker, que traz aqui seu momento emo, não convence quando ele mergulha em um "lado sombrio". Mesmo assim, temos alguns momentos que são puro Raimi, como a transformação do Homem de Areia.

7. O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA
(The Amazing Spider-Man, 2012)

spideys asm - Sony - Sony
'O Espetacular Homem-Aranha'
Imagem: Sony

O primeiro reboot do herói não é, nem de longe, um filme ruim. Pelo contrário. Existe uma visão bem clara do que busca o diretor Marc Webb. Ele reconfigura alguns aspectos da origem do Aranha e tenta, na medida do possível, fazer um filme mais "realista". A escolha de Andrew Garfield é inspirada. O design do vilão, o Lagarto, não é. Mas de forma alguma é uma perda de tempo, e eu sou a favor de novos artistas reinterpretarem personagens clássicos.

6. HOMEM-ARANHA: LONGE DE CASA
(Spider-Man: Far From Home, 2019)

spideys home2 - Sony - Sony
'Homem-Aranha: Longe de Casa'
Imagem: Sony

O segundo filme com Tom Holland como o Aranha é também o epílogo da "Saga do Infinito" que consumiu a primeira década do universo cinematográfico da Marvel. Mesmo com a energia anárquica do filme, e da escolha inspirada de Jake Gylenhaal como o vilão Mystério, todo o filme parece colocar Peter Parker como coadjuvante em sua própria festa. O clímax bombástico também não parece conversar muito com o herói da vizinhança. Mas Tom Holland compensa tudo isso com puro charme.

5. HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR
(Spider-Man: Homecoming, 2017)

spideys home1 - Sony - Sony
'Homem-Aranha: De Volta ao Lar'
Imagem: Sony

Pela primeira vez o Homem-Aranha do cinema faz parte de um universo coeso. Embora muita gente torça o nariz pela proeminência de Tony Stark como figura paterna, honestamente não incomoda. Faz, na verdade, um ótimo contraponto com um Peter Parker imaturo, doido para provar algo a si mesmo e para seu mentor e ídolo. Tom Holland mostrou, aqui, ser o intérprete perfeito para o herói e tornou-se sua verdadeira representação fora das páginas dos gibis para toda uma geração. Merece.

4. HOMEM-ARANHA
(Spider-Man, 2002)

spideys sm - Sony - Sony
'Homem-Aranha'
Imagem: Sony

Foi aqui onde tudo começou. A Marvel ensaiou um salto para o cinema com "Blade" em 1998 e "X-Men" em 2000. Mas "Homem-Aranha" foi um fenômeno gigantesco, como o "Batman" de Tim Burton em 1989, um filme pelo qual as produções posteriores com super-herói se espelhariam. Embora tenha sido bolado como um produto corporativo, a escolha de Sam Raimi como diretor lhe deu personalidade e a conexão emocional perfeita. Quase duas décadas depois de seu lançamento, continua uma aventura perfeita.

3. HOMEM-ARANHA NO ARANHAVERSO
(Spider-Man Into the Spiderverse, 2018)

spideys into - Sony - Sony
'Homem-Aranha no Aranhaverso'
Imagem: Sony

É difícil expressar o quanto a primeira animação em longa-metragem do Aranha me pegou de surpresa. O conceito de "multiverso", ainda alienígena fora dos gibis, ganha força neste choque de universos em que vários "Homens-Aranha" precisam se unir para impedir o colapso do tecido do espaço-tempo. A motivação do vilão, o Rei do Crime, passa longe de dominação mundial ou algo bobo assim: ele só quer sua família de volta. Para detê-lo surge um esquadrão de aracnídeos, com o espetacular Miles Morales à frente. Um dos filmes mais belos, empolgantes e sensacionais dos últimos anos.

2. HOMEM-ARANHA: SEM VOLTA PARA CASA
(Spider-Man: No Way Home, 2021)

spideys home3 - Sony - Sony
'Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa'
Imagem: Sony

Ainda estou digerindo a paulada que foi este "Sem Volta Para Casa". O diretor Jon Watts completa sua trilogia do Homem-Aranha no MCU com um filme absolutamente surpreendente, verdadeiramente épico e que nunca perde o foco da jornada de seu protagonista. Tom Holland entrega seu melhor trabalho como ator e o Homem-Aranha ganha, aqui, um ponto final e um recomeço, tudo ao mesmo tempo. Um pedaço perfeito de cultura pop, que eu fui mais a fundo aqui, e que deve dominar os cinemas (e as conversar entre iniciados ou não) por um bom tempo.

1. HOMEM-ARANHA 2
(Spider-Man 2, 2004)

spideys sm2 - Sony - Sony
'Homem-Aranha 2'
Imagem: Sony

A coroa de melhor adaptação do Homem-Aranha fora das páginas dos quadrinhos segue com o segundo filme sob o comando de Sam Raimi. É também seu filme mais pessoal, resultado da carta branca que ele recebera do estúdio após o sucesso da aventura anterior. Aqui tudo é anabolizado: a ameaça, o risco para Peter Parker, a ruína de sua vida pessoal e profissional, a loucura de seu melhor amigo, o afastamento da mulher que ele ama. Tudo a serviço de um filme que cresce a cada revisão, uma aventura de estilo artesanal, talhada com todo o dinheiro do mundo. Um filme emocionante, que justifica o carinho que Tobey Maguire ainda recebe com sua interpretação do herói. O cinema de entretenimento, acredite, não fica melhor do que isso!