PUBLICIDADE
Topo

Roberto Sadovski

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Batman' de Tim Burton ganha continuação como história em quadrinhos!

"Batman "89" continua nos quadrinhos os filmes de Tim Burton - Reprodução/DC Comics
'Batman '89' continua nos quadrinhos os filmes de Tim Burton Imagem: Reprodução/DC Comics
Roberto Sadovski

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Colunista do UOL

17/02/2021 03h16

A ideia é tão fantástica que é até supreendente ela ser concretizada com décadas de atraso. A DC vai publicar ainda em 2021 uma série em quadrinhos ambientada na mesma cronologia de "Batman", filme que Tim Burton dirigiu em 1989. Faz sentido. Em uma teia de multiversos e realidades alternativas, o que sempre fez parte do DNA da editora, continuar as aventuras do Cavaleiro das Trevas interpretado por Michael Keaton é uma ideia até óbvia.

Não é nova, claro. A proposta em transformar os filmes de Tim Burton em um universo próprio para os personagens que orbitam o Homem-Morcego já circula há alguns anos. De fato o desenhista Joe Quinones sugeriu a série para a DC em 2016, mas os executivos engavetaram a coisa.

batman89 batposter - Reprodução/DC Comics - Reprodução/DC Comics
Capa de 'Batman '89', de Joe Quinones
Imagem: Reprodução/DC Comics

Talvez tenha sido melhor, já que o timing para retornar a um mundo cinematográfico com os personagens da editora não poderia ser melhor - especialmente porque o mundo está prestes a ser bombardeado com as quatro horas de "Liga da Justiça" pelo "visionário" Zack Snyder. Urgh...

Para colocar palavras no traço de Quinones, o roteirista Sam Hamm terá de fazer uma regressão tardia. Foi ele quem escreveu o texto dos dois filmes dirigidos por Burton - além de "Batman", ajudou a revelar a visão do diretor para a Mulher-Gato e para o Pinguim em "Batman - O Retorno" em 1992.

batman89 batsketch - Reprodução/DC Comics - Reprodução/DC Comics
Arte da proposta para 'Batman '89' feita em 2016
Imagem: Reprodução/DC Comics

A série, obviamente batizada "Batman '89", continua a história depois dos eventos de "Retorno", trazendo de volta Selina Kyle (que deve manter o visual imortalizado por Michelle Pfeiffer), além de apresentar um novo Robin de acordo com os planos de Burton - abortados quando o estúdio preteriu sua terceira incursão no universo do Cavaeiros das Trevas para jogar luz em Gotham City com "Batman Eternamente", de Joel Schumacher.

Hamm e Quinones prometem manter a atmosfera de "Batman '89" bem próxima aos filmes. O visual do herói é uma extrapolação do que seria Michael Keaton como Bruce Wayne ao assumir um Batman mais maduro. Outras pontas deixadas por Burton, como a transformação de Harvey Dent no vilão Duas Caras - papel que Billy Dee Williams não chegou a fazer -, serão abordadas pela dupla. Preste atenção na arte de Joe Quinones: um dos membros da gangue do Coringa é modelado com o rosto do imortal Prince!

Não é a primeira vez que a DC volta seu olhar para outras mídias relacionadas ao Homem-Morcego em suas séries nos quadrinhos. "Batman '66" continuou a serie do herói exibida na TV entre 1966 e 1968 em trinta edições e quatro minisséries, em que Batman e Robin, com o visual cômico de Adam West e Burt Ward, encontraram seus contemporâneos Agentes da U.N.C.L.E., o Besouro Verde e até Lynda Carter, a Mulher-Maravilha da TV.

batman89 suposter - Reprodução/DC Comics - Reprodução/DC Comics
'Superman '78' por Wilfredo Torres
Imagem: Reprodução/DC Comics

O projeto não fica só no Homem-Morcego. A DC também vai publicar "Superman '78", que continua, para surpresa de zero pessoas, as aventuras do Homem de Aço do modo como ele foi retratado por Richard Donner no filme de 1978. Com o atual Superman dos cinemas mostrado como um sujeito amargurado que parece detestar salvar as pessoas, não é de todo ruim nos lembrar de como Christopher Reeve fez do herói um símbolo de esperança. A equipe criativa aqui é Rob Venditti e Wilfredo Torres.

batman89 supesketch - Reprodução/DC Comics - Reprodução/DC Comics
Wilfredo Torres e seu traço inspirado no Superman de Christopher Reeve
Imagem: Reprodução/DC Comics

O Superman de Richard Donner meio que já teve uma sequencia nos quadrinhos. Em 2006 o roteirista Geoff Johns escreveu nos títulos mensais do Superman, ao lado do próprio Donner, o arco "O Último Filho", com traço de Adam Kubert. De certa forma foi um retorno à atmosfera das aventuras encabeçadas com Reeve, trazendo inclusive os vilões Zod, Ursa e Nom em uma caracterização mais próxima às do filme.

"Batman '89" e "Superman '78" estreiam como quadrinhos digitais em 27 de julho, totalizando doze edições para cada título, que depois serão colecionadas em papel. Ainda não há previsão para a publicação no Brasil. Mas não deve demorar. Para quem já esperou algumas décadas, tá valendo.