Ricky Hiraoka

Ricky Hiraoka

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Gostemos ou não, presença de Regina Duarte nas novelas faz falta

Desde que o regime de cancelamentos entrou em vigor no tribunal das redes sociais, artistas e personalidades perderam prestígio, visibilidade e oportunidades de trabalho por causa de comportamentos inadequados, declarações controversas e posicionamentos problemáticos.

Após escancarar seu alinhamento com valores, digamos, mais conservadores, a atriz Regina Duarte gabaritou o bingo do cancelamento e se tornou persona non grata no meio artístico e por parte do público, que não perdoaram a eterna namoradinha do Brasil por minimizar os efeitos da ditadura no Brasil e por divulgar fake news durante a pandemia. Regina Duarte passou a encarnar na vida real a vilã que nunca teve chance de viver na ficção.

Afastada da TV desde sua participação em "Tempo de Amar" (2017), Regina Duarte voltou à TV aberta graças à reprise de "História de Amor" (1995), que reestreou na última segunda (10) na Globo. É bem pouco provável assistir aos capítulos da novela e não se deixar envolver por Regina Duarte, que talvez seja a atriz que melhor se adeque a esse gênero televisivo. A eterna Helena de Manoel Carlos tem um magnetismo que encanta o espectador e, por alguns minutos, nos faz esquecer de todas as posturas questionáveis que ela colecionou nos últimos tempos.

A naturalidade e o carisma de Regina Duarte diante das câmeras somados a maneira única como ela dá vida a uma heroína nos fazem perceber que a teledramaturgia perdeu bastante quando a atriz decidiu implodir a própria carreira por questões políticas. Falar em novelas é necessariamente falar em Regina Duarte, que possui dezenas de personagens marcantes em seu currículo e que estão na memória afetiva do povo brasileiro.

No ano em que a Globo celebra 60 anos e a televisão brasileira completa 75 anos de existência é uma pena que Regina Duarte tenha agido ativa e conscientemente para não fazer parte dessas festas. Gostemos ou não, a presença de Regina Duarte nas novelas faz falta.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.