Topo

Renata Corrêa

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Abaixo o mimimi!

Enquanto isso, num grupo de WhatsApp... - Freepik/Arte UOL
Enquanto isso, num grupo de WhatsApp... Imagem: Freepik/Arte UOL

Colunista do UOL

09/04/2021 04h00

Em uma tarde de abril, três amigas refletem sobre os rumos da sociedade. Estão indignadas, e sua fúria é abençoada por uma foto de Beyoncé, ícone do grupo "FAZ QUEM QUER" no WhatsApp.

MARCELA
Amiga, você viu o #mimimi? Sinceramente, não aguento mais, o mundo tá ficando muito chato.

KARINA

Ai gente, acho que perdi. O que aconteceu?

LUCIANA

Babado, gritaria, confusão.

MARCELA está digitando...

KARINA

MARCELA

Aquele cara lá falando que é chucro e não teve tempo de aprender.

LUCIANA

É isso que dá. Na nossa sociedade tudo vem na mão, sabe? Não pode dar mole pra milionário, não pode dar o peixe, tem que ensinar a pescar!

KARINA

Ai gente, não adianta, eu conheço esse povinho da ostentação. Eu tenho um primo que é, vocês conhecem ele.

MARCELA
O da ilha?

KARINA

Esse mesmo!

LUCIANA

KARINA

Pois é, a gente tava no almoço de domingo, maior paz... quando falei que tinha que guilhotinar bilionário de distribuir a renda ele ficou muito sentido.

Disse que era uma falta de respeito com a vida humana, que todas as vidas importam. Ficou maior climão, né? Ele postou de indireta no instagram o texto do Elon Musk, aquele Bilionário também é gente. Fingi que nem vi.

MARCELA

Essa galera gosta de lacrar. Não gosta de ouvir a verdade. Fica ali na molezinha só usufruindo de isenção fiscal para comprar jatinho, sendo indicado para cargo que o papai conhece dono de empresa.

LUCIANA

Quanto será que custou a ilha do seu primo, hein?

KARINA

A ilha nem comprar ele comprou, herdou, acredita?

LUCIANA

Vagabundo.

MARCELA

Não aguento mais esse oportunismo de "ai, precisam me ensinar", "ai, eu não tive tempo de aprender" "ai, na minha família era diferente". Tem comida na mesa, casa própria e conta paga, iphone e internet rápida e não teve tempo. Acho vitimismo, sinceramente. Mas não sai daqui, por favor.

LUCIANA

Tem coisa que só dá pra falar entre a gente mesmo, senão vem esses ricos ficar reclamando nas redes sociais e pedindo respeito. É cansativo demais. "Respeita, eu fui chamado de palmito na escola", "respeita, meu pai me levou pros alpes franceses enquanto todos meus amigos iam pros alpes suíços", "respeita, eu ando de transporte público na europa", "respeita eu pago meus impostos". Fala sério.

KARINA

O politicamente correto ainda vai acabar com a liberdade de expressão, vocês vão ver. Não pode nem mais falar em dar voadora em fascista, racista que ficam postando #SemViolência no twitter. Super normal socar fascista na itália nos anos 40. Era chique.

MARCELA

Essa galera não tem cultura não. Ai, que vergonha pegar o dinheiro e comprar um carro de luxo e não comprar um curso online. Por isso que não pode dar mole, amigas. A gente sorri, convive, mas não pode dar intimidade. Senão eles ficam folgados!

KARINA

LUCIANA

❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️

MARCELA

Tão falando que ele tá pedindo desculpa numa live.

KARINA

Será que é sincero?

LUCIANA

Vamos torcer. Mas acho difícil. Quem tem o rabo cheio de privilégio, quando não caga na entrada, caga na saída.