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OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Como não passar vergonha em reuniões sem saber falar inglês

"Uót?" - Reprodução
"Uót?" Imagem: Reprodução
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Textos semanais escritos pelos roteiristas do canal de humor Porta dos Fundos, responsáveis por mais palavrões ditos por famosos que a coluna do Léo Dias. "Roteiristas são como duendes: ninguém nunca os vê, mas fazem coisas mágicas por um prato de comida" (antigo provérbio chinês)

Colunista do UOL*

11/11/2021 08h39

Você já esteve em uma chamada de vídeo do trabalho, e do nada, todos começaram a falar outro idioma? E você, uma pessoa comum, simples, não entendeu um cu do que estava sendo falado? Com muito esforço, você consegue decifrar que a língua estranha é o inglês, e fica confuso porque até aquele momento você acreditava piamente que tinha pelo menos o básico, e agora percebe que falar "what's your name?" e "my favorite color is blue" nunca te ajudou em nada. Mas graças à tecnologia, você já pode disfarçar melhor seu constrangimento.

Reuniões por videochamada viraram moda, e é quase impossível não encontrar alguém que não tenha sucumbido a essa ferramenta totalmente prática que transforma qualquer email em reuniões de horas com apenas um clique. E com o avanço da tecnologia e o aumento de reuniões desnecessárias, as chances de você encontrar alguma pessoa de outro país durante uma chamada aumentou expressivamente. Mas hoje, seus problemas com a língua inglesa acabam. Basta seguir estas três dicas simples:

NUNCA TIRE O MICROFONE DO MUDO
A melhor técnica para não passar vergonha ainda é o silêncio, até mesmo se tratando de línguas que você tem fluência, ficar quieto é a melhor forma de não se arrepender de nada, então mantenha sempre o microfone desligado. E se algum gringo desavisado gritar "turn on your mic", basta se comportar como sua vó mexendo no WhatsApp pela primeira vez e se mostre confuso com as funcionalidades do computador, saia da chamada, ative backgrounds, compartilhe a tela, até que finalmente desistam.

SORRIA E ACENE
Estudos apontam que 55% da linguagem é corporal, então pra que falar quando se pode acenar a cabeça enquanto sorri? Mas cuidado, é importante intercalar o sorriso com uma cara séria, se você apenas sorrir acenando a cabeça sem parar você irá transmitir a linguagem corporal de um psicopata, e geralmente empresas não lidam muito bem com pessoas desse tipo.

ESCUTE O PODCAST "AULA DE INGLÊS"
E pra não passar mais vergonha, dedique alguns minutos do seu dia para ouvir o novo podcast do Porta dos Fundos na Deezer, "Aula de Inglês". Lá você vai aprender o inglês da vida real, não esse negócio chato de verbo "to be" que na hora de te livrar da justa causa e/ou da cadeia não ajuda em nada.

Seguindo esses três passos você conseguirá se sair bem em qualquer reunião, a menos que seja uma entrevista de emprego, nesse caso você será um fracasso.

*Jhonatan Marques é humorista, roteirista do Porta dos Fundos e aluno no podcast "Aula de Inglês". No Instagram: @ojhonatanmarques

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL