PUBLICIDADE
Topo

Pedro Antunes

Subversiva, Pabllo Vittar poderia levar o forró para o mundo se quisesse

Subversiva, Pabllo coloca Lady Gaga para cantar arrocha  - Montagem: Pedro Antunes
Subversiva, Pabllo coloca Lady Gaga para cantar arrocha Imagem: Montagem: Pedro Antunes
Conteúdo exclusivo para assinantes
Pedro Antunes

Pedro Antunes, ou "Pô Antunes" pra quem só me conhece pelo Instagram, é jornalista, apresentador, curador e crítico de música e cultura pop desde 2010. Escreveu no Jornal da Tarde, Estadão e foi editor-chefe da Rolling Stone Brasil. Fez mais entrevistas do se lembra, tem um "novo disco favorito" por semana e faz mini-análises de álbuns no programa Tem um Gato na Minha Vitrola, no perfil @poantunes.

Colunista do UOL

03/09/2021 04h00

Nem no meu maior devaneio, alguns anos atrás, imaginaria Lady Gaga soltando o vozeirão em um arrocha, um forró sofrência daqueles.

Mas eis que surge o remix "Fun Tonight", de Pabllo Vittar, lançado na madrugada de hoje (3), como parte de "Dawn of Chromatica".

Trata-se de um disco de remixes a partir das faixas de "Chromatica", álbum de Lady Gaga de 2020. Entre as participações, com destaques para as novas versões de "911" (com Charlie XCX & A. G. Cook) e "Rain on Me"Rain On Me (feita pela venezuelana Arca), está o remix subversivo de "Fun Tonigh", uma das músicas de letras mais sombrias do álbum original.

Encarregada de dar uma nova roupagem à faixa, Pabllo não tentou se jogar em um universo sonoro que não lhe é familiar. Em vez de gravitar em torno da estética da Lady Gaga, fez com que a música da estadunidense se aproximasse do que ela conhece melhor, que é o forró.

A canção original, tão densa com trazer versos existencialistas e considerada pela própria Gaga uma das mais introspectivas do repertório do álbum do ano passado, transforma-se em uma sofrência sobre solidão com sanfona e aquele saxofone espertíssimo que acompanha as melodias vocais como ninguém.

Há um movimento gigante de internacionalização das músicas periféricas, isso vai do reggaetón ao funk. O forró também tem potencial para ir além das fronteiras brasileiras. Lady Gaga e Pabllo mostram, com "Fun Tonight", que é um match possível.

Talvez a Pabllo Vittar queira uma carreira internacional. Talvez não. Se ela estiver esperando por um sinal, alguém avisa que este já chegou?

Você pode reclamar comigo aqui, no Instagram (@poantunes) ou no Twitter (também @poantunes).