Topo

Pedro Antunes

Que tal ouvir James Blunt sussurrando "you're beautiful" no ouvidinho?

James Blunt canta hit chiclete na versão ASMR. E aÍ, topa? - Montagem: Pedro Antunes
James Blunt canta hit chiclete na versão ASMR. E aÍ, topa? Imagem: Montagem: Pedro Antunes

Colunista do UOL

08/07/2021 17h33

Sem tempo?

  • Você já ouviu ASMR?
  • São sonzinhos cotidianos, sussurros e ruídos que causam o que dizem ser ?orgasmo cerebral?
  • A plataforma Deezer convidou artistas para regravarem os clássicos em ASMR.
  • Gente de Alicia Keys, James Blunt, Ava Marx, Yungblud e Tom Jones participam da iniciativa na playlist ASMR Sessions.
  • Você toparia ouvir seu artista favorito em ASMR?

A plataforma de música por streaming Deezer criou uma playlist na qual artistas recriam músicas clássicas em ASMR.

E ao receber este e-mail com tal novidade (então exclusiva), fiquei inquieto, confesso.

Se você não manja sobre ASMR, o UOL já falou muito desse movimento que promete um "orgasmo mental" e publicou alguns vídeos a respeito também, como este aqui:

Já assisti alguns vídeos em ASMR, curti alguns, achei outros exageradamente sensualizados. Nunca consegui dormir com eles, mas adorei conhecer o "mukbang", por exemplo, que são de sons de gente comendo umas paradas que parecem deliciosas.

O ASMR tem sido constantemente estudo justamente por conta das reações como arrepios e relaxamento.

A Deezer, mesmo, realizou uma pesquisa com 12 mil pessoas do mundo todo e ouviu que em 60% delas têm alguma ligação com conteúdo ASMR e 18% delas consomem isso diariamente. Neste recorte, 2.160 pessoas usam ASMR e um terço delas o faz para reduzir o estresse.

Todas as plataformas de streaming entraram na onda iniciada no YouTube e têm playlists com faixas com os sons cotidianos que induzem o ouvinte ao relaxamento. Nenhuma fez o que a Deezer entrega agora, contudo.

Os artistas convidados para criar uma versão das próprias músicas em ASMR foram:

  • Alicia Keys, com "Fallin";
  • James Blunt, com You're Beautiful";
  • Tom Jones, com "What's New Pussycat";
  • Ava Max, com "Kings & Queens";
  • YUNGBLUD, com "Parents".

Perguntei ao Nigel Harding, VP de Marketing Global de Artistas da Deezer, como os artistas toparam gravar desta forma. Afinal, parece-me muita intimidade ouvir alguém sussurrando no seu ouvidinho, sabe?

"A resposta foi extremamente positiva. Cada artista adorou o conceito e ficou muito interessado em ouvir suas músicas transformadas em ASMR", ele diz.

E como esses áudios foram gravados?

"Fornecemos algumas orientações sobre velocidade e pronúncia, mas no geral foi um processo muito tranquilo. Era novo para todos nós, então nos divertimos com isso. Por exemplo, Tom Jones tem uma voz tão potente que tivemos que gravar várias tomadas para fazê-lo soar baixo o suficiente. Na verdade, sugerimos que ele se imaginasse sussurrando as palavras para um bebê adormecido e então foi perfeito. Alicia Keys realmente se divertiu com isso."

A playlist ASMR Sessions, da Deezer, está abaixo:

O resultado é interessante. Sinto que Tom Jones poderia se segurar um pouco mais para gravar, mas Alicia mostrou como "Fallin" é incrível seja sussurrada ou cantada. "Parents" de YUNGBLUD soou sombria e "Kings & Queens" foi completamente transformada ali.

Mas nada se iguala a ter James Blunt sussurrando o quão bonito você é. Se você não pegar no sono, vale pela melhora na autoestima, não é?


O problema é caso a música volte a ficar presa na sua cabeça, como se voltássemos a viver o ano de 2004, quando faixa tocava em todos os lugares. Isso, sim, um perigo. E não há ASMR que resolva depois.