PUBLICIDADE
Topo

Pedro Antunes

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Gloria Groove brilha em remix de Iggy Azalea, cita Elis e pede impeachment

Pedro Antunes

Pedro Antunes, ou "Pô Antunes" pra quem só me conhece pelo Instagram, é jornalista, apresentador, curador e crítico de música e cultura pop desde 2010. Escreveu no Jornal da Tarde, Estadão e foi editor-chefe da Rolling Stone Brasil. Fez mais entrevistas do se lembra, tem um "novo disco favorito" por semana e faz mini-análises de álbuns no programa Tem um Gato na Minha Vitrola, no perfil @poantunes.

Colunista do UOL

20/04/2021 13h02

"O Brazil não conhece o Brasil", cantou Elis Regina no álbum ao vivo "Transversal do Tempo, em 1978. O Brasil, com "S", vivia em uma ditadura militar por catorze anos - e assim seguiria até a redemocratização do País, em 1988.

O verso ganhou uma nova versão ao ser cantado por Gloria Groove em um remix da música "Brazil", da rapper australiana Iggy Azalea.

A faixa ganhou a web hoje (20) e já entrou nos trending topics do Twitter.

O alvoroço faz sentido, é claro.

Com a oportunidade de ser ouvida, Gloria Groove mandou logo a real: "O que me faria feliz de verdade é a vacinação e impeachment". Alô, Jair, tá por aí?

Politizada, ela rima furiosa com referências que vão de BBB ("isso não é Paredão, mas o Brasil tá vendo") a Elis Regina (o verso já citado "O Brazil não conhece o Brasil").

Iggy elogiou a participação da artista nas redes sociais. "Obrigada por trazer o verdadeiro Brasil para a minha música".

Gloria devolveu os elogios: "O Brasil ama você".

A versão cantada por Elis

Como escrito no início do texto, Elis registrou a versão da música "Querellas do Brasil" (ou "Querelas do Brasil") para o álbum gravado ao vivo no Teatro Ginástico, no Rio de Janeiro. A composição é do duo Maurício Tapajós e Aldir Blanc.

São várias as críticas da dupla ao Brasil e ao "Brazil", como "O Brazil não merece o Brasil" e "O Brazil tá matando o Brasil"

A versão de Elis pode ser ouvida abaixo:

Qualquer semelhança com a atual realidade brasileira não é uma coincidência.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL