Topo

Pedro Antunes

BBB 21: Gilberto cresce e Fiuk, Projota e Karol Conká seguem em queda livre

BBB 21: Gilberto desponta como novo favorito pela boa leitura do jogo - Globo/João Cotta
BBB 21: Gilberto desponta como novo favorito pela boa leitura do jogo Imagem: Globo/João Cotta

Colunista do UOL

05/02/2021 21h16

Sem tempo?

  • Em 12 dias, o BBB 21 segue mudando os favoritos
  • O trio de famosos, Fiuk, Karol Conká e Projota, naturalmente favorito, agora passa a ser alvo aqui fora.
  • Péssima leitura de jogo e, principalmente, as atitudes do trio contra Lucas Penteado e Juliette estão entre fatores acabaram com as reputações deles.
  • Em contrapartida, o BBB 21 vê a ascensão de um favorito improvável, o herói Gilberto, o esperto.

O BBB 21 está mais difícil de prever do que o Campeonato Brasileiro de futebol de 2020 quando o assunto é entender quais são os principais candidatos ao título. Se em uma rodada Flamengo, Internacional ou qualquer outro time pode ser pintado como favorito ao troféu, um dia em Curicica também pode desmoronar carreiras inteiras criadas aqui fora.

Em 12 dias, o BBB destroçou favoritos.

A começar pelo colírio da Capricho, ator de interpretações travadas e roqueiro de calças coloridas Fiuk. O papel de protagonista do reality show foi entregue ao rapaz de cabelos meticulosamente desarrumados sem que ele precisasse mover um músculo.

Entendo o motivo disso e fazia sentido. Ele vem uma família estrelada - é filho de Fábio Jr., meio-irmão de Cleo, não-filho de Glória Pires - e possui um rostinho bastante conhecido aqui fora.

Na terceira vez em que caiu em lágrimas ou na segunda vez em que fez questão de mostrar ser diplomado em um curso de bom-mocismo com uma discutível habilidade cênica, contudo, Fiuk perdeu o protagonismo que lhe foi entregue só por ser quem era.

O convívio com o grupo que detona Juliette e Lucas Penteado diariamente e o beijo digno de quinta série em Thais na mais recente festa no BBB derrubaram mais a cotação do jovem entre os favoritos. Ao confessar a Nego Di ter "medo de dizer o que não deve", ele também expôs não ter entrado verdadeiramente no game.

Projota também entrou no BBB 21 com ares de grande estrela. Ultra popular, o soft rapper encontrou fãs dentro da casa e percebeu que poderia ter uma dominância e criar um reinado próprio ali.

Tiago Leifert há de ser culpado, em partes, pela queda de Projota, ao agradecer o rapper por um papo entre ele o Lucas Penteado (participante que se tornou uma espécie de "inimigo público nº1" para o pessoal da casa e passou a ser vítima de atitudes sérias e terríveis por parte dos outros competidores).

Ao receber um "muito obrigado" do apresentador, o rapper cresceu e se inflou. É claro, pensou ser o sábio juiz do que é certo e errado dentro do BBB. Esse mestre Yoda equivocado mostrou uma série de decisões erradas que moeram a sua reputação por aqui e passou a frequentar os trending topics do Twitter com pedidos para que saia da casa.

Karol Conká estaria naturalmente entre as favoritas do BBB 21 por ser uma das integrantes mais famosas ao entrar na disputa. Testemunhamos, com ela, o maior tombo entre os jogadores do grupo do Camarote, após os absurdos ditos por ela sobre Lucas e Juliette. A rapper terá problemas sérios para resolver quando deixar a casa de Curicica - inclusive, jurídicos.

Perceberam, atentos leitores, a recorrência nos nomes de Lucas e Juliette na queda desses favoritos, certo?

O trio compartilha uma leitura completamente equivocada do jogo. Aqui fora, o público defende justamente os oprimidos. Não precisa ser especialista em BBB para saber isso.

Nessa gangorra de favoritismo, o BBB 21 apresenta, agora, aqueles que conquistaram a turma do lado de cá pelo que fizeram lá dentro (sem precisar contar com milhares de seguidores conquistados antes do jogo).

A dupla Lucas e Juliette está nesta categoria, mas também é alvo da maioria na casa e, portanto, corre muitos riscos no game.

Neste momento (e isso muda o tempo todo), quem corre por fora com astúcia de poucos é Gilberto. Ele foi o primeiro dos brothers & sisters a entender realmente o jogo de Karol Conká.

O BBB é um jogo de observação e reação. De leitura, principalmente, de uma boa estratégia de ataque e defesa. A popularidade aqui fora ajuda no início do jogo, mas como o trio Fiuk, Karol Conká e Projota pode provar, nada disso garante uma sobrevida no game depois de alguns escorregões.

O ex-mórmon despertou, juntou os pontos, sacou a Conká e começou a articular estratégias de jogo.

E temos um novo favorito para o BBB 21. O herói Gilberto, o esperto.