Topo

Pedro Antunes

Aguenta coração! Inédita de Moraes Moreira ganha versão de Davi Moraes

Imagem de Moraes Moreira e Davi Moreira na capa de "Todos Nós" - Divulgação
Imagem de Moraes Moreira e Davi Moreira na capa de 'Todos Nós' Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

05/01/2021 11h59

Sem tempo?

  • Davi Moraes lança 'Todos Nós' hoje (5)
  • O trabalho, com quatro músicas, sendo três inéditas, é uma homenagem ao pai Moraes Moreira
  • O EP traz a inédita 'Aquele Abraço do Gil', uma das últimas composições de Moraes
  • 'Todos Nós' traz participações de Joyce, Carlinhos Brown, Marina Lima, Dadi e Mu Carvalho

Joyce sentiu Moraes Moreira tomado por alguma urgência naquele encontro em uma padaria. Era final de dezembro de 2018. "Vamos fazer uma parceria?", ele perguntou a ela, ali, no meio da Gávea, no Rio de Janeiro. Horas depois do papo, Moraes enviou a letra de "Aquele Abraço de Gil" por e-mail. Fez uma música na mesma hora, devolveu a mensagem. Moraes gostou também.

Moraes Moreira partiu em abril de 2020, quando a pandemia do coronavírus já se espalhava pelo Brasil. Moraes nunca gravou a composição com Joyce Moreno, mas ouviu a versão que ela fez enviada por um áudio de WhatsApp.

O filho dele, Davi Moraes, por sua vez, gravou a canção.

"Aquele Abraço do Gil", o resultado daquele encontro entre Moraes e Joyce, está em "Todos Nós" (Biscoito Fino), o EP de Davi Moraes que chegou hoje (5) às plataformas digitais.

E apresenta uma letra, uma das últimas composições de Moraes Moreira, tão bonita que chega a arrepiar.

"No meu andar de passista, a minha alma de artista deixa o corpo e voa. Ao exalar-se etérea. Ali mesmo onde a matéria ainda não povoa"
Dizem os primeiros versos de "Aquele Abraço do Gil"

Sentiu o arrepio daí?

Essa é a saudade.

A saudade, depois de certo tempo, passa a bater como uma goteira que nunca cessa. Pinga, dói, afaga. Davi Moraes, filho do gigante Moraes Moreira, fez da gastura da ausência sentida pela morte do pai a força para criar o EP "Todos Nós".

Moraes, dos Novos Baianos à carreira solo, era um artista dado aos movimentos coletivos. Gostava de estar em companhia - a estreia com os Novos Baianos é um exemplo disso. Por isso, Davi decidiu também estar em boa companhia em "Todos Nós.

Capa do EP Todos Nós - Divulgação - Divulgação
Moraes Moreira e Davi Moreira na capa do EP 'Todos Nós'
Imagem: Divulgação

São quatro músicas, três delas inéditas, todas com participações. A abertura se dá com "Aos Santos", com Carlinhos Brown; segue para a já citada "Aquele Abraço de Gil", com Joyce; já Marina Lima canta em "Davilicença"; por fim, Dadi e Mu Carvalho, ambos da banda A Cor do Som, que acompanhava Moraes na fase pós-Novos Baianos, participam de "O Cantor das Multidões".

Como Davi Moraes já gravava um disco com a produção de Kassin, ele chamou-o para trabalhar no EP também.

"Além de um pai, eu perdi um parceiro, um professor, o companheiro de estrada, tudo isso junto. Eis que num momento tão difícil, com o País em lockdown, acontece um olhar poético incrível e imensurável para a história por ele deixada! Saído da pequena Ituaçu para viver o sonho da música, primeiro com seus manos dos Novos Baianos, para logo em seguida se tornar o primeiro cantor do Trio Elétrico - junto com Armandinho e a família Dodô e Osmar-, para enfim alçar vôo em uma carreira gigantesca, levando toda essa cultura para âmbito nacional".
Davi Moraes

"Todos Nós" é inteiro afetivo, você perceberá isso ao longo da escuta.

"Aos Santos" foi um bolero criado por Davi Moraes e enviado para Carlinhos Brown. Davi recebeu, de volta, assombrado, este verso aqui: "Você foi embora, me deixou aos prantos, e apaixonado consultei os Santos". Davi recorda: "Era o primeiro ano em décadas que não fui ao carnaval com o meu pai".

Já a música "Davilicença", uma composição de Moraes Moreira com Armandinho Macedo, lançado no álbum do Moraes-pai "Cara e Coração", de 1977, era uma das queridinhas de Marina Lima, conta Davi. "Eu achei que a gente deveria fazer a música só nós dois, de voz e violão. Ela ficou muito emocionada, eu também".

A ligação entre Davi e Marina é profunda, veja só: a cantora é prima da mãe de Davi e acompanhou o começo do namoro dos pais dele. Moraes a chamava de "Marininha".

Davi ficou emocionadíssimo, ele conta, quando ouviu a homenagem "O Cantor das Multidões", uma composição de Mu Carvalho e Tuca de Oliveira, uma homenagem direta e bonita a Moraes Moreira, o tal "cantor das multidões do título".

"Todos Nós", o EP, leva o nome da primeira música escrita por Davi, logo após completar a primeira década de vida, e gravada no álbum Bazar Brasileiro, de Moraes. Também tem esse título porque mostra uma união inerente entre os Moraes.

"A família sempre ia junto nas turnês daquela época. Esse nome tem esse significado: não é só um presente meu, mas de todos nós para ele. Pai, sou seu eterno fã"