Topo

Pedro Antunes

6 filmes por ano? DC prova que não aprendeu nada com erros do passado

Cena do filme "Liga da Justiça" - Reprodução
Cena do filme "Liga da Justiça" Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

29/12/2020 11h55

Sem tempo?

  • A DC e o estúdio Warner Bros. anunciaram que irão produzir seis filmes por ano
  • É um projeto ambicioso, megalomaníaco e com grandes chances de dar errado
  • Basta lembrar do anúncio na Comic-Con de 2014, quando o estúdio também prometeu uma penca de filmes e...
  • ... entregou metade deles e quase nenhum foi um sucesso
  • Se até a Marvel tá pisando no freio, é hora da DC acelerar?

2014 foi um ótimo ano para ser nerd/geek/fã de quadrinhos. A Comic-Con de San Diego bombava, a Marvel estava com tudo ao anunciar que reviveria a saga Guerra Civil nos cinemas, e a DC, amparada pelo estúdio Warner Bros., tinha tudo para criar um universo cinematográfico para chamar de seu.

Vocês lembram?

Depois de anunciar "Batman Vs. Superman - A Origem da Justiça", que seria lançado dois anos depois, em 2016, o estúdio prometeu uma penca de filmes solos dos heróis da editora. Teríamos filmes solo do Flash, Aquaman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Ciborgue e todos se juntariam para um longa da "Liga da Justiça". E ainda tinha "O Esquadrão Suicida". Era filme que não acabava mais.

Não preciso dizer que deu tudo errado, né?

O filme solo de Aquaman foi elogiado, o primeiro da Mulher Maravilha também (o segundo, lançado recentemente, tem recebido críticas mistas), o primeiro Esquadrão Suicida foi bem questionado, mas apresentou Margot Robbie como Arlequina e rendeu o esquecível filme das Aves de Rapina

E Liga da Justiça... Bom, assistimos no cinema a um filme depenado, mas Zack Snyder garantiu que conseguirá recuperar a história com um novo corte, algumas cenas extras e muita boa vontade.

Eles nem sequer conseguiram manter o cronograma de fazer dois longas por ano, de 2016 a 2020, como prometido em 2014. Por isso é bizarro pensar que a Warner/DC daria conta de produzir seis filmes por ano, como anunciado hoje.

Quando o cenário era imensamente favorável, lá por 2014, tudo desandou. A DC mostrou que não sabe lidar com prazos curtos e pressão.

O Coringa de Joaquin Phoenix é excelente e até temos o Batman, de Robert Pattinson, vindo aí. O filme até parece ser promissor, com um trailer interessante, conceito de herói mais rústico.

O que faz você, DCnauta, acreditar que desta vez tudo dará certo?

Se até a Marvel (com a Disney) pisou no freio depois da saga gigantesca em torno das Joias do Infinito e o vilão Thanos, seria mesmo a hora da DC criar novos planos mirabolantes para conquistar o mundo?

Melhor deixar a conquista mundial para Pinky e o Cérebro e crescer gradualmente, filme a filme, com um ou outro easter egg ali indicando um universo cinematográfico maior. "Star Wars" já mostrou que megalomania e fãs garantidos não significa sucesso de bilheteria e pode ser muito, muito, muito desastroso.