PUBLICIDADE
Topo

Pedro Antunes

Quem é você na retrospectiva 2020 do Spotify?

Quem é você nas reações da retrospectiva do Spotify?
Quem é você nas reações da retrospectiva do Spotify?
Arte UOL
Pedro Antunes

Pedro Antunes, ou "Pô Antunes" pra quem só me conhece pelo Instagram, é jornalista, apresentador, curador e crítico de música e cultura pop desde 2010. Escreveu no Jornal da Tarde, Estadão e foi editor-chefe da Rolling Stone Brasil. Fez mais entrevistas do se lembra, tem um "novo disco favorito" por semana e faz mini-análises de álbuns no programa Tem um Gato na Minha Vitrola, no perfil @poantunes.

Colunista do UOL

02/12/2020 16h54

Afinal, por que AMAMOS compartilhar essa retrospectiva 2020 do Spotify?

Isso merece um estudo mais aprofundado, antropológico, mesmo. Há algo de egocêntrico nisso, o que não é ruim também. Em tempos de pandemia e isolamento social, as redes se tornaram uma parte importantíssima do nosso convício como sociedade.

Continua depois da publicidade

E se a gente já era apegado a compartilhar nossa vida (e consumir a dos outros) por meio das redes sociais, na pandemia, isso cresceu demais. Faz sentido que as músicas mais ouvidas entrem aí.

Existe melhor estudo antropológico do que a busca por reações das pessoas às próprias retrospectivas 2020 no Twitter? Eu desconheço. Então, vamos às reacts!

Quem é você na retrospectiva 2020 do Spotify?

Aquele que trabalha com música

Comecei falando de mim, mesmo. Perdão. Se você trabalha com música diretamente, possivelmente a retrospectiva 2020 vai acompanhar o trampo. Eu, por exemplo, tive como música mais ouvida "kelefeeling (verso livre)", do rapper Don L, com mais de 50 plays.

Não que não curta o som (achei ótimo), mas escrevi sobre o som e fiz uma live com o Don. Ouvi a música em looping, por um tempão, e não deu outra: "kelefeeling" tomou a dianteira.

Aliás, eu não uso o Spotify como meu player de música como "pessoa física", mas, para trabalho, acaba sempre sendo ele.

Aquele que mantém o gosto todos os anos

Esse é um tipo bem comum, não é? Passa ano, a gente diz que vai ouvir coisas novas, mas chega dezembro e seguimos com as mesmas músicas. Um clássico.

Continua depois da publicidade

Aquele que usa a retrospectiva como um 'wake up call'

Essa categoria é derivada da anterior, mas, neste caso, a pessoa percebe que repete um padrão musical e quer mudar para 2020. Vamos ver em 2021, hein?

Aquele que confunde o algoritmo

"Eu gosto de ouvir de tudo". Se você pensava essa frase era desculpa para quem não curtia música, saiba está errado. Existe realmente quem ouça de tudo e confunde os algoritmos das plataformas de streaming.

Aquele que é curioso

Mais do que conhecer a própria retrospectiva 2020, esse é aquele que quer é conhecer os gostos e as peculiaridades das listas de mais ouvidos dos outros, afinal, às vezes, é ali que as pessoas guardam os maiores segredos (e guilty pleasures musicais).

Aquele que ouve música 'escondido'

Afinal, como escrevi antes, às vezes ouvimos coisas que não queremos que as pessoas saibam, né? Tudo bem, eu entendo isso.

Aquele que é marcado nos posts de retrospectiva

Deve ser chique, né?

Continua depois da publicidade

Aquele que divide a conta com outras pessoas

Aí não tem muito jeito. A lista vai ficar uma bagunça, mesmo.

Aquele que é fã de verdade, mesmo

E o artista favorito está no top 5 de músicas mais ouvidas no ano.

Aquele que 'ouviu umas verdades' da retrospectiva

Às vezes, nossos hábitos ao ouvir música mostram coisas que a gente não esperava. É tipo uma terapia (ou quase), não é?

Vejam que esse é um tipo bem comum:

Aqueles que querem saber dos lanches

Deu fome, né?

Aquele que não viu meu 'guia rápido'


Montei um passo a passo bem simples de como acessar a retrospectiva 2020 no Spotify aqui na coluna. Juro que é fácil (se você acessar o app pelo celular, é claro). Mas, uma dica importante: atualize o app no seu aparelho celular.

Continua depois da publicidade

Aquele que claramente usa o Spotify para pegar no sono e relaxar

Aquele que não tem retrospectiva 2020...

E não fica muito chateado por isso.

Afinal, há quem prefira outras plataformas de streaming como Deezer, Amazon Music, Apple Music, Tidal, ouvem música pelo YouTube, e não estão nem aí com a sua retrospectiva do Spotify.

E aí, quem é você na retrospectiva 2020 do Spotify? Conta nos comentários!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.