PUBLICIDADE
Topo

Pedro Antunes

Quais foram as músicas mais ouvidas no Brasil, no rock, funk e pagode?

Renato Russo em 1990, no show da banda Legião Urbana no Parque Antarctica, em São Paulo
Renato Russo em 1990, no show da banda Legião Urbana no Parque Antarctica, em São Paulo
Adi Leite/Folhapress
Pedro Antunes

Pedro Antunes, ou "Pô Antunes" pra quem só me conhece pelo Instagram, é jornalista, apresentador, curador e crítico de música e cultura pop desde 2010. Escreveu no Jornal da Tarde, Estadão e foi editor-chefe da Rolling Stone Brasil. Fez mais entrevistas do se lembra, tem um "novo disco favorito" por semana e faz mini-análises de álbuns no programa Tem um Gato na Minha Vitrola, no perfil @poantunes.

Colunista do UOL

01/12/2020 12h08

Começou dezembro e se você acha que o ano passou voando, vou concordar com você. Com a chegada do último mês de 2020, as caixas de e-mails começam a lotar com mensagens das plataformas de streaming com os sempre ótimos balanços de artistas e músicas mais ouvidos ao longo desse ano.

O UOL Splash, doravante chamado de "A Firma", já publicou em primeira mão os dados do Spotify no Brasil e no mundo, com os artistas mais ouvidos em 2020, com destaque para a incrível Marília Mendonça, que encabeçou os streamings no Brasil neste ano, assim como foi em 2019.

Continua depois da publicidade

Mas a coluna aqui também tem informações em primeira mão, daquelas quentinhas. A história é a seguinte: Qual foi o artista brasileiro mais ouvido em cada um dos gêneros musicais? E qual foi a música mais ouvida dentro dessa categoria?

A Deezer separou, com exclusividade, a lista com os nomes que lideram cada um dos gêneros, o que faz toda a diferença, no fim das contas. Afinal, em um País de gostos tão plurais, nem sempre o top 10 geral de artistas mais ouvidos passou pela sua playlist, não é?

Portanto, líderes do ano na concorrência, como Marília Mendonça e a "Liberdade Provisória", dos irmãos Henrique & Juliano, também lideram o ranking de mais tocados na categoria de sertanejo da Deezer em 2020, mas a ideia aqui é ir além e ser mais específico.

Afinal, e o rock? E o pagode? Forró? Gospel?

Abaixo, você conhece (e escuta) os artistas e as músicas mais ouvidos divididos pelos seguintes gêneros musicais: rock, rap, pop, forró, sertanejo, samba/pagode, funk e gospel na plataforma de streaming Deezer.

Continua depois da publicidade

O destaque fica por conta dos Barões da Pisadinha. Nesta divisão por gêneros, eles foram os únicos a liderarem dentro da categoria de forró na plataforma como artista mais ouvido e com a música mais tocada.

E, por fim, e o rock? Esse é o único gênero da lista da Deezer liderado por uma música que não é brasileira. O que será que isso quer dizer? Fica aí o questionamento.

MAIS OUVIDOS NO ROCK

Artista: Legião Urbana

Música: "Believer", Imagine Dragons

MAIS OUVIDOS NO RAP

Artista mais ouvido: Hungria Hip Hop

Música mais ouvida: "Amor de Fim de Noite", Orochi & Papatinho

MAIS OUVIDOS NO POP

Artista mais ouvido: Anitta

Música mais ouvida: "BRABA", Luísa Sonza

Continua depois da publicidade

MAIS OUVIDOS NO FORRÓ

Artista mais ouvido: Os Barões da Pisadinha

Música mais ouvida: "Tá Rocheda", Os Barões Da Pisadinha

MAIS OUVIDOS NO SERTANEJO

Artista mais ouvido: Marília Mendonça

Música mais ouvida: "Liberdade Provisória", Henrique & Juliano

MAIS OUVIDOS NO SAMBA/PAGODE

Artista mais ouvido: Dilsinho

Música mais ouvida: "Melhor Eu Ir / Ligando os Fatos / Sonho de Amor / Deixa Eu Te Querer (Ao Vivo)", Grupo Menos É Mais

MAIS OUVIDOS NO FUNK

Artista mais ouvido: MC Kevin o Chris

Música mais ouvida: "SENTADÃO", PEDRO SAMPAIO, JS o Mão de Ouro, Felipe Original

MAIS OUVIDOS NO GOSPEL

Artista mais ouvido: Fernandinho

Música mais ouvida: "Girassol", Priscilla Alcantara e Whindersson Nunes

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL