Topo

Pedro Antunes

Maradona gravou tango que poderia ser autobiográfico sobre menino jogador

Diego Maradona com a camisa da selação argentina na Copa de 1994
Diego Maradona com a camisa da selação argentina na Copa de 1994
Tony Marshall - EMPICS/PA Images via Getty Images

Colunista do UOL

25/11/2020 17h49

Pode parecer estereótipo barato, aquele de que "todo argentino adora tango" - assim como a ideia de que "todo brasileiro tem samba no pé" (o que seria lindo, mas não é a realidade) -, mas no caso de Maradona curtia tango, sim. E cantava, também.

Continua depois da publicidade

Um dos tangos favoritos e inclusive gravado pelo jogador de futebol, morto hoje (25), aos 60 anos, é uma emocionante narrativa sobre um jovem garoto sonhador e a paixão por futebol.

Faz todo sentido, não é?

A música em questão é essa aqui, "El Sueño Del Pibe", datada de 1942:

"El Sueño Del Pibe" ("O Sonho do Menino", em tradução livre) é uma parceria entre Reinaldo Yiso (letra) e Juan Puey (música). Yiso, aliás, teve o sonho de ser um jogador de futebol, justamente como o niño do tango em questão, e até jogou nas categorias juniores do time Club Atlético Vélez Sársfield.

A versão mais conhecida da faixa é cantada por Roberto Chanel, também conhecido como El Turco, um famoso cantor de tango argentino, acompanhado da orquestra de Osvaldo Pugliese.

Na letra da música, são citados jogadores argentinos de futebol famosos dos anos 30 e 40, casos de Rinaldo Martino, Emilio Baldonedo e Bernabé Ferreyra.

Continua depois da publicidade

O eu-lírico é um garoto que recebe uma carta de aceitação de um clube de futebol. "Mamãe, ganharei dinheiro", diz um verso da música. "Serei um vencedor".

Fazia sentido Maradona gostar tanto desse tango.

Vindo de uma favela no subúrbio de Buenos Aires, o "pibe" da música poderia ser confundido com ele. Aos 9 anos, já fazia estrago nos campinhos amadores e era aprovado para jogar nas categorias da base do time Argentinos Juniors.

O próprio Maradona cantou "El Sueño Del Pibe". O vídeo abaixo mostra uma fala do jogador ainda jovem, seguido de imagens dele cantando a música em um programa de auditório:

Maradona, inclusive, participa do álbum "Club Atlético Boca Juniors", clube argentino defendido por ele duas vezes na carreira, ao lado de vários outros intérpretes. A música escolhida, é claro, é "El Sueño Del Pibe".

Nesta versão, contudo, ele atualiza a lista de jogadores no verso: "Mamita querida, ganaré dinero, seré un Baldonedo, un Martino, un Boyé".

"Serei um Maradona, um Kempes, um Olguín"
canta o próprio Maradona

Continua depois da publicidade

O jogador, aliás, não fez feio na gravação da faixa. De voz grave, ele sabe se entregar aos versos tão carregados de nostalgia.

E, neste caso, de lembranças sobre o pequenino Diego que amava jogar futebol e sonhava em mudar de vida.

Aliás, com um pouco de persistência, é possível encontrar outros vídeos dele no YouTube no qual ele se arrisca a cantar tango, como nesse player abaixo.