Topo

Pedro Antunes

'Sobre Nós': Drik Barbosa inicia projeto além da própria existência

Drik Barbosa lança música "Sobre Nós" - Bruna Gomes / Divulgação
Drik Barbosa lança música 'Sobre Nós' Imagem: Bruna Gomes / Divulgação

Colunista do UOL

12/11/2020 11h00

Sem tempo?

  • Drik Barbosa inicia hoje (12), um novo projeto chamado "Nós".
  • A ideia da rapper e cantora é lançar singles e uma audionovela.
  • O primeiro lançamento você assiste aqui: o clipe de "Sobre Nós", com a participação de Rashid.
  • 'A sensação é a de que estamos na mesma luta dos nossos antepassados', diz Drik Barbosa

Drik Barbosa cita Angela Davis, filósofa, professora, militante e ícone, ao falar sobre o projeto "NÓS", uma série de ações multiplataformas que inclui singles, audionovela ficcional, mas baseada em fatos reais.

"Quando uma mulher preta se movimenta, toda a estrutura da sociedade se move junto", disse Davis certa vez, repetido por Drik Barbosa aqui.

Drik é movimento constante. Integrante do time de artistas da Laboratório Fantasma, empresa também multiplataforma de Emicida e do irmão Evandro Fióti, há tempos mostra uma necessidade artística, social e cultural de criar um resgate.

Ela falava de si, das suas origens, enquanto também narrava a história de outros tantos. Hereditariedade, diáspora, tudo se junta em versos e rimas disparados por Drik desde o início da década de 2010, amplificado com o EP dela "Espelho" (2016) e no álbum "Drik Barbosa" (2019).

De alguma maneira, tudo criado por Drik nesse tempo - e isso inclui integrar o poderoso coletivo Rimas & Melodias (grupo com rappers, cantoras e DJ), colaborar com Emicida (no disco "AmarElo"), Rashid (no álbum "Tão Real"), BK (em "Gigantes") - se converge para este momento.

Esse é o projeto multiplataforma "NÓS", iniciado a partir de "Sobre Nós", música lançada nesta quinta (12), com uma nova parceria com o rapper Rashid. Assista ao clipe da música no player abaixo e, por favor, preste atenção nos versos desses dois: por eles, por você, por tanto e tudo.

O piano, os violinos. Sério, é de arrepiar, mesmo.

"A sensação é a de que estamos na mesma luta dos nossos antepassados. Muitos deles morreram desumanizados. É na força deles, que foram arrancados da África, escravizados e não pararam de cantar sequer um minuto, que eu busco energia
para esse novo projeto"

Drik Barbosa

Ali, em "Sobre Nós", Drik cita logo o termo "banzo" na rima, que é um conceito além de um sentimento de melancolia. Trata-se de uma "uma nostalgia mortal que acometia negros africanos escravizados no Brasil", como explica o comunicado enviado aos jornalistas, em uma explicação do grande Nei Lopes.

"Sobre Nós" é o primeiro dos três singles de "NÓS". O projeto também inclui uma audionovela ficcional, mas baseada em histórias vividas e vistas por Drik.

"Quero interligar os nossos nós e extrair da dor o antídoto que injeta força na nossa resistência. A ideia é fazer isso através do afeto, do diálogo e do autocuidado"

Quem acompanha Drik há tanto tempo, sente como a artista se preparou para esse momento. Para esse peso de carregar tanto peso nas costas, rimar para algo que seja além dela e do momento presente. É de cortar o tempo e espaço.

Não existe passado, presente e futuro dentro dessa temática, todos andam juntos, é herdado, passado de geração para geração. É louco pensar nisso. Bonito, também.