Topo

Pedro Antunes

Nas memórias de Herbert Vianna

Herbert Vianna acaba de lançar o disco "hv sessions vol. 1" - Mauricio Valladares / Divulgação
Herbert Vianna acaba de lançar o disco 'hv sessions vol. 1' Imagem: Mauricio Valladares / Divulgação

Colunista do UOL

23/10/2020 04h00

Vem dar o play

  • Herbert Vianna lança álbum três anos depois do último disco d'Os Paralamas do Sucesso
  • 'hv sessions vol. 1' é um álbum de memórias afetivas de Herbert
  • Nele, Herbert toca músicas de The Who, Beatles, The Carpenders, Cream, entre outros clássicos

Herbert Vianna, um violão e memórias.

Esse é "hv sessions vol. 1", álbum lançado pelo integrante d'Os Paralamas do Sucesso nesta sexta-feira, 23, em todas as plataformas digitais. Com versões de músicas de nomes como Beatles, Santana, The Carpenters e The Who, Vianna abre o baú de memórias e traz, ali, dez canções que o marcaram.

"Essas canções são fonte de muito direta de inspiração e motivação. Por abraçar a guitarra e aprender um pouco mais sobre a criação de imagens que eles fazem com acordes e das letras. E o que aquilo te remete a sentir e imaginar",
Herbert Vianna, em vídeo de apresentação do álbum

Três anos depois de "Sinais do Sim", álbum d'Os Paralamas do Sucesso, Herbert olha para dentro de si em "hv sessions vol. 1" - e, sim, é "volume 1" porque mais virão por aí. Despido de elementos extras, o artista expõe aquilo que mais ama: a força e a crueza de uma canção no estado mais puro.

Capa do disco 'hv sessions vol. 1', de Herbert Vianna - Divulgação - Divulgação
Capa do disco 'hv sessions vol. 1', de Herbert Vianna
Imagem: Divulgação

Com 10 faixas, o disco solo de Herbert Vianna foi criado inteiramente ao lado de Chico Neves no Estúdio 304 em tardes de 2010 e 2011. Dessas sessões no local onde Neves já gravou gente de Los Hermanos a O Rappa, surgiu o álbum "Victória", lançado em 2012, e último trabalho solo dele.

Na ocasião de "Victória", contudo, Herbert revisitava as próprias canções e lados B (com versões lindíssimas de "Pra Terminar", "Penso em Você" e "A Lua Que Eu Te Dei"). Agora, ele olha para si, mas de um momento antes de se tornar compositor. Em vez de entregar as canções inspiradas por esses artistas, ele chega na raiz: nas próprias músicas que o inspiraram.

Se liga na tracklist do álbum:

  1. "Pinball Wizard" (Pete Townshend)
  2. "While My Guitar Gently Weeps" (George Harrison)
  3. "Tempted" (Christopher Difford/Glenn Tilbrook)
  4. "Purple Haze" (Jimi Hendrix)
  5. "And I Love Her" (John Lennon/Paul McCartney)
  6. "Opportunity" (Elvis Costello)
  7. "There's A Kind Of Hush" (Geoff Stephens/Les Reed)
  8. "Wichita Lineman" (Jimmy L. Webb)
  9. "Sunshine of Your Love (Eric Clapton/Jack Bruce/Pete Brown)
  10. "Europa (Carlos Santana/Tom Coster)

Beatles está na dianteira, com duas canções do Fab Four selecionadas para as versões cruas de Herbert, a melancólica "While My Guitar Gently Weeps" (de Harrison) e a pura "And I Love Her" (da clássica parceria entre Lennon e McCartney).

Chamado de deus da guitarra, Clapton também está em uma dobradinha. Com "Sunshine of Your Love", criada com Jack Bruce e Pete Brown com a banda Cream, e também em "While My Guitar Gently Weeps", já que foi convocado por Harrison para tocar nas sessões de gravação da faixa para o conhecido "Álbum Branco" dos Beatles.

Quem é o protagonista?

Embora as músicas escolhidas sejam um delírio, afinal passear em um disco por canções do The Who ("Pinball Wizard") e Jimi Hendrix ("Purple Haze") é lindo, o protagonista desse álbum é Herbert e a relação própria com as músicas.

Herbert Vianna e Chico Neves - Gustavo Stephan / Divulgação - Gustavo Stephan / Divulgação
Herbert Vianna e o produtor Chico Neves na gravação do álbum 'hv sessions vol. 1'
Imagem: Gustavo Stephan / Divulgação

Com auxílio do produtorzaço Chico Neves (que também toca minimoog, harmonium e bateria eletrônica em algumas faixas), Herbert soa infinitamente livre para tocar e cantar aquilo que um dia o tocou. E, com isso, toca a nós.

Um passeio por memórias

Como escrevi acima, não há interferências ou intervenções nas músicas. Basicamente são músicas de Herbert e o próprio violão.

As músicas são datadas das décadas importantes para a construção da personalidade artística de Herbert, atualmente com 59 anos: dos anos 60 aos anos 80. É a formação, mesmo, do músico que está aqui. Afinal, em 1985, ele já estava a toda com Os Paralamas do Sucesso e criando um buzz enorme na primeira edição do Rock in Rio.

Como amamos uma lembrança, aqui vai um vídeo de Os Paralamas do Sucesso no Rock in Rio 1985:

Músicas que ouviu com o pai, canções que o fizeram pegar o violão para criar os próprios temas, as escolhas "hv sessions vol. 1" são um retrato de um Herbert antes de se tornar um dos maiores compositores e artistas que a música brasileira.

Invariavelmente, com a escolha de músicas populares também no imaginário da música pop, "hv sessions vol. 1" também acessa nossa própria memória afetiva.

(Bom, se você tem alguma memória guardada ao som de "And I Love Her" ou qualquer outra desse álbum, prepare-se, certo?)

Versões corajosas

"There's A Kind Of Hush", popular com The Carpenters, na versão desse álbum é absolutamente fantástica. Melhor do que a original, ouso dizer.

Entregar-se desta forma é, de fato, uma demonstração de coragem de Herbert e do produtor Chico Neves.

Saca só a versão de "Pinball Wizard", clássico do The Who, escolhida para abrir o álbum e também o primeiro single:

Em "hv sessions vol. 1", Herbert se mostra mais humano do que mito. A voz que por vezes sofre para alcançar as notas originais, o violão que ruidoso, os detalhes lo-fi desse álbum entregam um retrato deliciosamente cru e íntimo de Herbert Vianna.

Uma experiência íntima

Isso significa que, ao dar o play agora com o álbum pronto, somos transportados para o lugar da frase que abre esse texto.

Herbert Vianna, o violão, as memórias. E nós.