Página Cinco

Página Cinco

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Cinco livros para o Dia das Crianças (alguns também agradarão marmanjos)

O Dia das Crianças está aí. Pensando na data, separei cinco livros infantis que merecem estar nas mãos da molecada.

"O Valente Fidalgo Dom Quixote - Em Verso e Prosa", de José de Nicola (Joaninha) - releitura do grande clássico, é um bom caminho para apresentar a criação de Miguel de Cervantes à garotada.

Alternando entre a prosa e a poesia, José de Nicola imprime o próprio estilo para recontar as aventuras do Cavaleiro da Triste Figura. O texto anda muito bem acompanhado das ilustrações de Antônio Amaral. É um livro que fica ali entre o infantil e o juvenil.

"Fantasman", de Jó Rivadulla (Caxinguelê, tradução de Victor Scatolin) - "Mamãe diz que os fantasmas são pessoas que partiram sem terminar algo importante. Por isso elas voltam por um tempinho".

Ao lado de seu camarada fantasma, um serzinho quase invisível, que a pequena Sofi desbrava o mundo. Editado pela novata Caxinguelê, é um livro bonito em forma e conteúdo, com destaque para como os recursos gráficos criam a impressão de que o fantasminha aparece e desaparece pelas páginas.

"Versos de Bichos", de Bertolt Brecht e Marcelo Tolentino (Boitatá, tradução de Maria Gutierrez) - Um dos principais nomes da literatura alemã, Brecht escreveu poemas infantis inspirado pelos seus filhos. "Versos de Bichos", de 1934, é um deles.

A águia que muitos críticos arrebanhou, o corvo que não era nada tolo, a naja lacaia, o elefante sem juízo e o tatu-bola que tatuzava pelo porão que um dia desabou são ilustrados pelo cearense Marcelo Tolentino. Livro que agradará tanto pequenos quanto adultos.

"A Vaca Mais Rica do Mundo", de Barroux (Reco-Reco, tradução de Sofia Soter) - Está ali a vaca numa boa, pronta para um cochilo, curtindo o belo dia, vendo as nuvens passar, escutando o farfalhar dos galhos. Até que chega um porquinho cheio de ideias.

Por que a vaca não aproveita todas aquelas maçãs a seus pés para empreender? Poderia colhê-las, fazer tortas, vender muito, abrir uma indústria, se encher de dinheiro? Mas é uma vaca razoável, sabe o que realmente quer da vida. "A Vaca Mais Rica do Mundo" é uma história singela sobre a essência da felicidade.

Continua após a publicidade

"Capital", de Afonso Cruz (Boitatá) - Sempre vale dar uma atenção para os trabalhos de Afonso Cruz, autor de títulos ótimos como "Vamos Comprar um Poeta" e "O Vício dos Livros" (ambos publicados pela Dublinense).

Afonso manda bem também no infantil. Prova é esse "Capital", história contada só com imagens. Nela, um garoto ganha um cofrinho em forma de porco. Conforme é alimentado com moedas, o bicho passa a querer sempre mais, até se tornar insaciável. Outro que agradará também a marmanjos.

Assine a Newsletter da Página Cinco no Substack.

Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Bluesky, Instagram, YouTube e Spotify.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.