Página Cinco

Página Cinco

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

A Feira do Livro: 10 conversas que valem a ida até praça Charles Miller

Serão dias agitados. Ao mesmo tempo em que no Rio rolará Bienal do Livro, em São Paulo acontecerá a 4ª edição da A Feira do Livro, que ocupará a praça Charles Miller, na frente do estádio do Pacaembu, entre os dias 14 e 22 deste mês.

Com programação gratuita, o evento paulistano promete reunir mais de 200 convidados em suas mesas, oficinas e demais atividades. Dentre as atrações, além de escritores de todo o Brasil, há autores de países como Portugal, Argentina, Chile, França e Palestina.

A Feira do Livro é um bom passeio para quem curte literatura. Dá para ir à praça, assistir uma mesa ou outra, tomar cerveja e passear pelos estandes com centenas de selos e editoras enquanto bate um papo com outros leitores e descobre novos livros.

Neste ano, a programação principal ocupará três áreas. O Palco Petrobras, na frente do estádio, e o Auditório Armando Nogueira, no Museu do Futebol, vêm de outras edições. A novidade é o Espaço Rebentos, dedicado às crianças, algo que vinha sendo pedido ou sugerido por bastante gente.

Além disso, haverá outros espaços com programações paralelas, como o Espaço Motiva, onde deverei estar no sábado, dia 21, às 12h30, para um papo sobre a história do livro com o editor Leonardo Garzaro. Antes disso, no dia 19, às 19h, conversarei com a chilena Lina Meruane e o espanhol Jorge Carrión no Palco Petrobras. Apareçam!

Como ainda há um tanto a ser divulgado, me concentrei na programação principal para selecionar dez outras mesas que valem a pena. Busquei concentrá-las em algumas datas, facilitando a vida de quem pretende visitar a Feira num dia ou outro, não montar acampamento por lá.

Nossa, Rodrigo, mas eu não gosto de nada disso que você escolheu! Sem problemas. É só dar uma olhada na grade completa, muito mais ampla e diversa do que esse recorte pessoal, e fazer sua própria seleção.

Dia 15, domingo

Diante da lembrança
12h - Palco Petrobras
Com Lídia Jorge. Mediação de Luana Chnaiderman de Almeida
Nome de destaque da atual literatura portuguesa, Lídia lançou um dos melhores livros que li no ano passado: "Misericórdia". Agora, a autora volta a tocar em relações familiares com seu novo romance, "Diante da Manta do Soldado", também publicado pela Autêntica Contemporânea.

Continua após a publicidade

Gaza está em toda parte
14h15 - Auditório Armando Nogueira
Com Alexandra Lucas Coelho. Mediação de Eduardo Sterzi
Papo com a escritora e jornalista portuguesa que está lançando "Gaza Está em Toda Parte" (Bazar do Tempo), sobre as atrocidades contra os palestinos promovidas por Israel.

Dia 18, quarta

Encontro com Ignácio de Loyola Brandão
15h30 - Palco Petrobras
Com Ignácio de Loyola Brandão
Literatura é uma coisa, conversa no palco é outra. É bom ler Ignácio, autor de romances como "Não Verás País Nenhum" (Global), e também é ótimo ouvi-lo contar histórias com o microfone em mãos.

Na cena do crime
19h - Palco Petrobras
Com Raphael Montes e Edyr Augusto
Edyr é autor de livros excelentes, cheios de violência e linguagem vertiginosa (destaco "Moscow", publicado pela Boitempo). Hoje, Raphael é a maior referência do suspense na literatura nacional, além de ter feito diversos trabalhos para o streaming e a televisão (é autor da novela "Beleza Fatal", por exemplo). Escritores com pontos em comum, mas que têm propostas distintas e dialogam com públicos bem diferentes. É o tipo de encontro que gostaria de ver com mais frequência em eventos literários.

Dia 19, quinta

O primeiro leitor
14h15 - Auditório Armando Nogueira
Com Luiz Schwarcz. Mediação de Paulo Roberto Pires
Luiz, fundador da Companhia das Letras, acaba de publicar "O Primeiro Leitor", livro sobre a sua atuação como editor. Será uma conversa com um dos nomes mais importantes do nosso mercado editorial

Continua após a publicidade

Adolescência
15h30 - Palco Petrobras
Com Lola Aronovich, Luciana Temer e Juliana Borges. Mediação de Luka Franca
Houve um tempo em que "Adolescência" parecia monopolizar todas as conversas sobre arte, cultura e comportamento. Foi a melhor série de todos os tempos de algumas semanas atrás. Apesar de quase ninguém mais falar sobre a produção da Netflix, os temas abordados seguem relevantes. Como lidar com jovens em tempos de intoxicação digital? É a pergunta que norteará essa mesa.

Dia 20, sexta

Para gostar de ler
10h30 - Auditório Armando Nogueira
Com Cecilia Arbolave e Jiro Takahashi
Encontro entre dois editores de gerações distintas. Cecilia é uma das cabeças à frente da Lote 42, referência em edição independente. E Jiro, criador de séries históricas como Para Gostar de Ler e Coleção Vaga-lume, é daqueles caras que todos devem conhecer.

Viagem no país da crônica
12h - Palco Petrobras
Com Humberto Werneck e Luís Henrique Pellanda
Papo com dois de nossos grandes cronistas, Humberto Werneck e Luís Henrique Pellanda, que acaba de lançar o belo "A Crônica Não Mata" (Arquipélago).

O vício dos livros
15h30 - Palco Petrobras
Com Afonso Cruz e Jorge Carrión
Quem acompanha meu trabalho sabe o quanto admiro tanto Afonso, português, quando Jorge, espanhol. Tentarei não perder essa conversa que deverá ser pautada pela profunda relação que grandes leitores nutrem com os livros.

Encontro com Lina Meruane
17h15 - Palco Petrobras
Com Lina Meruane. Mediação de Bianca Tavolari
Mais um papo que certamente terá a Palestina como tema central. Lina, chilena, é autora do fundamental "Tornar-se Palestina" (Relicário, tradução de Mariana Sanchez), que acaba de ganhar uma nova edição.

Continua após a publicidade

Assine a Newsletter da Página Cinco no Substack.

Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Bluesky, Instagram, YouTube e Spotify.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.