Bienal do Livro: Conceição Evaristo, Chimamanda... um destaque em cada dia

Ler resumo da notícia
Começa na próxima sexta-feira a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, um dos eventos mais importantes do mercado editorial no país. Para 2025, a promessa é de um encontro renovado, cheio de propostas imersivas. Haverá roda-gigante, escape room, labirinto... Não por acaso, a organização tem trabalhado com o conceito de Book Park, um parque de diversões inspirado na literatura.
Nada contra inovações, pelo contrário, mas é importante que os livros e os escritores permaneçam como as maiores atrações do evento que vai até o dia 22 de junho. Pensando nisso, selecionei uma mesa para cada dia da Bienal que merece a atenção de quem estiver passando pelo Riocentro.
A programação é vastíssima, vale a pena explorá-la com calma. Me concentrei nas mesas da grade principal para chegar nesse recorte que tem de Chimamanda Ngozi Adichie, Conceição Evaristo, Alberto Mussa, Milton Hatoum, Lina Meruane, Teresa Cárdenas, Ana Maria Machado... Vamos lá!
Encontro com Chimamanda Ngozi Adichie
Dia 13 - 19h - Palco Apoteose
Com Chimamanda Ngozi Adichie e Taís Araujo
Um papo da atriz brasileira com um dos principais nomes da literatura de língua inglesa contemporânea, a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, autora do recém-lançado "A Contagem dos Sonhos" (Companhia das Letras, tradução de Julia Romeu).
Curto-circuito - curiosidade move o mundo
Dia 14 - 11h - Palco Apoteose
Com Iberê Thenorio, Janaina Tokitaka, Marcelo Duarte e Carolina Sanches
Uma conversa sobre como importância da curiosidade com jornalistas e escritores que souberam usar suas dúvidas para construir trajetórias admiráveis.
Entre Prateleiras e Afetos
Dia 15 - 15h - Palco Apoteose
Com Kim Ho-Yeon, Bruna Giglio e Denise Nobre
Papo com o sul-coreano autor de "A Inconveniente Loja de Conveniência" (Bertrand, tradução de Jae Hyung Woo), representante de sucesso da onda de livros afetuosos e acolhedores. A ver o que tem a dizer sobre o assunto.
Encontro com Roseana Murray
Dia 16 - 16h - Café Literário
Com Roseana Murray e Bianca Ramoneda
Papo com a escritora que comoveu o país após ser atacada por um pitbull e perder um braço, episódio que rendeu o tocante "O Braço Mágico" (Estrela Cultural).
Coisas que não se dizem
Dia 17 - 16h - Café Literário
Com Antonella Lattanzo, Giovana Madalosso, Andrea del Fuego e Claudia Lamego
Uma troca de ideias sobre o desejo de ter ou não filhões, ambições, culpa, silêncio? Isso com a presença de duas das autoras mais festejadas de nossa literatura contemporânea: Giovana Madalosso, que está lançando "Batida Só" (Todavia) e Andrea Del Fuego, de "A Pediatra" (Companhia das Letras).
Sessão ABL - Ciclo um Rio de afetos
Dia 18 - 16h - Auditório Ziraldo
Com Ana Maria Machado, Godofredo de Oliveira e Rosiska Darcy
Sempre vale a pena parar para ouvir o que Ana Maria Machado, um dos maiores nomes de nossa literatura, tem a dizer - nem que seja para discordar.
Memória e resistência
Dia 19 - 14h - Café Literário
Com Conceição Evaristo, Teresa Cárdenas, Zukiswa Wanner e Yasmin Santos
Claro que Conceição Evaristo é a grande estrela de qualquer lugar onde esteja, mas vale prestar atenção também na cubana Teresa Cárdenas, autora de "Awon Baba" (Pallas, tradução de Josana Silva).
Narrativas negras
Dia 20 - 14h - Café Literário
Com Marcelo D'Salete, Eliana Alves Cruz e Sidney Guzman
Curioso para ver os caminhos dessa conversa com o quadrinista Marcelo D'Salete e a escritora Eliana Alves Cruz, ambos recentes vencedores do Jabuti, comandada pelo editor Sidney Guzman, um dos caras que mais entendem de HQs no país.
Palavra em resistência: literatura, memória e Palestina
Dia 21 - 12h - Café Literário
Com Milton Hatoum, Lina Meruane, Alexandra Lucas Coelho e Laura Di Pietro
Encontro gigantesco entre outro grande nome vivo de nossa literatura, Milton Hatoum, e duas autoras com importantes trabalhos relacionados à Palestina, país que vem sendo ocupado e dizimado por Israel. Lina, chilena, assina "Tornar-se Palestina" (Relicário, tradução de Mariana Sanchez), Alexandra, portuguesa, acaba de lançar "Gaza Está em Toda Parte" (Bazar do Tempo). Laura, a mediadora, é a editora à frente da Tabla, casa especializada em literatura do norte da África e do Oriente Médio.
Memória
Dia 22 - 14h - Café Literário
Com Alberto Mussa, Fabiana Cozza, Marcelo Moutinho, Renato Noguera e Henrique Rodrigues
Time de respeito para conversar sobre a memória e de como pensar a cidade e a literatura tendo lembranças individuais e coletivas como matéria-prima.
Assine a Newsletter da Página Cinco no Substack.
Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Bluesky, Instagram, YouTube e Spotify.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.