Página Cinco

Página Cinco

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Chimamanda Adichie e Taís Araujo estarão juntas em papo na Bienal do Rio

Uma das escritoras mais festejadas de sua geração, a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie será uma das principais atrações da Bienal do Livro do Rio de Janeiro deste ano. Além de participar da abertura do evento, no dia 13 de junho, a autora dividirá uma mesa com a atriz Taís Araujo.

É de se imaginar que temas como feminismo e a vida de mulheres negras, caros a ambas, terão espaço no bate-papo. A força das histórias, que fez com que o nome de Chimamanda se tornasse mundialmente famoso após uma palestra que viralizou na internet, também é um assunto para se apostar.

"Estou em êxtase de ter a oportunidade de entrevistar uma das autoras que mais mexeram comigo, com muitos livros incríveis. A Chimamanda está vindo para a Bienal para lançar o novo livro dela e vale a pena ouvi-la, ela é incrível. Estou muito feliz e honrada com esse convite", diz Taís por meio de um comunicado compartilhado pela organização do evento.

Chimamanda acaba de publicar no Brasil "A Contagem dos Sonhos" (Companhia das Letras, tradução de Julia Romeu), romance sobre as vidas de jovens africanas em diferentes cantos do mundo. O livro toca em temas como tradição, contemporaneidade, ancestralidade, territorialidade e imigração.

Os livros da autora que já esteve no Brasil para participar de encontros como a Flip, em 2008, e o LER - Salão do Livro Carioca, em 2022, costumam fazer sucesso por aqui. Também são da nigeriana, dentre outros, os romances "Hibisco Roxo", "Meio Sol Amarelo" e "Americanah" e os ensaios "Sejamos Todos Feministas" e "Para Educar Crianças Feministas", todos publicados pela Companhia das Letras.

Taís Araujo, por sua vez, além de estar no elenco da nova versão de "Vale Tudo", tem falado sobre a importância da leitura nas redes e tocado um Clube do Livro junto aos seus seguidores. "Tudo Sobre o Amor", de Bell Hooks (Elefante, tradução de Stephanie Borges), e "Solitária", de Eliana Alves Cruz (também da Companhia), são títulos que já pintaram nessas leituras.

No ano em que o Rio de Janeiro recebe o título de Capital Mundial do Livro pela Unesco, a Bienal acontecerá entre os dias 13 e 22 de junho e promete transformar o Riocentro num parque de diversões inspirado nos livros. Roda-gigante, labirinto e escape room serão algumas das atrações.

Voltando aos escritores, nomes como Brynne Weaver, Cara Hunter e Pedro Mairal estão confirmados. Os ingressos para a Bienal custam R$ 42 e já estão à venda aqui.

Assine a Newsletter da Página Cinco no Substack.

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.