A Feira do Livro: Lina Meruane, Afonso Cruz e outro nomões já confirmados

Ler resumo da notícia
Gostei demais de encontrar alguns nomes na primeira relação de escritores confirmados para a edição deste ano d'A Feira do Livro. O evento montado na Praça Charles Miller, na frente do estádio do Pacaembu em São Paulo, acontecerá entre os dias 14 e 22 de junho, voltando a pegar o feriado de Corpus Chisti, um pedido que ouvi tanto de visitantes quanto de expositores durante a edição passada.
Dentre os autores confirmados por enquanto, cerca de 25% das atrações que deveremos ter por lá, chamo atenção primeiro para Lina Meruane. Romancista e ensaísta, fica a expectativa de ver com quem ela dividirá o palco e qual será o assunto da sua mesa. Lina é autora de "Tornar-se Palestina", que está para ganhar uma nova edição pela Relicário.
O livro é um relato da busca da escritora chilena pelas raízes de sua família numa Palestina ocupada e segregada do restante do mundo por Israel. "Tornar-se Palestina" mistura relato de viagem com reflexões sobre a situação de um povo e de um território atacados há décadas. Os recentes massacres dão ares de urgência a esse trabalho de Lina.
Ainda entre os estrangeiros, bom encontrar na relação o nome de dois portugueses: Lídia Jorge e Afonso Cruz. Consagrada, Lídia é autora do ótimo "Melancolia" (Autêntica Contemporânea), uma das minhas grandes leituras no ano passado.
Afonso, por sua vez, logo deverá gabaritar a presença em todos os eventos literários do país. Consequência da quantidade admirável de leitores que conseguiu por aqui graças a livros como "Vamos Comprar um Poeta". "O Vício dos Livros" (Dublinense), reunião de breves crônicas e reflexões lançada há pouco, é uma pequena joia dos livros sobre livros.
Dos autores nacionais, chamo a atenção para dois nomões que também vivem dando as caras em festivais, mas sempre protagonizam mesas muito boas, cheias de histórias saborosas e reflexões importantes. Falo de Ignácio de Loyola Brandão, autor de livros como "Zero" e "Não Verás País Nenhum" (Global), e de Drauzio Varella, que está lançando "O Sentido das Águas" (Companhia das Letras), no qual narra suas andanças pela bacia do rio Negro, na Amazônia.
Fecho esses meus primeiros destaques com Amara Moira e Edyr Augusto. Amara é dona de uma prosa inventiva —"Neca" (Companhia das Letras), seu livro mais recente, está aí para provar— e intelectual que não se acomoda em discursos fáceis. Já Edyr está entre o que há de melhor em nossa ficção contemporânea e merecia ser muito mais festejado e reconhecido do que é. Nunca leu nada do cara? Pois comece por "Moscow" ou "Pssica" (Boitempo).
Com novos espaços e a volta ao feriado, a expectativa da organização é que A Feira do Livro atraia até 110 mil pessoas, número consideravelmente maior do que na edição passada, quando recebeu 64 mil visitantes. Até aqui, cerca de 150 expositores estão confirmados no evento, que neste ano terá como um dos eixos da programação os 40 anos da redemocratização no Brasil.
Esta será a 4ª edição da feira, que é organizada pela Associação Quatro Cinco Um e pela Maré Produções. Estão à frente da organização o editor Paulo Werneck e o arquiteto Álvaro Razuk. Eis a relação de nomes divulgados nessa primeira leva:
Adriana Lisboa, Afonso Cruz, Alexandra Lucas Coelho, Aline Bei, Aline Midlej, Amara Moira, Bia Bracher, Cidinha da Silva, Cuti, Drauzio Varella, Edu Lyra, Eduardo Giannetti, Edyr Augusto, Elisama Santos, Fernando Rosas, Hélio de Seixas Guimarães, Ignácio de Loyola Brandão, Laura Liuzzi, Lavínia Rocha, Lázaro Ramos, Leonardo Fróes, Lídia Jorge, Lina Meruane, Marcelo Rubens Paiva, Marilena Chaui, Martha Nowill, Mayra Cotta, Neide Rigo, Oscar Nakasato, Paloma Vidal, Paulo Henriques Britto, Pedro Mairal, Ricardo Cardim, Ricardo Terto, Ronilso Pacheco, Ruth Wilson Gilmore, Tati Bernardi, Veronica Stigger, Vinicius Portella, Yamaluí Kuikuro Mehinaku.
Assine a Newsletter da Página Cinco no Substack.
Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Bluesky, Instagram, YouTube e Spotify.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.