Fantasia, Carpentier e Antropoceno: vale dar uma olhada nesses projetos

Ler resumo da notícia
De tempos em tempos dou uma olhada no Catarse para ver o que está rolando por lá. Desta vez, três projetos de literatura me chamaram a atenção. Trago para cá, vale conhecê-los. Quem sabe você não se interessa por algum deles e decide dar uma força no financiamento coletivo.
Festival Literário de Fantasia
O FliFantasy - Festival Literário de Fantasia nasce com a ideia de reunir autores e leitores de diferentes linhas do universo fantástico. Nesta primeira edição, o evento homenageará Brandon Sanderson, criador do mundo Cosmere e autor de títulos como "O Caminho dos Reis" e "Warbreaker: O Sopro dos Deuses", ambos publicados no Brasil pela Trama.
O festival rolará ao longo do dia 13 de abril, no Marte Hall, na Vila Mariana, em São Paulo. A programação contará com feira de livro, preview de lançamentos, pitching para autores, mesas para jogos de RPG e seis painéis.
Alguns nomes já estão confirmados na página do projeto no Catarse. Cássia Carrenho, vice-reitora da faculdade LabPub, e a editora Mariana Rolier são as curadoras do FliFantasy.
Literatura latino-americana
A Pinard vem publicando importantes livros da literatura latino-americana graças a financiamentos coletivos bem-sucedidos. Com essa pegada, já colocaram nas livrarias obras como "Dona Bárbara", do venezuelano Rómulo Gallegos, "A Família do Comendador", da argentina Juana Manso, e "Homens de Milho", do guatemalteco Miguel Ángel Asturias.
Agora passam o chapéu para, em parceira com a Zain, editarem "O Recurso do Método", livro do cubano Alejo Carpentier, pai do termo "real maravilhoso".
Publicado originalmente em 1974, o romance mistura história e ficção para repassar parte da trajetória da América Latina a partir da saga de um ditador deposto tratado como Primeiro-Magistrado, à frente de uma nação entre 1913 e 1940.
Ensaios sobre o que estamos fazendo com o mundo
Por fim, Ana Rüsche, escritora e ensaísta que sempre merece atenção, está para lançar dois livros pela Bandeirola. Os títulos trazem um tanto do assunto que Ana vem pesquisando nos últimos anos: os debates ecológicos de nosso tempo encarados pelo olhar da literatura, com destaque para as utopias e distopias.
"Quimeras do Agora" reúne textos críticos sobre o Antropoceno, conceito criado para apontar o momento em que a ação humana passa a impactar na estrutura geológica da Terra. "Filamentos", por sua vez, agrupa comentários de Ana sobre a leitura de obras de 45 escritores de ficção e não ficção que dialogam com o tema de suas pesquisas.
Assine a Newsletter da Página Cinco no Substack.
Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Bluesky, Instagram, YouTube e Spotify.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.