Topo

Página Cinco

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cartas de amor em meio ao caos - papo com Henrique Rodrigues

Rodrigo Casarin

Colunista do UOL

10/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ana Pessoa, Bruno Ribeiro, Clotilde Tavares, Cristiane Sobral, Edney Silvestre, Jacques Fux, Jessé Andarilho, João Anzanello Carrascoza, Luísa Mussnich, Marcela Dantés, Marcelo Moutinho, Mário Rodrigues, Mateus Baldi, Natalia Borges Polesso, Natalia Timerman, Olívia Nicoletti, Paula Gicovate, Renata Belmonte e Taylane Cruz.

Foi esse o time de autores que Henrique Rodrigues escalou para a antologia "Correio Amoroso - 20 Cartas Sobre Paixões, Encontros e Despedidas" (Oficina Raquel), que ainda tem um conto do próprio Henrique.

Ele, aliás, que convidei para o papo que vocês ouvirão a seguir.

Há tempos que Henrique é um organizador de antologias. Ele que orquestrou coleções de contos sobre os Beatles e a Legião Urbana, por exemplo. As particularidades desse tipo de trabalho é um dos assuntos da conversa.

Também falamos um tanto, claro, sobre "Correio Amoroso", sobre a ideia de vir tratar de amor bem em meio ao caos em que estamos metidos. Mas já antecipo, boa parte dos contos do livro narram histórias de amores destroçados, o que soa como marca de nossa época.

Henrique é um autor que ataca em diversas frentes. São dele, por exemplo, o romance "O Próximo da Fila", os poemas de "Previsão Para Ontem", a coleção de crônicas "Rua do Escritor", o infantil "O Pé de Meia e o Guarda-Chuva" e uma adaptação de "A Revolução dos Bichos" sobre a qual escrevi recentemente.

Analista cultural, Henrique transita pelos bastidores de diversos encontros literários que acontecem pelo país. Por conta dessa trajetória e desse olhar que também falamos sobre os caminhos da criação artística, sobre as muitas formas de se ver a diversidade e tocamos em alguns pontos da literatura - e do que está no entorno da literatura - feita hoje no país.

A foto de Henrique usada na divulgação do podcast foi feita por Silvia Alcântara.

O podcast do Página Cinco está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Deezer, no SoundCloud e no Youtube.

Você pode me acompanhar também por essas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.