Topo

Página Cinco

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Podcasts preciosos para quem gosta de livros e de literatura

A Lisa também iria gostar dessa lista de podcasts sobre livros e literatura - Reprodução
A Lisa também iria gostar dessa lista de podcasts sobre livros e literatura Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

13/12/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Há duas semanas o Spotify entregou retrospectivas do ano aos seus ouvintes e criadores que disponibilizam conteúdo na plataforma. Não tenho do que reclamar. O ano foi bom para o podcast aqui da Página Cinco. O formato de entrevistas mais longas sobre assuntos relevantes e com alguns dos nomes mais importantes da nossa cena literária e editorial se consolidou. O programa ultrapassou o episódio 100, um marco. Além disso, só no Spotify, o número de horas escutadas quase quintuplicou, crescimento que pude notar pela quantidade de gente que mostrou o Página Cinco como um dos seus podcasts mais ouvidos.

Agradeço a companhia de todos, mas aproveito a deixa para ir além do meu umbigo. Aqui, alguns outros programas de livros e de literatura que costumo escutar com frequência:

- Põe na Estante - tocado pela jornalista Gabriela Mayer, o Põe na Estante é um clube de livro no formato de podcast. A cada episódio, a apresentadora conversa com outros dois convidados sobre a leitura da vez. A temporada mais recente foi dedicada à literatura latino-americana e deu atenção a livros como "País sem Chapéu", do haitiano Dany Laferrière. Bola dentro de Gabriela a ideia de chamar sempre para a conversa um conterrâneo do autor ou autora da vez.

Bom ponto de partida para conhecer o programa pode ser o episódio sobre "Terra Fresca da Sua Tumba", da boliviana Giovanna Rivero. O papo contou com a participação da também jornalista Jéssica Balbino, que até outro dia dividia os microfones do podcast Rabiscos, que também merece atenção, com Tadeu Rodrigues.

- 30:Min - um dos programas literários mais longevos da nossa podosfera, o 30:Min segue entregando episódios nos quais assuntos atuais da cena literária são discutidos com descontração. Mais de 300 edições depois da estreia, conta também com um catálogo precioso. Na bancada do programa, Cecilia Marcon, AJ Oliveira, Arthur Marchetto e Vilto Reis (que anda um tanto afastado), além de um ou outro convidado eventual.

- LiteraturaBr - o programa é novato, mas, com quase duas décadas de vida, o site LiteraturaBr é outro veterano quando o assunto é literatura na internet brasileira. No podcast, o escritor e crítico literário Ivandro Menezes e o editor Nathan Matos recebem outros colaboradores do portal para conversar sobre assuntos como as últimas premiações literárias e a representatividade nas HQs. Ivandro também toca o Lavadeiras de São Francisco, no qual mostra um olhar bastante aguçado para captar livros valiosos que saem por pequenas editoras.

- Grandes Leitores - entrar em bibliotecas pessoais para conversar sobre a experiência da leitura. É essa a proposta deste podcast comandado pela jornalista portuguesa Isabel Lucas (já conversei com ela no da Página Cinco por conta do livro "Viagem ao País do Futuro"). O que se destaca em Grandes Leitores são as conversas animadas, informais, às vezes algo caóticas (no melhor dos sentidos), sobre descobertas e o prazer da leitura. Também na linha de repassar o histórico com as palavras, outro que merece a escuta é o Cruzamentos Literários, com papos com escritores de diferentes países da comunidade lusófona.

- Clube do Livro - recorte das participações de José Godoy durante a programação da CBN, aqui os lançamentos ganham mais atenção, ainda que ocasionalmente Godoy resgate bons títulos que já estão em nossas livrarias há algum tempo. O papo leve e sucinto (em torno de 10, 12 minutos) fica ainda mais interessante quando há a participação da ótima Tatiana Vasconcellos

Faixas bônus: entende um pouco de espanhol? Pois El Anaquel é um ótimo programa na língua de Gabo. Curte história? O História FM merece, então, estar nos seus ouvidos - aqui o assunto central não é a literatura, mas sempre há livros indicados no final de cada episódio.

Também tem sugestões para mim? É só deixar nos comentários.

Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e Spotify.