Topo

Página Cinco

25 citações para você fazer bonito no centenário de Clarice Lispector

Clarice - Arquivo pessoal
Clarice Imagem: Arquivo pessoal

Colunista do UOL

10/12/2020 00h05

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Clarice Lispector. A autora de "A Hora da Estrela", "A Paixão Segundo G. H.", "Laços de Família" e tantos outros livros fundamentais de nossa literatura se tornou não apenas um nome gigantesco da arte no país, mas também uma improvável estrela pop. É bastante comum esbarrar pela internet com citações atribuídas a Clarice, o que pode ser um perigo.

Também é bastante comum encontrar dizeres erroneamente atribuídos à escritora (ou atribuídos de má-fé mesmo, apostando na capacidade que o nome tem de alçar qualquer bobagem ao posto de frase genial aos olhos de muitos). Para driblar as famosas menções apócrifas, vasculhei livros de Clarice e retirei deles 25 citações.

Essas vocês podem usar sem medo de errar, são mesmo de Clarice Lispector (ou de personagens criadas pela autora). Junto de cada citação, o nome da crônica, conto ou romance de onde a pesquei:

"Acho que não preciso vencer na vida" - "A Hora da Estrela".

"Mas há a vida que é para ser intensamente vivida, há o amor. Há o amor. Que tem que ser vivido até a última gota. Sem nenhum medo. Não mata" - "Mas Há a Vida".

"Eu sou sim. Eu sou não. Aguardo com paciência a harmonia dos contrários. Serei um eu, o que significa também vós" - "Sim e Não".

"Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante" - "Felicidade Clandestina".

"Sou tão misteriosa que não me entendo" - "O Meu Próprio Mistério".

"A mulherice só lhe nasceria tarde porque até no capim vagabundo há desejo de sol" - "A Hora da Estrela".

"Aí está ele, o mar, a mais ininteligível das existências não humanas. E aqui está a mulher, de pé na praia, o mais ininteligível dos seres vivos" - "As Águas do Mundo".

Clarice Lispector  - Arquivo IMS - Arquivo IMS
Imagem: Arquivo IMS

"Nós, os artistas do grande negócio, sabemos que a obra de arte não nos entende. E que viver é missão suicida" - "Discurso de Inauguração".

"É difícil perder-se. É tão difícil que provavelmente arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo" - "A Paixão Segundo G. H.".

"Eu havia humanizado demais a vida" - "A Paixão Segundo G. H."

"Perdão é um atributo da matéria viva" - "A Paixão Segundo G. H."

"Tenho medo de que nem o Deus compreenda que a santidade humana é mais perigosa que a santidade divina" - "A Paixão Segundo G. H."

"A vida se me é. A vida se me é, e eu não entendo o que digo. E então adoro" - "A Paixão Segundo G. H."

Clarice Lispector - Acervo IMS - Acervo IMS
Imagem: Acervo IMS

"A desistência tem que ser uma escolha. Desistir é a escolha mais sagrada de uma vida. Desistir é o verdadeiro instante humano. E só esta, é a glória própria de minha condição./ A desistência é uma revelação" - "A Paixão Segundo G. H."

"A trajetória somos nós mesmos. Em matéria de viver, nunca se pode chegar antes. A via-crúcis não é um descaminho, é a passagem única, não se chega senão através dela e com ela" - "A Paixão Segundo G. H."

"O divino para mim é o real" - "A Paixão Segundo G. H."

"Eu é que serei demoníaca ou anjo; se eu for demoníaca, este é o inferno; se eu for anjo, este é o paraíso" - "A Paixão Segundo G. H."

"O que me atrapalha a vida é escrever" - "A Hora da Estrela".

"- Eu me doo o tempo todo./ - Aonde?/ - Dentro, não sei explicar" - "A Hora da Estrela".

"Na hora em que o justiceiro mata, ele não está mais nos protegendo nem querendo eliminar um criminoso, ele está cometendo o seu crime particular, um longamente guardado" - "Mineirinho".

Clarice -                                 ARQUIVO AE                             -                                 ARQUIVO AE
Imagem: ARQUIVO AE

"Enquanto a terra for objeto de especulação, o Brasil estará em perigo. Se continuarmos a ser objetivos da ambição alheia, o brasileiro será um pobre coitado e continuar-se-á a matar não só índios, mas a nós também" - "A Matança dos Seres Humanos: Os Índios".

"Não queria formar a vida porque a existência já existe. Existe como um chão onde nós todos avançamos. Sem uma palavra de amor. Sem uma palavra. Mas teu prazer entende o meu. Nós somos fortes e nós comemos. Pão é amor entre estranhos" - "A Repartição dos Pães".

"Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa. Ela não é fácil. Não é maleável. E, como não foi profundamente trabalhada pelo pensamento, a sua tendência é a de não ter sutilezas e de reagir às vezes com um verdadeiro pontapé contra os que temerariamente ousam transformá-la numa linguagem de sentimento e de alerteza. E de amor" - "Declaração de Amor".

"Meu Deus, até que ponto vou na miséria da necessidade: eu trocaria uma eternidade de depois da morte pela eternidade enquanto estou viva" - "A Fome".

"Eu sei morrer. Morri desde pequena. E dói mas a gente finge que não dói. Estou com tanta saudade de Deus" - "Brasília".

Você pode me acompanhar também pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e Spotify.