Claro contra-ataca Mercado Livre e lança combo de 5 streamings por R$ 69,90

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A batalha dos combos de streaming no Brasil se intensifica. Uma semana após o Mercado Livre lançar um pacote com Netflix, Disney+, HBO Max e Apple TV com desconto, a Claro apresenta em primeira mão nesta coluna a sua resposta —com uma oferta que inclui uma plataforma a mais.
A partir de hoje, 17, a operadora passa a oferecer o plano Claro tv+ Streamings, que reúne Netflix, Disney+, HBO Max, Apple TV e Amazon Prime Video por R$ 69,90 ao mês. Com exceção da Apple, todos estão na versão com anúncios. Os canais lineares tradicionais não estão inclusos, apenas o vídeo sob demanda.
A economia chega a R$ 58,90, o equivalente a 45%, em relação às assinaturas separadas. Existe uma fidelidade de 12 meses, com pagamento adicional em caso de cancelamento antes desse período. Quem não quiser se prender ao contrato ou optar pelos planos sem intervalos publicitários pode pagar a diferença.
Clientes de banda larga também têm acesso ao Globoplay, o que eleva o pacote a seis plataformas. Entre as grandes, a única ausente é o Paramount+.
Para quem já é assinante dos streamings, é possível fazer a integração usando o mesmo email cadastrado no serviço no momento da ativação na Claro, sem a necessidade de cancelamentos.
O "super bundle", como a Claro chama internamente, também chega aos planos Claro tv+ Box (com set-top box conectado via internet) e Claro tv+ App (via aplicativo). Esses pacotes, que já ofereciam canais lineares como TNT, GloboNews e SporTV, passam a incluir as mesmas plataformas de vídeo pela internet. Os preços são de R$ 119,90 e R$ 99,90 por mês, respectivamente, com economia de até 55%, segundo a companhia.
Os usuários atuais da operadora podem migrar de plano em contato com a central de atendimento.
"O movimento fortalece a nossa estratégia de criar um hub híbrido de TV e streaming", informou a empresa à coluna. "A Claro vem firmando parcerias e ampliando acordos para democratizar o acesso ao entretenimento, com uma proposta de valor altamente competitiva, atendendo a uma demanda crescente do público".
Estratégia agressiva
O Mercado Livre deu o pontapé inicial dos super bundles no último dia 7, com o Meli+ Mega —que reúne Netflix, Disney+, HBO Max e Apple TV por R$ 39,90 até dezembro, e R$ 74,90 após esse período.
A economia com o vídeo sob demanda é de R$ 68,70, ou 63%, no preço promocional. No valor final, a redução fica em R$ 33,70, ou aproximadamente 31%. O cálculo não considera os outros benefícios oferecidos pela companhia.
"Mais do que oferecer conveniência, esse movimento expressa nossa ambição de sermos um ecossistema que democratiza não apenas o e-commerce e os serviços financeiros, mas também o acesso ao conteúdo", explica Pablo Garcia, VP de Loyalty e Entertainment do Mercado Livre.

Uma das vantagens, aponta Garcia, é que os assinantes podem gerenciar todas as assinaturas em um único local, incluindo meio de pagamento e datas de vencimento, além de realizar o upgrade para os planos sem anúncios de forma prática. Caso seja utilizado o mesmo email, o sistema coordena os débitos automaticamente, pausando a cobrança anterior.
"Oferecer opções de combo personalizado, incluindo versões com ou sem anúncios, reflete nosso compromisso em democratizar o acesso ao conteúdo e garantir que os clientes escolham o que mais faça sentido para a realidade deles", explica o executivo.
O maior desafio foi coordenar a negociação e a integração técnica entre os quatro gigantes globais de streaming, garantindo uma experiência unificada e fluida para o usuário final. Pablo Garcia, VP de Loyalty e Entertainment do Mercado Livre
Além dessas vantagens, é possível assinar Globoplay Premium (que inclui os canais lineares pagos), Paramount+ e Universal+ de forma adicional, com 30% de desconto. Tudo isso se soma ao Mercado Play, que é 100% gratuito e aberto a qualquer pessoa, sem a necessidade de criar uma conta.
Competição acirrada
As novidades de Claro e Mercado Livre chegam em um momento no qual os streamings perceberam que precisam somar para continuar crescendo.
Com a exibição de publicidade em seus pacotes mais básicos, as plataformas necessitam ampliar a base de espectadores nos planos mais baratos —para, dessa forma, arrecadarem mais dos anunciantes.
A vantagem dos "super bundles" é justamente a assinatura em bloco, o que diminui o chamado "churn", ou seja, a rotatividade de clientes. A cobrança também é terceirizada para o parceiro, diminuindo custos e dores de cabeça.
Já para o usuário, além do desconto, tudo passa a vir em uma só fatura, sem cobranças espalhadas no cartão. No uso cotidiano, porém, nada se altera: os conteúdos continuam sendo acessados dentro de cada serviço, em sua própria interface e aplicativo.
A adição da Netflix a esses pacotes é um importante ponto de virada: antes agnóstica ao modelo, a empresa agrega valor por ser aquela que tem a menor taxa de cancelamentos no mercado.
"A parceria da Netflix, e dos outros streamings, é um diferencial grande", diz Pablo Garcia, do Mercado Livre.

Outro grande atrativo é que os combos funcionam como porta de entrada para o ecossistema das empresas e de seus parceiros.
Na Claro, inclui outros benefícios do Amazon Prime —como frete grátis no e-commerce da Amazon, além de Amazon Music e Prime Gaming. E ainda que a operadora afirme que segue valorizando a televisão tradicional, a estratégia de "hub híbrido" abre novas possibilidades com o declínio da TV paga. Além da fuga de clientes, programadoras importantes, como Disney e Paramount, estão deixando o modelo de negócio.
O Mercado Livre é ainda mais agressivo. Além de entregas rápidas gratuitas, o combo oferece cashback e rendimentos maiores nas aplicações feitas no Mercado Pago, o banco do grupo. Para Pablo Garcia, isso "[reflete] de forma concreta a nossa estratégia de fidelizar o cliente e maximizar a experiência e a conexão com milhões de usuários".
Na prática, o espectador entra pelos filmes e séries, mas permanece pelos benefícios extras —e acaba gastando mais ali do que nos concorrentes. O vídeo sob demanda funciona como isca para atrair usuários e mantê-los na base.
"Enxergamos uma evolução inevitável em direção à consolidação e à conveniência. O consumidor continuará priorizando propostas que ofereçam melhores combinações de conteúdo de qualidade com economia e simplicidade", acredita o executivo.
Uma coisa é certa: a guerra pela nossa atenção está só no começo. Em troca, você apenas precisa dar alguns minutos do seu tempo —e a sua fidelidade.
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