PUBLICIDADE
Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Séries, memórias, história: 5 livros recentes sobre o mundo da televisão

Aaron Paul e Bryan Cranston em "Breaking Bad", uma das séries da era de ouro da TV americana, tema do livro "Séries" - Reprodução / Internet
Aaron Paul e Bryan Cranston em "Breaking Bad", uma das séries da era de ouro da TV americana, tema do livro "Séries" Imagem: Reprodução / Internet
Mauricio Stycer

Mauricio Stycer é jornalista desde 1985. Repórter e crítico do UOL, colunista da Folha de S.Paulo, passou por Jornal do Brasil, Estadão, Folha, Lance!, Época, CartaCapital, Glamurama Editora e iG. É autor de "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018).

Colunista do UOL

16/05/2021 06h01

O mercado editorial não costuma dar a atenção devida ao que acontece na televisão, mas de tempos em tempos alguns livros sobre este universo são publicados. Segue uma pequena lista com cinco lançamentos recentes:

séries - Reprodução - Reprodução
"Séries, o livro: De onde vieram e como são feitas" (Objetiva, 208 págs., R$ 50)
Imagem: Reprodução

Séries - o livro: De onde vieram e como são feitas (Objetiva, 208 págs., R$ 50) - Dedicado a fãs de séries, o livro de Jacqueline Cantore e Marcelo Rubens Paiva traz bastante informação sobre como este formato se tornou dominante no mercado audiovisual, culminando na chamada "era de ouro" da TV americana. Fala de obras-primas, como "Breaking Bad" e "Família Sopranos", mas também séries mais obscuras, porém de qualidade. Com um pé no didatismo e no "como fazer", o livro traz dicas úteis a quem pretende se aventurar no ramo do desenvolvimento e da criação de ficções para a TV.

A Melhor Televisão do Mundo (Terceiro Nome, 212 págs., R$ 37) - Escrito em tom memorialístico, por José Roberto Filippelli, descreve o papel do executivo na exportação de alguns títulos marcantes da Globo, como "Escrava Isaura", "Malu Mulher" e "Você Decide", e o impacto que alcançaram em diferentes países. Filipelli foi diretor de vendas internacionais da Globo para quatro continentes, entre 1977 e 1999.

Sou a Mãe Dela (Globo Livros, 228 páginas, R$ 38) - Quem conhece Adriana Araújo apenas da TV vai se surpreender, e muito, com este livro no qual ela narra a saga de Giovanna Araújo, sua filha, nascida com uma deformidade ortopédica rara e de efeitos muito dolorosos. A autora foi apresentadora do "Jornal da Record" e deixou a emissora em março, após 15 anos de contrato.

Conversa com Bial em casa (Cobogó, 288 págs., R$ 47,60) - Com o subtítulo "Os 70 anos da TV brasileira em tempos de internet e isolamento social", este livro reproduz algumas das boas entrevistas que Pedro Bial fez durante a pandemia, em esquema "caseiro", com Glória Maria, Laura Carvalho, Paulo Gustavo, Xuxa, Daniel Filho, Ary Fontoura, Lima Duarte, Betty Faria, Glória Pires e William Bonner, entre muitos outros.

Sempre Raia um Novo Dia ((Harper Collins, 256 págs., R$ 44,90) - As lembranças da atriz Claudia Raia, ainda no auge de sua carreira, são tão divertidas quanto surpreendentes. Com transparência, Claudia fala de romances, namoros e muitos bastidores de TV. Mais do que uma mera autobiografia complacente, o livro oferece ao leitor a chance de bisbilhotar um pouco a indústria do entretenimento em que ela atua há tanto tempo.

Stycer recomenda
Power Couple começa ótimo, com elenco obscuro e prova incompreensível

No Limite comete erro básico ao não lembrar quem são os ex-BBBs do reality

Filha de Beth Carvalho pede a Bial que entreviste Lula e Globo corta

'Mestre do Sabor': chef Leo Paixão bomba nas redes ensinando comida simples

Pior da semana
Demitida, repórter diz que TV Vanguarda a afastou por estar acima do peso

Melhor da semana
Contratado pela Globo, Gil não largará PhD em universidade nos EUA

Podcast
Zeca Camargo relembra perrengues de 'No Limite'

Uma versão deste texto foi publicada originalmente na newsletter UOL Vê TV, que é enviada às quintas-feiras por e-mail. Para receber, gratuitamente, é só se cadastrar aqui.

Siga a coluna no Facebook e no Twitter.