Topo

Mauricio Stycer

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Leifert liga saída de Sarah à briga com Juliette e omite deboche com covid

BBB 21: Sarah é a oitava eliminada do BBB - Reprodução/ Globoplay
BBB 21: Sarah é a oitava eliminada do BBB Imagem: Reprodução/ Globoplay

Colunista do UOL

31/03/2021 00h43Atualizada em 31/03/2021 18h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Como lembrou Tiago Leifert ao receber a oitava eliminada do "BBB 21", Sarah teve um início brilhante no programa, mas perdeu o foco, cometeu alguns erros capitais e saiu eliminada com 76,76% dos votos, numa disputa contra Rodolffo (22%) e Juliette (1,24%).

O que Sarah fez de errado? No discurso antes de anunciar a eliminação, Leifert evitou sugerir qualquer possibilidade. Em cima do muro, disse que "o rumo do jogo nem a gente entende". Não é verdade.

Ao receber Sarah no palco, o apresentador atribuiu a eliminação ao rompimento da participante com Juliette. É uma razão, sim. O fã-clube da maquiadora, o maior nesta edição, votou em peso pela saída da rival.

Mas não foi só isso, e Leifert sabe muito bem. Sarah fez vários comentários desdenhosos sobre a pandemia de coronavírus, mostrando despreocupação com a covid-19 e mesmo pouca empatia com as pessoas que estão sofrendo por causa da doença.

Em uma ocasião, falou que achava que a pandemia "não está tão ruim assim" e, logo depois, chamou de "frescura" os protocolos adotados para conter o vírus. "Eu fui para Réveillon esse ano, uma frescura da porr*. Toda hora chegava polícia, falando para ficar nas mesas, esse negócio de distanciamento, tinha que fazer teste antes", reclamou.

Também disse: "Quando eu fiz a entrevista, eles falaram pra mim: 'a pandemia não existe para você? Ninguém está morrendo para você?'. Eu disse: 'uai, eu não tô sentindo é nada'" (veja outras frases dela aqui).

Uma noite, Leifert se dirigiu aos participantes e fez um alerta sobre o assunto, lembrando que a pandemia estava ainda mais forte e violenta do que quando eles entraram no "BBB". Não citou o nome de Sarah, mas foi um recado direto para ela.

Disse o apresentador:: "A gente ainda está no meio da pandemia! Sei que vocês olham as festas e falam: 'Nossa, deve estar tudo bem!'. Não está! A gente continua trabalhando da mesma forma que no ano passado, várias restrições, álcool, máscara, está igual. Até um pouco pior do que quando vocês entraram."

Sarah também atraiu antipatia de parte do público ao revelar, em mais de uma ocasião, simpatia pelo presidente Bolsonaro. Uma das edições do programa chegou a mostrar uma fala dela a respeito.

Em resumo, o público merecia uma explicação melhor sobre a trajetória de Sarah. Leifert ficou devendo.

Correção

Errei e acho indispensável registrar que Tiago Leifert não tem culpa pelo fato de não ter feito qualquer menção ao deboche de Sarah em relação à covid-19 no momento da eliminação. De fato, a responsabilidade foi da direção do programa.

Como diz a mensagem enviada pela Globo: "A abordagem realizada ao final do programa é definida pela direção do reality. E, conforme citado no artigo, no dia 23 de março, o programa alertou os participantes e o público sobre o momento atual da pandemia, assim como fez na edição passada".