Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

F1 começa na Band com excesso de ironias dirigidas à Globo

Colunista do UOL

28/03/2021 12h16Atualizada em 29/03/2021 10h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Globo perdeu a F1 após 40 anos, mas não foi esquecida pela Band, que adquiriu os direitos para mostrar as próximas duas temporadas. A emissora carioca foi alvo de vários comentários neste domingo (28), no "esquenta" para o GP do Bahrein.

O mais explícito foi feito por Nelson Piquet, que participou ao vivo do "Show de Esporte". Após elogiar a Band ("Isso é uma maravilha; vocês estão de parabéns"), o piloto disparou: "Eu estou feliz com vocês da Band fazendo Fórmula 1, que largou essa Globolixo, né".

O comentário de Piquet provocou risos constrangidos dos demais presentes no estúdio (Glenda Kozlowski, Elia Jr. e Reginaldo Leme), mas ninguém falou nada.

O narrador Sergio Mauricio, que vai comandar as transmissões da Band, também alfinetou a Globo, onde trabalhou por 29 anos: "A F1 tratada como deve ser tratada", disse antes da largada neste domingo.

Sergio Mauricio também abraçou um slogan criado pela emissora para divulgar as transmissões - "Isso a Band mostra" -, uma piada com o quadro de humor "Isso a Globo não mostra", exibido no "Fantástico" entre 2019 e 2020.

É compreensível a alegria da Band e dos profissionais envolvidos - vários deles vindos da Globo - no projeto de F1. A emissora tem uma longa tradição de cobertura de grandes eventos esportivos, mas deveria olhar para a frente, e não para trás.

Em tempo: Foi a Band que divulgou originalmente o comentário de Piquet ("Globolixo"). O texto "Nelson Piquet se exalta ao comentar F1 na Band" foi ao ar no site do canal, com vídeo, às 11h24 de domingo. Não está mais disponível.

Nelson Piquet elogia a Band e fala "Globolixo"