Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Será que o BBB 21 chegou ao ápice antes da hora? Público está votando menos

Disfarçada como "dummy", Carla Diaz retorna à casa após um paredão falso - Reprodução / TV
Disfarçada como "dummy", Carla Diaz retorna à casa após um paredão falso Imagem: Reprodução / TV

Colunista do UOL

13/03/2021 11h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Iniciada a sétima das 14 semanas programadas do "BBB 21", há razões para suspeitar que o melhor do programa ficou para trás. A eliminação em sequência, entre a quarta e a sexta semana, de três dos principais "vilões" do reality show (Nego Di, Karol Conká e Lumena) reforçou esta impressão.

Em defesa desta ideia, basta olhar para o total de votos nos paredões até agora. Eles vão num crescendo até a eliminação de Karol e, então, caem de forma significativa, apontando uma clara perda de interesse do público em decidir o destino dos participantes:

1. Kerline: 29 milhões
2. Bil: 105 milhões
3. Nego Di: 169 milhões
4. Karol: 285 milhões
5. Lumena: 97 milhões
6. Carla (falso): 62,6 milhões

O quinto paredão do "BBB 20", o da eliminação de Bianca Andrade, teve 132 milhões de votos. Mas a coisa só esquentou mesmo a partir do oitavo paredão, com a eliminação de Pyong, com um total de 385 milhões de votos. Sete dos dez paredões com mais votos na história do programa ocorreram na edição passada.

Contra a ideia de que estaria ocorrendo uma perda de interesse do público, há uma outra série significativa de números - os índices de audiência do programa em São Paulo, o maior mercado do país. Segundo o Kantar Ibope, os números do "BBB 21" estão num bom patamar, em torno de 29 pontos, e apontam que a melhor média semanal ocorreu justamente na semana da eliminação de Lumena.

Na semana anterior, a da eliminação de Karol, o programa bateu o seu recorde de audiência (38,3 pontos na noite do paredão) e de votos (285 milhões), mas a média semanal foi prejudicada pelo resultado de quinta-feira (25/2), quando o programa foi ao ar tarde, após a exibição da última rodada do Brasileirão, e registrou apenas 13,4 pontos.

O paredão falso, exibido nesta terça-feira (09), veio para quebrar a rotina e mostra que a direção do programa tem cartas na manga para manter a temperatura alta. A espetacular volta de Carla, vestida como um "dummy", dando ordens para os participantes acordarem e irem para a área externa, foi um momento antológico do reality.

Num sinal de que ainda está mobilizando o público, a audiência deste episódio, 32,9 pontos em São Paulo, foi a segunda melhor do programa, só inferior à da noite de eliminação de Karol.

Resta ver se os trunfos de Carla (o que ouviu, ou acha que ouviu, e o medo dos demais participantes) serão capazes de mexer com a dinâmica do programa.

Levo fé que, por sua própria natureza, o "BBB" ainda vai ver surgir novos vilões e novas situações internas, desenvolvendo conflitos inesperados. Mas é evidente que o programa perdeu um pouco da sua temperatura inicial.

Não acho que o "BBB 21" chegou ao ápice antes da hora, mas já viveu momentos melhores do que os atuais. Ainda assim, acredito que o programa promete surpresas.

Stycer recomenda
"Ontem tivemos um JN épico", diz Lula; ex-presidente está errado, diz Globo

Agravamento da pandemia é uma ducha de água fria nos planos da TV

Silvio Santos interrompe programa para exibir discurso do genro

Racismo, suicídio e decepção com pai: revelações bombásticas de Meghan e e Harry

Melhor da semana
Há dez anos Caetano estacionava no Leblon (e eu estava lá)

Pior da semana
Bacci extrapola e vira investigador ao entrevistar suposta vítima de abuso

Podcast
Manuela Dias: 'Amor de Mãe' terá um 'último capítulo' por dia

Uma versão deste texto foi publicada originalmente na newsletter UOL Vê TV, que é enviada às quintas-feiras por e-mail. Para receber, gratuitamente, é só se cadastrar aqui.

Siga a coluna no Facebook e no Twitter.