Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

"Ontem tivemos um JN épico", diz Lula; ex-presidente está errado, diz Globo

10.mar.2021 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista coletiva na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP) - Reprodução/YouTube
10.mar.2021 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante entrevista coletiva na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP) Imagem: Reprodução/YouTube

Colunista do UOL

10/03/2021 12h47Atualizada em 10/03/2021 14h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na sua primeira manifestação pública após a anulação pelo STF das condenações pela operação Lava Jato, o ex-presidente Lula dedicou alguns minutos de sua fala à Rede Globo. Alvo frequente de críticas, a emissora mereceu um elogio irônico: "Ontem tivemos um Jornal Nacional épico".

Lula se referiu à reportagem de mais de 30 minutos do telejornal, exibida na noite de terça-feira (09), relatando os votos dos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski no processo que analisa a suspeição do ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro.

"Fiquei muito feliz porque depois da divulgação de tanta mentira contra mim, ontem acho que nós tivemos um 'Jornal Nacional' épico. Acho que quem assistiu televisão não estava acreditando no que estava vendo. Pela primeira vez, a verdade prevaleceu", disse. "Dito não por ninguém do PT. Dito pelo presidente da segunda turma do STF, ministro Gilmar Mendes, pelo Lewandowski, pela Carmem Lúcia", concluiu o ex-presidente.

A Globo respondeu imediatamente, em nota lida pela apresentadora Aline Midlej na GloboNews: "O ex-presidente Lula fez criticas aos órgãos de imprensa, e à Globo em especial. Elogiou a cobertura do 'Jornal Nacional', que classificou de 'épica'. Deu a entender que ontem a Globo relatou a verdade, o que antes não fazia. E desejou que este passe a ser o padrão do jornalismo da emissora. O ex-presidente está errado. O jornalismo da Globo se dedica a relatar os fatos e buscar a verdade e vai continuar a fazê-lo, mas não somente os fatos e as verdades que lhe sejam favoráveis."

É o segundo dia seguido que a Globo se vê obrigada a responder a críticas ao seu jornalismo. Na noite de terça-feira, (09), ao reproduzir inúmeros trechos do voto de Mendes, o "JN" exibiu uma passagem em que o ministro criticou o papel da mídia na cobertura da Lava Jato:

"Tudo isso não se realizaria sem um tipo de cumplicidade da imprensa. É bom que se diga isso. Esse modelo de Estado totalitário que se desenhou teve a complacência da mídia. Tudo tinha que ser noticiado dentro dessa perspectiva", disse o ministro.

O apresentador William Bonner classificou a crítica de Mendes como um "ataque à imprensa". E leu: "Em relação ao jornalismo da Globo, é preciso dizer que aqui nós nos dedicamos a registrar os fatos, as suas repercussões e os seus desdobramentos. Como estamos fazendo agora na cobertura do julgamento da suspeição do ex-juiz Sergio Moro".

Em sua fala, nesta quarta, o ex-presidente Lula também se referiu ao que, na sua opinião, é um noticiário com viés político da emissora: "A Globo não tem que gostar ou não gostar de um presidente ou de um partido. Isso fazem na hora de votar. Na hora de informar, só deve dizer a verdade".

O discurso de Lula foi transmitido ao vivo pelos canais de notícias GloboNews, CNN Brasil e BandNews. A RecordNews não exibiu ao vivo na íntegra.