Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

"Pessoas inocentes sofrem, isso acontece o tempo todo", diz Woody Allen

Woody Allen abre temporada de entrevistas do Conversa com o Bial. - Reprodução/Vídeo
Woody Allen abre temporada de entrevistas do Conversa com o Bial. Imagem: Reprodução/Vídeo

Colunista do UOL

09/02/2021 09h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Boicotado por causa de uma acusação de abuso sexual contra a própria filha, que ele afirma ser falsa, o Woody Allen que deu entrevista a Pedro Bial não tem muita esperança de que mudem de opinião a respeito dele.

Sereno, conformado e pessimista, o cineasta elogiou o movimento #MeToo ("Faz muito bem para as mulheres"), mas registrou: "Como em todos os movimentos, às vezes a coisa perde o controle, e erros são cometidos, e pessoas inocentes sofrem. Isso acontece o tempo todo."

E apontou o que, na sua visão, são exageros do movimento: "Se um homem tem que se preocupar de entrar no escritório e falar que uma mulher está bonita e, de repente, perder o emprego... Claro, é só um exemplo. Isso não ajuda a elas nem à sociedade em geral".

Allen deu entrevista ao "Conversa com Bial" dentro da campanha de promoção de sua autobiografia, lançada no Brasil pela Globo Livros. Nos EUA, o livro ia ser editado originalmente pela Hachette, mas a editora desistiu por causa das acusações contra o cineasta, e a obra foi lançada pela Arcade.

O cineasta comentou a reação da Hachette e também de atores que vieram a público dizer que se arrependiam de ter trabalhado com ele. "Estou sendo boicotado, mas eles estão cometendo um erro. Pessoas cometem erros e esse é mais um erro que estão cometendo. Talvez um dia entendam isso, talvez não", disse a Bial.

Na boa conversa, de 45 minutos, Allen foi questionado sobre o seu pessimismo crônico e se a pandemia de coronavírus seria a catástrofe que ele sempre esperou: "Passei a minha vida esperando uma notícia ruim, uma catástrofe, e tive muita sorte porque esse baque terrível e catastrófico nunca aconteceu", disse. "Coronavírus é um pesadelo, mas não é o baque que eu espero a qualquer momento"

Diante do ótimo resultado da temporada 2020 do "Conversa com Bial", realizada de forma remota, a Globo antecipou a volta do programa para o início de fevereiro (normalmente, seria em março). A entrevista com Woody Allen marcou o início auspicioso da nova temporada.