Topo

Mauricio Stycer

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Manipulação? Boninho culpa Lucas e promete a Projota: BBB 21 "vai mudar"

Boninho (Foto: Reprodução/Instagram) - Reprodução / Internet
Boninho (Foto: Reprodução/Instagram) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

07/02/2021 12h36

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Logo após Lucas Penteado desistir do "BBB 21", Projota cogitou fazer o mesmo. O que motivou o rapper a sair ainda não está muito claro, mas teria relação com supostas afirmações de Lucas relatadas por Pocah.

A cantora disse ter ouvido Lucas ameaçar a família de outros participantes. Ninguém mais ouviu. Projota e Nego Di teriam acreditado nesta história.

É neste contexto que deve ser entendida a conversa de Boninho com Projota, que vazou na manhã deste domingo (07). É uma conversa assustadora pelo tanto que revela dos bastidores do "BBB".

Primeiro, Boninho coloca toda a responsabilidade pelo que ocorreu em supostos problemas de Lucas com bebida alcoólica:

"Bebia e virava Gremlin. A gente agora vai acalmar o Gremlin. A gente não sabia que ele não podia beber. A gente só descobriu depois que ele estava aí dentro. A gente não deveria nem ter deixado ele entrar. Até pra saúde mental dele. Então, tá tudo certo."

É uma fala muito grave, que expõe a intimidade e ofende a honra de Lucas. Além de também jogar a culpa sobre quem o selecionou para participar do programa.

Ao chamar Lucas de "Gremlin", Boninho reforça o argumento dos que acusam o programa de esvaziar, ou "deslegitimizar", um momento importante, que foi o beijo entre dois homens no reality.

Ainda sobre esta questão é preciso lembrar que um dos patrocinadores do "BBB" é uma marca de cerveja. E que a oferta de bebida alcoólica aos participantes é um elemento central do reality show - inúmeros conflitos, em todas as edições, ocorrem durante as festas.

Em seguida, Projota diz:

"É que, de verdade, não entrei aqui pra isso. Tá muito difícil pra mim imaginar tudo que aconteceu essa noite, como que minha família vê em casa, sabendo pelo que eu tava passando aqui sem precisar passar por isso. Eu não preciso. Eu ter que esconder uma faca por medo do que poderia acontecer".

Ouvindo Projota, parece claro a decepção do músico com o que foi oferecido a ele para participar do "BBB". Fica no ar a sugestão de que ele acreditou que teria algum privilégio, o que não ocorreu. E é muito chocante imaginar que ele tenha escondido uma faca, e ninguém da produção o advertiu por isso.

No terceiro e último trecho da conversa vazada, Boninho antecipa a Projota detalhes do "BBB" e garante que "a casa vai mudar". Para quem suspeita que a direção manipula o programa, a fala do diretor é um prato feito:

"Eu sei, cara. Você tá aí. Você entrou num jogo. Você vai falar: vou desistir? O que eu estou falando é o seguinte: Dá um tempo. A casa vai mudar. Ele saiu fora. O clima é outro. Vai mudar as coisas. Curta o seu jogo, o que você está fazendo aí. Você está se divertindo, tá cuidando da tua vida. Respira fundo. Dá um tempo pra você ver o que aconteceu. Tá todo mundo de cabeça quente, com toda razão".

Questionada sobre o vazamento, a Globo disse que está apurando o que aconteceu e vai esclarecer assim que for possível.