Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Leifert prega contra a internet, mas não explica cancelamentos no BBB21

BBB 21: Tiago Leifert apresenta o programa na noite da eliminação de Kerline - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Tiago Leifert apresenta o programa na noite da eliminação de Kerline Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

03/02/2021 01h32

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Tiago Leifert gosta de apresentar o "BBB", mas não consegue esconder que a tarefa é também um fardo. Porque o reality show da Globo ainda considera a televisão como principal plataforma, mas depende cada vez mais do engajamento que provoca nas redes sociais - e Leifert odeia as redes sociais.

Não é de hoje que o apresentador reclama do Twitter. "Detesto a rede do passarinho", disse em janeiro, duas semanas antes da estreia do "BBB 21". Como qualquer figura que ocupa um lugar de destaque na televisão, Leifert já foi muito criticado por bobagens que disse ou escreveu, por erros na apresentação de diferentes programas ou por brigas que comprou.

"O vosso apresentador aqui já foi cancelado algumas vezes, sei o quanto dói", disse ele no "Fantástico", neste último domingo (31), apresentando uma reportagem sobre "cancelamento".

Como desenhou a colunista Aline Ramos, do UOL, se tivesse sido de fato cancelado por algo que disse ou fez na TV, não estaria apresentando um dos principais programas da Globo. Teria sido afastado ou demitido. Leifert confunde crítica com cancelamento. Ele não gosta de ser criticado - e não é o único. Mas está longe de ter sido cancelado.

Nesta terça-feira (02), dia da primeira eliminação do "BBB 21", Leifert voltou a fazer uma pregação contra as redes sociais. "Cancelamento é um hábito terrível da internet, que a pessoa comete um erro e é cancelada, ela é massacrada por todo mundo. Ela cometeu um erro mesmo, ela merece até um enquadro, mas vem muita violência em cima dela."

Ele estava se referindo, porém, a cancelamentos que ocorreram dentro do programa - Lucas e Juliette foram as vítimas. Mas não quis mencioná-los e deu voltas.

"E o cancelador, aquela pessoa que detém as virtudes, vem dos céus para ensinar as pessoas como devem viver, ela é perfeita, ela tem o monopólio das virtudes, ela vai lá e não deixa a pessoa pedir desculpas, não deixa o diálogo evoluir. Então, o cancelador quase que comete uma violência maior que a violência original".

Quem mais se aproximou deste perfil, nos últimos dias, foram Karol Conká e Lumena, mas novamente Leifert não citou nomes.

Ironicamente, só o espectador que está acompanhando o BBB pela internet entendeu as referências de Leifert a cancelados e canceladores. São as pessoas com acesso a vídeos que a Globo não mostra na televisão, expondo preconceitos, baixarias e tentativas de cancelmento no reality show.

Ao final de um VT de 15 minutos sobre o assunto, o apresentador finalmente lembrou que o problema está acontecendo dentro do programa que ele apresenta:

"Como vocês viram, é muito difícil para o cancelador perceber o que ele está fazendo. Que bom que está passando isso na televisão. Acontece muito na internet, mas que bom que tá todo mundo assistindo agora. Mas a sementinha foi plantada e a casa mudou muito hoje à tarde".

Seria bom se Leifert olhasse para a internet com menos ressentimento. A tarefa de apresentar o "BBB" ficaria mais leve.