Topo

Mauricio Stycer

Direção protege Karol e deixa Lucas ser chamado de "abusador" ao vivo

BBB 21: Karol Conká chama de Lucas de abusador ao vivo - Reprodução/Globoplay
BBB 21: Karol Conká chama de Lucas de abusador ao vivo Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

02/02/2021 01h04Atualizada em 02/02/2021 11h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Muita gente esperava que a edição desta segunda-feira (01) do "BBB 21" fosse oferecer um contraponto à campanha que Karol Conká vem fazendo há dois dias contra Lucas Koka Penteado. Mas não foi o que aconteceu. O programa comandado por Tiago Leifert acabou reforçando um movimento que, para muitos, caracteriza "terror psicológico" contra o ator e cantor.

Na atividade ao vivo da noite, Leifert pediu aos participantes que nomeassem quem eles acham que são "canceladores", ou seja, donos da razão, com poder de dizer quem está certo e quem está errado, dentro da casa. Não era uma pergunta difícil para quem está vendo o programa há uma semana. Mas a grande maioria evitou a resposta mais óbvia e/ou fingiu que não entendeu.

Com exceção de Sara e Rodolffo, todos os demais participantes apontaram Lucas e Juliette, os dois "inimigos" de Karol, como "canceladores" - o que eles absolutamente não são. Para justificar, apontaram defeitos dos dois participantes que não tem relação alguma com "cancelar".

Karol chegou a chamar Lucas de "abusador", ao vivo, e Leifert não disse nada nem ofereceu a palavra ao acusado. Houve quem visse crime de injúria na cena. Uma boa compilação dos ataques de Karol e outros participantes a Lucas pode ser lida aqui - a maior parte destas cenas não foi exibida pela Globo na TV aberta.

Lucas bebeu demais e falou bobagens durante a festa na sexta-feira à noite. Propôs uma união dos participantes negros para superar os brancos e causou brigas e discussões. Não cometeu nenhum crime.

Mas desde sábado vem sendo tratado praticamente como um criminoso. Em especial, tornou-se alvo de um ódio inexplicável de Karol. A cantora, aliás, também tem manifestado uma fúria incontrolável contra Juliette.

A advogada e maquiadora entrou no programa empolgada. Soou exagerada e um pouco inconveniente com os famosos da casa, em especial Fiuk e Karol. Não cometeu nenhum crime.

As frases de Karol sobre Lucas e Juliette formam uma lista de baixarias e preconceitos imperdoáveis. Mas, depois de uma semana de "BBB", quase nenhuma destas frases ditas pela cantora foram mostradas no programa exibido pela Globo.

O clima piorou ainda mais a partir do final da noite de domingo, após Leifert agradecer Projota pela "enquadrada" que ele deu em Lucas. O rapper entendeu errado o elogio do apresentador e achou que a Globo estava condenando Lucas.

Projota compartilhou esta impressão com Karol, o que ajudou a elevar o tom das ofensas da cantora a Lucas.

Na edição desta segunda-feira, os problemas de Karol com Lucas foram tão mal apresentados que um espectador mais desavisado pode ter pensado que a cantora está apenas respondendo ao ator, e não o ofendendo gratuitamente.

Não tem como o espectador da TV aberta entender quem é cancelador e quem está sendo cancelado se a Globo não mostra claramente o que os participantes falaram e fizeram nos últimos dias

Quem acompanha o reality pelo serviço de streaming ou pelas redes sociais, com centenas de vídeos mostrando esse ódio gratuito circulando, está horrorizado. O ator adotou uma posição defensiva e não está confrontando Karol.

Fracassada a atividade desta segunda-feira, Mr. Edição ainda precisa ajudar o espectador a entender o que está acontecendo. E a única forma de fazer isso é mostrar a hostilidade desproporcional de Karol contra Lucas e Juliette.