Topo

Mauricio Stycer

Demitido do SBT, Cabrini manda bolo para Silvio e ganha elogio do ex-patrão

Cabrini entrevista Renata Abravanel e Daniela Beyruti, filhas de Silvio Santos, no "Domingo Espetacular", na Record - Reprodução
Cabrini entrevista Renata Abravanel e Daniela Beyruti, filhas de Silvio Santos, no "Domingo Espetacular", na Record Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

14/12/2020 06h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dois meses e meio depois de ser dispensado do SBT, Roberto Cabrini comandou uma reportagem especial sobre Silvio Santos no "Domingo Espetacular", na Record. Ao longo de 47 minutos, uma enormidade na televisão, o repórter reconstituiu a trajetória do apresentador, que está comemorando 90 anos.

Em dezembro de 2010, Marcelo Rezende também fez uma reportagem especial, exibida no mesmo "Domingo Espetacular", em homenagem a Silvio, que estava comemorando 80 anos. Duração da matéria: 47 minutos também!

Ambas as reportagens deixaram a Record à frente do "Programa Silvio Santos", no SBT. Em 2010, a Record marcou 21 pontos e também superou a Globo, ficando em primeiro lugar. Em 2020, o resultado foi bem inferior, 12,4 pontos, atrás da emissora carioca, que marcou 18 (o SBT registrou 7,3 durante a exibição da matéria sobre Silvio na concorrente).

As duas reportagens são muito semelhantes, usam as mesmas imagens de arquivo e adotam uma mesma perspectiva cronológica, incluindo passagens dos dois repórteres no local onde Silvio atuava como camelô, no centro, e na barca Rio-Niterói.

Rezende explorou mais a quebra do Banco Panamericano e entrevistou Luiz Sandoval, ex-presidente do Grupo Silvio Santos. Já Cabrini conseguiu entrevistar as seis filhas de Silvio Santos e Iris Abravanel, a mulher do apresentador. E teve acesso a vários vídeos familiares sobre a festa dos 90 anos.

O mais curioso é que Cabrini foi dispensado do SBT em setembro, após 10 anos na emissora. Junto com ele, foram dispensados dez profissionais do "Conexão Repórter".

Chama a atenção o acesso de Cabrini à família Abravanel. Uma das filhas, Daniela, cedeu um vídeo inédito gravado em um ambiente da casa de Silvio com fotos e lembranças de toda a família.

Logo no início da reportagem, Cabrini exibiu alguns outros vídeos gravados dentro da casa de Silvio no sábado, durante a festa do aniversário. Um deles mostrou Silvio conversando com o cantor Roberto Carlos. "Te admiro, você é o cara", diz Roberto ao aniversariante.

Bolo - Reprodução - Reprodução
Silvio Santos abre o bolo de aniversário que ganhou de Cabrini
Imagem: Reprodução

Um outro vídeo, mostra Silvio ao lado de Íris abrindo um bolo de aniversário que ganhou. É um bolo de nozes e pistache. E Iris informa que foi enviado por Cabrini. Silvio diz então: "Roberto Cabrini, continuo torcendo por você, continuo vendo os seus programas".

Na verdade, Cabrini não tem mais programa. Nem no SBT, que o dispensou, nem na Record, onde atua como repórter do "Domingo Espetacular". Mas isso é o de menos.

O acesso de Cabrini ao círculo íntimo da família Abravanel indica que o jornalista deixou o SBT, realmente, por causa da forte crise que afeta o canal, e não por algum problema profissional.