Topo

Mauricio Stycer

Para Bial, parte do sucesso da Fazenda 12 pode ser atribuído ao BBB20

Pedro Bial dá entrevista a Otaviano Costa no OtaLab, no UOL  - Reprodução
Pedro Bial dá entrevista a Otaviano Costa no OtaLab, no UOL Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

13/11/2020 13h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Convidado do "OtaLab", no UOL, nesta quinta-feira (13), Pedro Bial contou que está lançando um livro com o conteúdo de algumas entrevistas realizadas na atual temporada do "Conversa com Bial" tendo os 70 anos da televisão brasileira como tema. Também falou sobre a adaptação do programa aos tempos de pandemia de coronavírus - feito em casa, de forma remota.

"Vão ter que me dar ótimos motivos para fazer diferente. Porque está ótimo fazer assim. É claro que quando a gente puder voltar, a gente vai voltar para o estúdio, a televisão. Mas esse é um recurso que a gente nunca mais precisa abandonar."

Mas o principal tema da entrevista feita por Otaviano Costa acabou sendo o "Big Brother Brasil". Bial voltou a falar da sua admiração pelo formato que ele classificou como um gênero do documentário.

Apresentador das primeiras 16 edições do reality show da Globo, Bial criticou o preconceito que existe contra o programa: "É um gênero extremamente popular. Comunica com todas as classes, todas idades. Não dá para menosprezar e dizer que é uma porcaria".

Convidado a escolher a sua edição do BBB favorita, Bial citou três. "No BBB5, com Jean Wyllys e Grazi Massafera, me dei conta que a gente estava vivendo um fenômeno da história da televisão. As ruas ficavam vazias em dia de prova do líder, de paredão, era que nem final de Copa do Mundo. Me caiu a ficha que era muito maior do que eu podia imaginar. O BBB7 também foi extraordinário. Mas a edição que eu vivi e que foi mais assustadora, seria o adjetivo, foi o BBB10, do Marcelo Dourado".

E explicou: "Pela primeira vez, a internet entrou com tudo. A Máfia Dourada, que era a torcida do Marcelo Dourado, e tinha uma linguagem parafascista, meio esquisita. Foi o anúncio de coisas que vieram acontecer adiante. Foi assustador. Muito agressiva."

Sem que fosse Indagado a respeito, Bial também falou da "Fazenda", da concorrente Record, após comentar o sucesso extraordinário do "BBB20", exibido este ano (veja no vídeo abaixo).

"Acho inclusive que o sucesso da edição da Fazenda, que está no ar no momento, pode ser atribuído, também, além em grande parte ao belo trabalho que estão fazendo, ao sucesso do BBB. Porque um reality puxa o outro. O sucesso de um reality acaba se transferindo para o sucesso do outro, mesmo que sejam em canais diferentes".

Questionado por Otaviano sobre a condução da "Fazenda" por Marcos Mion, Bial disse: "Não sou espectador. Mas sou um admirador do Mion, um bicho de televisão, um cara que faz aquilo com grande categoria, é um mestre do veículo. Não assisto o programa porque estou trabalhando à beça".