Topo

Mauricio Stycer

GloboNews expõe dados de voluntário que participava de testes da Coronavac

Maria Beltrão e comentaristas no Estúdio i da GloboNews  - Divulgação
Maria Beltrão e comentaristas no Estúdio i da GloboNews Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

10/11/2020 16h01Atualizada em 10/11/2020 19h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na cobertura sobre a suspensão das pesquisas da vacina Coronavac, a principal notícia desta terça-feira (10), chamou a atenção uma falha da GloboNews, que expôs dados pessoais de um voluntário. A vacina contra a covid-19 está sendo desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.

Como foi revelado no início da tarde, o fato que causou a suspensão das pesquisas foi o suicídio de um voluntário de 33 anos ocorrido em 29 de outubro. O caso foi usado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para interromper as pesquisas.

Ao tratar do assunto, na pressa, durante o programa "Estudio i", a reportagem da GloboNews exibiu em detalhes o Boletim de Ocorrência que registra a morte do voluntário, expondo dados como nome, endereço e RG. Rapidamente constatado, o erro foi corrigido.

Ao comentar a suspensão das pesquisas, determinada pela Anvisa, o presidente Jair Bolsonaro escreveu pela manhã em suas redes sociais: "Morte, invalidez, anomalia. Esta é a vacina que o Dória queria obrigar a todos os paulistanos tomá-la. O presidente disse que a vacina jamais poderia ser obrigatória. Mais uma que Jair Bolsonaro ganha".

Procurado para comentar o erro, o canal não respondeu.