Topo

Mauricio Stycer

CBS determina que os seus realities terão 50% de participantes não-brancos

Elenco da 22ª edição do "Big Brother" americano - Reprodução
Elenco da 22ª edição do 'Big Brother' americano Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

10/11/2020 10h30Atualizada em 10/11/2020 19h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma das quatro principais redes de TV dos Estados Unidos, a CBS anunciou uma nova meta de diversidade que vai afetar os seus reality shows: todos os lançamentos futuros conterão pelo menos 50% de participantes negros, mestiços ou indígenas.

Isso significa que sucessos da rede americana como "Survivor", "Big Brother" e "Love Island" serão muito mais diversificados a partir da temporada 2021-2022.

"O gênero reality show é uma área especialmente subrepresentada e precisa ser mais inclusiva em todo o seu desenvolvimento, ou seja, elenco, produção e todas as fases dos programas", disse George Cheeks, presidente e diretor executivo do CBS Entertainment Group.

"À medida que nos esforçamos para melhorar todos esses aspectos criativos, os compromissos anunciados hoje são os primeiros passos importantes na obtenção de novas vozes para criar conteúdo e expandir ainda mais a diversidade em nossa programação de realities, bem como em nossa rede."

A mudança ocorre após vários participantes do "Survivor" terem comentado sobre a falta de diversidade no elenco do programa.

No Brasil

Uma exigência destas no Brasil teria enorme impacto sobre o elenco dos principais realities exibidos na TV. Tanto o "BBB" quanto "A Fazenda" estão bem distantes de contarem com 50% de participantes negros.

Em 2019, o reality da Globo contou com cinco participantes negros - o maior número até hoje. A edição foi marcada por comentários considerados racistas.