Topo

Mauricio Stycer

A gente não vai se calar, diz Porchat sobre intimidação ao Porta dos Fundos

Fábio Porchat no Que História É Essa, Porchat? (Divulgação/GNT) - Divulgação/GNT
Fábio Porchat no Que História É Essa, Porchat? (Divulgação/GNT) Imagem: Divulgação/GNT

Colunista do UOL

05/11/2020 06h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA) anunciou os vencedores da quarta edição do prêmio anual aos melhores do cinema e da televisão, referente a filmes e programas exibidos em 2019. A associação conta com cerca de 700 roteiristas profissionais associados.

Rosane Svartman foi escolhida a roteirista do ano e o cineasta e roteirista Orlando Senna foi o grande homenageado do ano.

O comediante Fábio Porchat ganhou dois prêmios, pelo melhor programa de variedades, por "Que História É Essa, Porchat?" (GNT), e pelo filme "A Primeira Tentação de Cristo" (Netflix).

Ao receber este segundo prêmio, Porchat lembrou do atentado contra a sede do Porta dos Fundos e da tentativa de censura ao filme, rejeitada pelo STF. "2019 foi um ano curioso para o Porta dos Fundos, em que a gente ganhou um Emmy e duas bombas na nossa porta", disse, referindo-se ao prêmio conquistado com outro especial, "Se Beber, Não Ceie" (2018).

"A Primeira Tentação de Cristo" sofreu muitas críticas e gerou protestos, incluindo uma campanha contra a Netflix, por apresentar um Jesus Cristo gay (Gregorio Duvivier), que se relaciona com o jovem Orlando (Fábio Porchat). Além disso, Deus (Antonio Tabet) vive um triângulo amoroso com José (Rafael Portugal) e Maria (Evelyn Castro)

"No Porta dos Fundos a gente não vê polêmica neste especial. Ser gay não é um problema, não é uma falha, não é uma questão de caráter. Ser gay é uma característica. Então, Jesus ser gay não depõe contra Jesus. Ao contrário. Tenho certeza que se Jesus voltasse, e tenho certeza que já tentou, ele teria voltado gay, travesti, mulher, preta e teria morrido em três dias, e não em 33 anos", disse Porchat.

"E se tentam nos intimidar falando que a gente não pode falar nada, que a gente não deve tocar neste assunto, fique sabendo que dia 10 de dezembro estreia o especial de Natal do Porta dos Fundos no You Tube chamado 'Teocracia em Vertigem'. Fiquem atentos porque a gente não se cala. A gente não vai se calar".

Por fim, Porchat fez piada com o fato de a Netflix não ter feito um terceiro especial de Natal com o Porta dos Fundos. "Obrigado à Netflix, que acreditou na gente... até o ano passado. Esse ano já não acreditou".

Transmitida online, e apresentada por Nany People e Nathalia Cruz, a cerimônia de premiação pode ser vista aqui. Veja abaixo a lista de premiados:

Televisão
Telenovela: Duca Rachid e Thelma Guedes por "Órfãos da terra" (com Dora Castellar, Aimar Labaki, Carolina Ziskind e Cristina Biscaia).
Série de Ficção - Drama: Carla Faour, Julia Spadaccini, Victor Atherino, Giovana Moraes e Maira Motta por "Segunda Chamada".
Série de Ficção - Comédia: Marcelo Adnet, Marcius Melhem, Alexandre Pimenta, Carolina Warchavski, Daniela Ocampo, Edu Krieger, Leonardo Lanna, Luiza Yabrudi, Marcelo Martinez, Maurício Rizzo, Renata Corrêa, Thiago Gadelha e Wagner Pinto por "Tá No Ar".
Série de Reality ou Variedades: Paula Miller, Fábio Porchat, Jô Hallack e Douglas Vieira por "Que História É Essa, Porchat?".
Documentário: Daniel Bogado e Suemay Oram por "Bandidos na TV".

Cinema
Roteiro original: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles por "Bacurau".
Roteiro adaptado: Murilo Hauser, Inés Bortagaray e Karim Aïnouz por "A Vida Invisível".
Comédia: Fábio Porchat e Gustavo Martins por "A Primeira Tentação de Cristo".
Documentário: Claudia Priscilla, Linn da Quebrada e Kiko Goifman por "Bixa Travesty".
Curta-Metragem: Renata Martins por "Sem Asas".
Infanto-juvenil: Thiago Dottori por "Turma da Mônica Laços".