Topo

Mauricio Stycer

A Fazenda: Após protestos, Record mostra "selinho" de Stéfani e Mirella

Na edição de sábado (31), a Record mostrou o "selinho" de Stéfani e Mirella - Reprodução
Na edição de sábado (31), a Record mostrou o "selinho" de Stéfani e Mirella Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

31/10/2020 20h01Atualizada em 31/10/2020 23h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para desespero dos editores da "Fazenda de Verão", realizada entre outubro de 2012 e janeiro de 2013, duas mulheres formaram um casal durante o programa. As cenas de carinho entre Angelis e Manoella foram vetadas durante semanas, até que a emissora autorizou a exibição de um rápido beijo entre as duas.

Nenhuma relação tão séria entre duas mulheres ocorreu nos programas posteriores. Nem entre dois homens. Mas os editores do programa sabem que não devem deixar passar demonstrações explícitas de afeto entre pessoas do mesmo sexo.

O corte abrupto no "selinho" que Stéfani e Mirella deram na festa de sexta-feira (30) mostra que a ordem segue em vigor. A câmera que focaliza as participantes vira rapidamente ao primeiro contato entre as bocas das duas, como se fosse algo realmente proibido.

Como demonstrou o fã-clube da dupla, autointitulado "Sterella", beijos entre casais heterossexuais foram exibidos sem cortes durante a mesma festa.

Não é a primeira vez que um "selinho" entre Stéfani e Mirella é cortado durante a transmissão 24 horas no serviço de streaming da Record. Em 19 de setembro, também numa festa, a edição tesourou um gesto de carinho entre as duas. Um dia antes, também foi cortado um "selinho" entre Biel e Cartolouco.

Angelis e Manoella - Reprodução/Record - Reprodução/Record
Record exibe pela primeira vez beijo entre Angelis e Manoella na "Fazende de Verão"
Imagem: Reprodução/Record

Em 2013, escrevi que a Record não sabia como lidar com um casal de mulheres no reality show. Pressionada, de um lado, por parte do público que desejava ver o casal formado por Angelis e Manoella junto e, de outro, por espectadores que se sentiriam ofendidos com a ideia de assistir a cenas de afeto entre duas mulheres, a emissora parecia constrangida, sem saber o que fazer.

Na noite deste sábado, para constrangimento da emissora, a hashtag #RecordHomofóbica estava entre os assuntos mais comentados do Twitter. Em pleno 2020, este tabu interno na Record cheira a naftalina e beira o ridículo.

Após protestos, Record mostra "selinho" de Stéfani e Mirella

Depois de horas muitos protestos nas redes sociais, na edição da "Fazenda" deste sábado (31) foi exibido um "selinho" entre Stéfani e Mirella.

O beijo foi mostrado logo no início da descrição do que ocorreu na festa realizada na sexta-feira, com show do grupo Molejo.