Topo

Mauricio Stycer

Apresentadora da GloboNews publica o seu diário sobre os dias da pandemia

Maria Beltrão se emocionou ao desejar feliz aniversário para a mãe durante o Estúdio I - Reprodução/Globonews
Maria Beltrão se emocionou ao desejar feliz aniversário para a mãe durante o Estúdio I Imagem: Reprodução/Globonews

Colunista do UOL

19/10/2020 06h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por sugestão do marido e com a ideia de que as anotações despertariam a criatividade, a jornalista Maria Beltrão resolveu escrever um diário. Um resumo dos registros que fez entre 18 de abril e 1º de agosto, durante a pandemia de coronavírus, estão sendo publicados esta semana no livro "O Amor Não se Isola".

É uma forma de conhecer melhor a profissional que um admirador apelidou de "a Hebe do jornalismo". Apresentadora desde 2008 do programa "Estúdio i", na GloboNews, Maria Beltrão é conhecida pelo bom humor, a simpatia como acolhe os participantes e o jogo de cintura para o improviso, quando necessário.

Capa do livro Maria Beltrão  - Divulgação - Divulgação
"O amor não se isola - Um diário com histórias, refexões e algumas confidências", de Maria Beltrão (Máquina de Livros, 128 págs, R$ 42 e R$ 27,90, em e-book)
Imagem: Divulgação

O livro mostra uma Maria Beltrão emotiva, dedicadíssima à família, amorosa com os muitos parentes e amigos, muito religiosa ("sou encantada pela vida dos santos e por histórias de conversão") e preocupada com a própria aparência física.

Como informa já na capa, não é um livro sobre bastidores da televisão ou fofocas sobre o jornalismo. É um relato plácido, às vezes angustiado, eventualmente morno, sobre esses dias estranhos de 2020.

No dia 30 de abril, por exemplo, abalada pela morte de um amigo, ela anota: "Por falar em choro, tenho chorado. Nada muito doído. As lágrimas às vezes se antecipam à emoção. É faxina emocional. É choro para lavar os pensamentos que ainda nem vieram. É choro de quem tem muita alegria e esperança, mas intui mais um dia de notícias difíceis".

Os assuntos se emendam num fluxo livre de pensamentos. Após uma observação sobre o escritor James Joyce, ela reflete sobre a luta contra a balança.

"Engordei. Foi só eu mandar mal na dieta que a minha calça jeans mandou mal em mim. Lamentável: saí do 'Ulisses' e fui parar nessa versão mal-acabada de 'O diário de Bridget Jones'. Sei que deveria me pesar hoje, mas decidi que será só na sexta-feira. Prometo falar para você a verdade, nada mais que a verdade, quando encarar a balança".

Entre as muitas observações carinhosas sobre o falecido pai (Helio Beltrão), a mãe, os irmãos, os filhos, tios, primos, Maria também dedica algumas linhas aos poetas que admira (Manuel Bandeira, Mario Quintana) e aos colegas de trabalho, na GloboNews.

Numa rara anotação em que reflete sobre o seu trabalho, Maria fala sobre a insegurança nos primeiros tempos como apresentadora, quando pensou em desistir, e um encontro com Hebe Camargo. A veterana apresentadora disse então: "Tenha coragem. Não desista!".

"Resisti. Não desisti. Já fui chamada algumas vezes de a 'Hebe do jornalismo'. Para mim, honra maior não há. Essa mulher extraordinária iluminou a vida de muita gente. Fez o bem sem olhar a quem", escreve.