Topo

Mauricio Stycer

Globo deveria explicar ao espectador por que não vai exibir jogo da seleção

Seleção brasileira comemora segundo gol contra a Bolívia, na estreia das eliminatória da Copa de 2022 - Lucas Figueiredo/CBF
Seleção brasileira comemora segundo gol contra a Bolívia, na estreia das eliminatória da Copa de 2022 Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

13/10/2020 15h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A partida da seleção brasileira contra o Peru pela segunda rodada das eliminatórias da Copa do Mundo nesta terça-feira (13) não terá transmissão pela TV aberta, um fato sem precedentes na história recente. Só um serviço de streaming da Turner, o EI Plus, vai exibir o jogo, às 21h.

Como se sabe, a Globo não chegou a um acordo com a Mediapro, empresa que negocia direitos de transmissão esportiva, para a compra de oito partidas da seleção brasileira como visitante nas eliminatórias. A empresa pediu US$ 20 milhões pelo pacote, valor que a emissora carioca não concordou em pagar.

A Globo tem acordo com a CBF para a exibição das nove partidas que a seleção fará no Brasil durante as eliminatórias e com a AFA para o jogo contra a Argentina no país vizinho.

Em outro momento, a Globo talvez tivesse feito uma oferta melhor por estes oito jogos da seleção como visitante. Mas, neste final de 2020, com queda de receitas por causa da pandemia de coronavírus e passando por um sério processo de enxugamento de despesas, a emissora carioca não aceitou os termos propostos.

Exibindo com exclusividade na TV aberta os jogos da seleção há muitos anos, a Globo precisa informar aos espectadores o que está acontecendo. Não basta noticiar com profissionalismo tudo que diga respeito a este jogo. É preciso compartilhar as razões para a não exibição de uma partida importante.