Topo

Mauricio Stycer

Meio perdido, Faro mistura o bom Canta Comigo Teen com Fazenda e Gretchen

O apresentador Rodrigo Faro e a assistente Ticiane Pinheiro no "Canta Comigo Teen"  - Edu Moraes / Record TV
O apresentador Rodrigo Faro e a assistente Ticiane Pinheiro no "Canta Comigo Teen' Imagem: Edu Moraes / Record TV

Colunista do UOL

04/10/2020 19h24Atualizada em 05/10/2020 12h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Acumulando derrotas para Eliana no Ibope, Rodrigo Faro estreou uma grande novidade neste domingo (4), uma versão infantil do "Canta Comigo". Trata-se de um dos formatos de show de talentos mais bacanas que a TV exibiu nos últimos anos.

A novidade ajudou Faro a elevar a média de audiência da atração - marcou 8,1 pontos - mas o manteve em terceiro lugar, atrás da Globo e do SBT. Eliana registrou média de 10,2 pontos.

Versão nacional de "All Together Now", da Endemol Shine Group, "Canta Comigo" tem um júri formado por 100 pessoas, que manifestam aprovação aos candidatos se levantando. Vence quem conseguir tirar o maior número de jurados da cadeira.

O "Canta Comigo Teen" começou por volta das 18h, um bom horário para uma atração que ambiciona reunir a família diante da TV. O problema é que antes, por intermináveis duas horas e 20 minutos, Faro explorou o rescaldo da "Fazenda 12" e o enésimo casamento de Gretchen em seu programa. Uma coisa não tem qualquer relação com as outras.

Visualmente, o novo programa produz ótimo impacto ao criar uma espécie de paredão para os 100 jurados, que assistem os números musicais espalhados em seis "andares". Por causa da pandemia de coronavírus, os jurados estavam separados por telas de acrílico. Por medida de segurança, também, a versão teen estreou sem plateia no local.

A competição abriu com uma versão de "História de uma Gata", da trilha do musical infantil "Os Saltimbancos", cantada pela menina Lolla. Foi o mesmo número que marcou a estreia de Rafa Gomes na primeira temporada do "The Voice Kids", explodindo o "fofurômetro", como disse, na época, o apresentador Tiago Leifert. Lolla não conseguiu se classificar para a próxima fase.

O show de talentos trouxe bons candidatos na estreia, tanto musicalmente quanto do ponto de vista das histórias pessoais, emocionantes. Como é praxe em competições infantis, os jurados demonstraram generosidade e evitaram comentários pesados. O pior que se ouviu foi um "esqueceu da afinação, mas foi ótima".

Muita gente estranhou que não houve, na abertura, qualquer menção a Gugu Liberato (1959-2019), que apresentou as duas primeiras edições da versão adulta do programa. A mais recente, inclusive, foi indicada ao Emmy Internacional.

Faro, aliás, se mostrou mais à vontade e animado do que Gugu no comando da atração, tanto na interação com os candidatos quanto na troca com os jurados. Foi uma boa estreia.

Atirando em todas as direções

O mesmo não se pode dizer da cobertura de "A Fazenda" no "Hora do Faro". O longo bloco incluiu um "top da semana", com 10 momentos marcantes, uma interminável entrevista com Rodrigo, eliminado na última quinta-feira (01), interação com os peões e um "detector de mentiras".

É o terceiro domingo em que Faro abre um espaço generoso para o eliminado da semana na "Fazenda". Para seu azar, até agora, o público que vota no reality show escolheu bem - os três participantes que saíram tiveram passagens sem qualquer brilho pelo programa e não tinham muito o que falar.

Para piorar, "Hora do Faro" começou com a cobertura do 18º casamento de Gretchen, o primeiro no Pará. Foram 30 minutos dedicados ao evento. Não há espectador que se comova ou se divirta com um assunto desses! Tenha piedade de nós.