Topo

Mauricio Stycer

Lacombe promete falar do mundo real na RedeTV!, mas estreia vendo fantasmas

Silvio Navarro, Luis Ernesto Lacombe e o médico Roberto Zeballos na estreia do "Opinião no Ar", na RedeTV! - Reprodução
Silvio Navarro, Luis Ernesto Lacombe e o médico Roberto Zeballos na estreia do "Opinião no Ar", na RedeTV! Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

28/09/2020 13h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sob o comando de Luís Ernesto Lacombe, a RedeTV! estreou nesta segunda-feira (28) um programa de debates e comentários sobre o noticiário chamado "Opinião no Ar".

O apresentador prometeu tratar das "principais notícias do mundo real" ("aqui não tem mundo imaginário", disse), mas perdeu boa parte do primeiro programa criticando o que chama de "politicamente correto".

O tema principal da estreia foi "um balanço da covid 19". Lacombe não conseguiu explicar de que forma o "politicamente correto" afeta este problema de saúde pública.

"O politicamente correto é muito chato, é uma censura ao pensamento", disse o apresentador. "Manda todo mundo se lascar", reforçou o apresentador Sikera Jr, um dos convidados da estreia.

Lacombe também usou a estreia para reclamar do biólogo Atila Iamarino, que chegou a prever que a covid-19 poderia causar 1 milhão de mortos no Brasil. "Desde que o discurso seja de terror, alarmista, tudo bem. Se você questiona isso, você é chamado de negacionista", disse o apresentador. "E hoje faz campanha contra fake news para o TSE", ironizou.

A bancada do "Opinião no Ar" é completada pelos jornalistas Amanda Klein e Silvio Navarro. Ela prometeu que o programa será "um espaço plural". Ele anunciou que será "um lugar de opinião bem posicionada".

Navarro engrossou o coro, junto com Lacombe, no esforço de minimizar a gravidade da pandemia de coronavírus. "Foi criado um pânico. Aglomeração é ruim pra qualquer coisa", disse ele. ""Quarentena não é cura, quarentena não é vacina", acrescentou o apresentador.

Amanda Klein, frequentemente interrompida, tentou representar a voz de contraponto. Tentou lembrar que a defesa de minorias tem razões históricas, e não é "politicamente correto", e tentou argumentar que a pandemia de coronvaírus é uma coisa séria.

Convidado da estreia, o médico Roberto Zeballos deu apoio ao discurso de Lacombe e Navarro sobre exageros no enfrentamento da pandemia.

Em maio, Zeballos foi muito criticado por difundir a informação falsa de que o coronavírus "veio de um laboratório ao lado de Wuhan" e que o governo da China estaria escondendo a informação.

Segundo ele disse na época, uma pesquisadora chinesa estaria utilizando o vírus para estudos sobre inflamação pulmonar quando um "acidente" teria dado início à pandemia. As afirmações, no entanto, não apresentam respaldo científico.

Audiência e Twitter

Lacombe festejou que "Opinião no Ar" figurou entre os assuntos mais comentados no Twitter durante a estreia. Mas os números prévios de audiência indicam que o primeiro programa registrou média abaixo de 0,5 ponto (no pior momento chegou a 0,2) em São Paulo.

Entre 11h45 e 13h, o horário do "Opinião no Ar", a RedeTV! registrou média de 0,4 ponto e share (percentual dos aparelhos ligados) de 0,9%. A Globo liderou com média de 9,8, seguida por SBT (5,8), Record (5,5), Band (3,9) e Cultura 1,2.

A tarefa é complexa. No horário - 11h45 às 13h - Lacombe vai enfrentar uma programação consolidada já há muito tempo. Na Globo, Fátima Bernardes e jornalismo local; no SBT, o infantil "Bom Dia & Cia"; na Record, "Balanço Geral"; e na Band o esportivo "Jogo Aberto".

A estreia de "Opinião no Ar" ocupa o espaço deixado por um programa de culinária, "Edu Guedes e Você", cujo apresentador se mudou para a Band, e um de fofoca, "Tricotando", que foi adiantado na grade e terminou com 0,4 ponto, em São Paulo, nesta segunda-feira.

Saída da Band, ida para a RedeTV!

Lacombe deixou a Band em junho após a emissora tirar do ar o programa que ele apresentava. A direção da emissora decidiu intervir no matinal após uma série de episódios em que o "Aqui na Band" tratou de pautas de cunho político sem isenção jornalística, adotando um viés claramente governista e conservador.

A RedeTV! anunciou a contratação de Lacombe no final de agosto. Como escrevi na ocasião, a escolha do profissional reforçou o alinhamento do canal com o governo Bolsonaro.

Marcelo de Carvalho, vice-presidente e sócio da RedeTV!, não esconde ser um entusiasta da gestão de Jair Bolsonaro. Em seu perfil no Twitter defende o governo e fez reparos aos críticos. Já o presidente é um admirador de Lacombe. Já manifestou publicamente em mais de uma ocasião o seu apreço pelo jornalista.

O jornalismo da RedeTV!, em sintonia com a posição de Carvalho, tem dado uma cobertura generosa do governo, evitando se aprofundar em temas espinhosos ou adotando a visão oficial em outros assuntos, como o acompanhamento da pandemia de coronavírus.